CINEASTA VIVIAN OSTROVSKY FAZ SUA PRIMEIRA MOSTRA INDIVIDUAL EM SÃO PAULO, DIA 18/11

 
Cineasta Vivian Ostrovsky faz sua primeira mostra individual em São Paulo, dia 18/11

A diretora tem por hábito carregar sua câmera para todos os lugares na intenção de captar imagens que lhe atraiam de alguma forma

Dia 18 de novembro de 2009 é a última chance dos paulistanos conferirem a primeira mostra individual da cineasta Vivian Ostrovsky no MIS (Museu da Imagem e do Som). Embora nascida em Nova York, numa família de origem russa, ela morou dos seis meses aos 17 anos de idade no Rio de Janeiro e tem no Brasil um enorme campo de referências e influencias na construção do seu repertorio cinematográfico.

"O Brasil está bem presente no meu trabalho em termos de imagens, música, sons e também na minha cabeça - a cultura e o humor -", afirma a artista.

Vivian participou do Ciclo Francês do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, no dia 6 de novembro, no Cine Odeon, e agora apresenta a mesma programação de curtas e médias metragens no Museu de São Paulo: The Title Was Shot (O Título foi Filmado), P.W. - Pincéis e Paineis (documentário sobre a vida e o trabalho de Paulo Werneck), Ice Sea (Mar de Gelo), Telepattes (gravado com telefone celular), e Copacabana Beach, no qual evidenciou o inusitado nas práticas corporais dos ginastas da praia carioca.

A diretora já apresentou seus filmes em festivais brasileiros realizados no MAM (Museu de Arte Moderna), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e no Itaú Cultural de São Paulo, como parte do Programa de Resgate de Super 8. Internacionalmente, ela também já teve seus curtas e média metragens adquiridos e exibidos no Centro Georges Pompidou, no Auditório do Louvre, no Museu da Arte Moderna da Cidade de Parisno M.O.M.A, de New York e no Museu Hirshhom de Washington, entre outros.

Leia entrevista completa sobre o trabalho da Vivian Ostrovsky:

http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/post.asp?cod_post=61299

 

Vivian Ostrovsky

Vivian estudou com Henri Langlois na Cinemateca Francesa e vive entre Nova York e Paris, no entanto, pelo menos uma vez por ano retorna ao Rio de Janeiro e aproveita para coletar mais amizades e imagens. A diretora tem por hábito carregar sua câmera para todos os lugares na intenção de captar imagens que lhe atraiam de alguma forma, já que seus curtas e médias-metragens são compostos, sobretudo, por cenas documentais. Ainda assim, eles não podem ser considerados documentários no sentido estrito da palavra, pelo contrário, Vivian Ostrovsky é uma cineasta experimental, poética e muito bem humorada. Além de realizadora, ela também já foi distribuidora de filmes de mulheres e hoje é programadora do Festival de Cinema de Jerusalém. 

Programação – duração: 66 minutos, livre

·  SP - MIS - 18 de novembro de 2009, às 19h - Auditório Lab MIS

Curtas

Copacabana Beach (Praia de Copacabana - 1983), 10 min. - Um olhar bem humorado sobre o que acontece todas as manhãs nas calçadas onduladas da praia de Copacabana. Malhação no estilo brasileiro, com uma pitada de futebol e rastros de Carmen Miranda.

The Title was Shot (O Título foi Filmado - 2009), 9 min. - Composto de fragmentos de mais de 25 filmes, dos anos 1920 até os anos 1990, este curta extravagante apresenta caubóis, índios, donzelas em perigo. Tarzã, Jane, um gorila transgênero e um leão ameaçados dançam um tango, quadro a quadro, instigados pelas considerações filosóficas de Wittgenstein, Gilles Deleuze e Slavoj Zizek. Uma farsa cinéfila ágil de tirar o fôlego.

Telepattes (2008), 11 min. - Tele-patas é uma fantasia filosófica francesa de 11 minutos somente com animais. Estrelando dois gatos, uns cachorros, uma fuinha, um ursinho polar e mais, com Foucault e Deleuze na trilha sonora.

P.W. – Pincéis e Painéis (2008), 15 min. - Este video foi feito para uma exibição no Rio do Paulo Werneck, um colaborador de Oscar Niemeyer. Werneck foi o primeiro a introduzir o mosaico na arquitetura modernista brasileira. P. W. expõe o contexto do trabalho do artista no Rio e em Belo Horizonte nos anos 50 e 60 bem como em Brasília na época de sua construção em 1960. É uma colagem inventiva de imagens de arquivo, musica e os mosaicos modernistas de Werneck.

Ice/Sea (Mar de Gelo - 2005), 31 min. - Uma colagem-brincadeira de mar, sol e gelo. Produção praieira extravagante com jet-ski suicida, tigres encharcados, sereias mergulhantes e muito mais! 

Serviço

São Paulo

Museu da Imagem e Som (MIS)

Dia 18/11/09, às 19h – Auditório Lab MIS

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa

Tel.: 11 2117 4777

Entrada franca. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br

 

 

 

 

Juliana Cruz

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510

Celular: 011 87061195

MSN: julianaecruz@hotmail.com

www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: