Exposição Um Corpo Fugiente


        SESC VILA MARIANA REALIZA A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
        UM CORPO FUGIENTE, DO ARTISTA EDOUARD FRAIPONT

Através do movimento e de técnicas fotográficas, a mostra traz imagens que reconfiguram o corpo humano.  De 21/01 a 07/03

        A exposição de fotos Um Corpo Fugiente, do artista paulista Edouard Fraipont, revela a presença diluída de corpos que perdem sua definição por meio de movimentos e manuseios da técnica fotográfica.
        Nas sete fotografias que integram a exposição, produzidas em sua maioria na Inglaterra, em 2007, Fraipont experimenta com a luz e o movimento, criando imagens em que o ambiente (fechado ou natural) e o personagem se integram, deixando vestígios um no outro.  Nessas obras, a fotografia é usada para captar o movimento e a fugacidade de uma pessoa, cujo corpo se reconfigura por meio do desenho da luz que incide durante longos tempos de exposição.
        O resultado das experiências do artista é apresentado na série de fotografias impressas, uma delas exposta em backlight, além de dois vídeos. Em um deles, Piel Island 13 de julho de 2007 10h20, o espectador vê uma sombra se afastar através de um vidro. Em outro, Fraipont sopra levemente uma vela e, enquanto a chama fica mais intensa ou fraca, o rosto dele se revela ou se esconde nas sombras. As imagens produzidas foram apresentadas na exposição Aparições no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), durante o 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.

        Edouard Fraipont é artista visual e fotógrafo. Formado em cinema, trabalhou inicialmente como foto-documentarista. Desde 1997 desenvolve um trabalho que mescla experimentação fotográfica com a produção de retratos e performances. Teve exposições individuais na Galeria Triângulo e na Galeria Vermelho. Em 2005 foi contemplado com a bolsa da FUNDARPE e em 2007 com a bolsa do ARTIST LINKS pelo British Council.


EXPOSIÇÃO UM CORPO FUGIENTE
De 21/01 a 07/03. Terça a sexta, das 9h às 21h30;
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Local: Atrium
Grátis
Livre para todos os públicos.

Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: a partir de R$ 5,00

SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Informações: 5080-3000
www.sescsp.org.br
        
         INFORMAÇÕES À IMPRENSA
5080-3044


Assessoria de Imprensa
SESC Vila Mariana
5080-3044

Nenhum comentário: