Teatro de bonecos em SP

 

Teatro de bonecos é espetáculo para crianças e adultos

Com terceira montagem, "Zé da Vaca" se apresenta em São Paulo

 

Criado na década de 80 por Ana Maria Amaral, e hoje dirigido por ela, o espetáculo infantil "Zé da Vaca", que é encenado através de manipulação de bonecos, ganha sua terceira montagem em 2009 e está mais atual que nunca. Numa temporada no Teatro Comunne a peça apresenta com uma linguagem clara e simples as dificuldades financeiras que podem separar uma família cujos valores têm como base principal o amor e a união.

 

O espetáculo que já recebeu o prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Artes em 1985 e representou o Brasil no Festival de Teatro de Montevidéu em 1986, é apresentado através da inovadora técnica inspirada no teatro de bonecos japonês (Kuruma Ningyo). "Zé da Vaca" conta a história de um menino que vive no campo e busca soluções para não ser obrigado a vender a sua vaquinha Aurora depois que o pai vai para a cidade em busca de emprego.

 

Imagens e cenas inusitadas onde o personagem vive experiências fantásticas como cenas passadas na terra dos Gigantes, com animais exóticos e sofrendo transformações, prendem a atenção do público agradando crianças e adultos e levam a mensagem de se descobrir a força interior, ajudando a compreender e superar problemas.

 

Sobre o espetáculo

A peça faz parte de um leque de espetáculos da trupe O Casulo – BonecObjeto que também faz apresentações em escolas ou leva os alunos até o teatro para se encantarem com o espetáculo que já integrou a 5ª Mostra de Teatro de Bonecos do SESI São Paulo, apresentando-se de agosto a outubro de 2004. Participou do Festival Internacional de Teatro de Bonecos em Porto Alegre, em outubro de 2004. Em abril de 2005, ficou em cartaz no Centro Cultural São Paulo. Selecionado para participar da Caravana FUNARTE Sul/Sudeste, apresentou-se em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, entre fevereiro e março de 2005. Participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em julho de 2005; Festival Fest Velhas, em Morro da Garça, MG, em novembro de 2005. Participou do 15º Festival de Teatro de Bonecos, no Teatro Guairá, em Curitiba, em julho de 2006. Participou do 6º Festival de Formas Animadas, SCAR, em Jaraguá do Sul, SC, em agosto de 2006. Selecionado para participar da Caravana Paulista de Teatro, Secretaria Estadual Cultura, apresentou-se em maio e junho de 2006 em cidades do interior do estado. Participou da Virada Cultural, evento da Prefeitura Municipal de SP, em maio de 2007. Em março de 2008, fez parte da programação de espetáculos da exposição Mundo dos Bonecos, Bonecos do Mundo, no Sabina – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André.

 

Outro destaque do grupo é o espetáculo adulto "Dicotomias, Fragamentos Skizofrê".  Também com roteiro e direção de Ana Maria Amaral, levou em 2008 o prêmio de melhor Criação Artística no 12º Festival Mundial de Teatro de Bonecos de Praga, na República Tcheca, evento reconhecido como o "Oscar do Teatro de Bonecos".

 

Serviço:

Teatro de Bonecos: "Zé da Vaca"

De 10/10 à 13/12

Horário: 11h – sábados e domingos

Teatro Commune

Rua da Consolação, 1.218 - Centro (sentido centro-Paulista)

Lugares: 73

Fone: 11.3476-0792

Preços: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia)

 

Mais informações:

www.zedavaca.blogspot.com 

www.prombproducoes.com

 

Nenhum comentário: