RICHARD ABAPC - TV ALMANAQUE DE CULTURA

TV - ALMANAQUE DE CULTURA POPULAR

 

 

A presente proposta visa homenagear um dos períodos mais importantes de nossa história – A Primeira transmissão de televisão, pela TV Tupi em 1950, instalada na Torre Banespa.

Enquanto falamos no sentido mais amplo, a transmissão, esquecemos que na época de sua inauguração, poucas pessoas tinham o mais importante: o Aparelho de TV.

Em 1950, São Paulo inaugurou a TV no Brasil com 300 televisores importados da Philips da Holanda, por Assis Chateaubriand e na mesma época, nos Estados Unidos, a TV inaugurou com 3 milhões de aparelhos.

Sendo o Brasil um dos pioneiros da difusão televisiva no Novo Mundo, impunha-se a obrigação, em função do tempo decorrido de analisar, com profundidade, não só a história dessa experiência, como estudar a sua significação, sob todos os aspectos.

Discutir a Televisão Brasileira é reconstituir a memória pouco preservada, quase restrita a fotografias.

A reconstrução da História da Televisão Brasileira não é fácil; fotos, documentos, objetos guardados ao longo dos anos por pessoas que, por obstinação ou visão, preservaram essas memórias, ainda assim resultam num painel fragmentado e sem unidade.

A maior parte desses materiais refere-se a São Paulo e Rio de janeiro. Nos demais Estados os documentos foram desaparecendo com o surgimento das redes de televisão.

Na década de 50, os programas eram ao vivo e de documentos só existem só existem fotos.

Na década de 60, embora existisse o videotape, também nada foi preservado.

Somente a partir de 1977, uma emissora de televisão com necessidade de reciclar programas  passou a preservar estes documentos.

Da maioria dos profissionais que atuaram na primeira transmissão televisiva, feita pela PRF3 TV DIFUSORA, posteriormente TV TUPI, em 18 de Setembro de 1950 em São Paulo, poucos estão vivos.

Eram profissionais oriundos das rádios paulistas, pois naquela época não havia profissionais de TV, como hoje. Foram precisos dois meses para organizar os primeiros programas. E a primeira transmissão foi organizada por Cássio Gabus Mendes e Luiz Gallon com a duração de 2 horas.

O evento foi ao ar com algum atraso, devido a um problema técnico com duas das três câmeras que registravam a apresentação.

Por se tratar de novidade, não se imaginava que estes equipamentos necessitassem de ar condicionado.

Como os aparelhos não eram muitos, foram instalados em locais estratégicos da cidade. A primeira transmissão foi um pouco amadorística e bem diferente do que ocorre hoje na TV e jamais imaginavam que a TV um dia seria o maior meio de comunicação do Brasil.

 

O APARELHO DE TV

 

Não podemos esquecer que a história da televisão não só se fez desta maneira, mas sim também, através de sua formas, de seus designs exóticos, sofisticados e modernos, passando a constituir o mobiliário das famílias brasileiras de uma forma a acompanhar o advento da televisão.

Vale lembrar, ainda, que a qualidade das transmissões sempre foi boa desde seu início até os dias de hoje. O problema da imagem residia no fato da qualidade ainda bastante precária dos aparelhos de TV.

Os aparelhos de TVs eram montados em luxuosos gabinetes de madeira. Havia uma preocupação com a estética e a beleza e eram quase como peças únicas.

Com o aperfeiçoamento das transmissões, som e imagem ganhavam um maior destaque em relação ao móvel.

Com o crescimento da TV, o barateamento do aparelho e a produção em escala, se tornou inviável a produção de móveis sofisticados e do uso da madeira.

A partir de então, os aparelhos são feitos de plástico injetável e descartável, sem nenhuma personalidade.

 

Na História do Banespa, homenagem a primeira Torre de transmissão de TV no Brasil, retrato representativo desta trajetória de oportunidade única e de rara beleza visual.

A TV Brasileira foi a 4a Emissora de Televisão inaugurada no mundo, sendo a 2a Emissora Comercial.

Nenhum comentário: