MIS apresenta primeiro projeto resultando do Programa de Residêndia LABMIS 2009

 

 

 

MIS apresenta primeiro projeto resultante do Programa de Residência LABMIS 2009

 

 

A artista Anaisa Franco, contemplada pelo primeiro edital do Programa de Residência LABMIS, discute o processo de criação de seu projeto artístico Realidade suspensa dentro de um corte de céu. O evento, gratuito, conta também com a presença dos artistas orientadores Leonardo Crescenti, Lucas Bambozzi e Jonny Gitti.

 

 

Dia 23 de setembro, quarta-feira, das 16 às 18h, no Auditório LABMIS, Anaisa Franco apresenta Realidade suspensa dentro de um corte de céu, projeto artístico que vem sendo desenvolvido durante o programa de Residências Artísticas 2009 do LABMIS. Trata-se da primeira apresentação de um artista contemplado pelo edital 2009, que oferece aos selecionados, entre outros, livre acesso à infraestrutura tecnológica do espaço e suporte de orientadores e técnicos especializados, entre outros.

 

No encontro, Anaisa discute, ao lado de seus orientadores, o processo de concepção e realização da obra, uma escultura luminosa em forma de videoinstalação. Realidade suspensa dentro de um corte de céu é uma instalação composta por um cilindro de acrílico, dentro do qual está inserida uma máquina de fumaça programada. Sobre a fumaça que preenche seu interior, são projetados três vídeos sincronizados acompanhados por um áudio, gerando a materialização da imagem dentro deste cilindro.

 

Nessa obra carregada de metáforas, a fumaça evoca uma nuvem trazida do céu e os vídeos projetados elevam o espaço e os objetos. A fim de transmutar espaços e limites, ela investiga projeções sobre esculturas imateriais, translúcidas e impalpáveis, criando uma linguagem híbrida através de suporte físico e recursos virtuais.

 

 

Sobre a artista

Anaisa Franco vive e trabalha como artista, transitando entre o Brasil e a Europa. Em 2008, desenvolveu a escultura interativa Expanded Eye durante o Interactivos, no MediaLab Prado, Madrid. Em 2007/2008, foi premiada com a bolsa Proyecto Expansion Digital do MECAD (Barcelona), para desenvolver a obra Connected Memories. Em 2006, enquanto fazia seu mestrado em Digital Art and Technology na Universidade de Plymouth (Inglaterra), contemplada pela bolsa Alban, desenvolveu o projeto Controlled Dream Machine no MediaLab Madrid, na Espanha. Além disso, a artista tem participado de diversas exposições no Brasil e no exterior. Em 2010, desenvolverá projeto artístico no centro de artes Hangar, em Barcelona, como resultado da seleção no programa de Residência Internacional  LABMIS/Hangar.

 

 

Sobre o Programa de Residências Artísticas do LABMIS

Concebido por Daniela Bousso e Priscila Arantes, atuais diretoras executiva e adjunta do MIS, o programa inspira-se na tendência mundial de fomentar o desenvolvimento artístico no campo das novas tecnologias.

 

A primeira edição do programa, em 2008, contou com três residentes convidados – Caetano Dias, Paulo Meira e Alexandre Fenerich. Na segunda edição, o LABMIS lançou edital público para a seleção de artistas interessados em desenvolver seus projetos no espaço.

 

Os autores dos quatro projetos contemplados – Anaisa Franco, Claudio Bueno, Guilherme Lunhani e a dupla Felipe Sztutman e Rodrigo Bellotto – têm acesso livre à infraestrutura tecnológica do LABMIS, além de contar com o suporte da sua equipe de orientadores e técnicos especializados. Após a conclusão dos trabalhos, os artistas têm direito a um texto crítico sobre suas obras (escrito por um profissional designado pelo MIS), à realização de uma mesa redonda e à exibição do trabalho na mostra coletiva de resultados.

 

Sobre o LABMIS

Centro de intersecção entre arte, ciência, sociedade e tecnologia, o LABMIS é o primeiro laboratório de novas mídias instalado em um museu público brasileiro e pioneiro na seleção por meio de edital em uma instituição pública. Fundado em 09 de agosto de 2008, foi concebido pela atual diretoria da instituição, com base na consultoria de um corpo de artistas de ponta, críticos e pensadores. Está instalado no 2º pavimento do MIS, em uma área dividida em sala de workshop, estúdio de som, oficina de interfaces, sala de edição de áudio e vídeo, um lounge (com acesso gratuito à internet sem fio) e auditório. Seu espaço é voltado para experimentação, pesquisa e produção artísticas. Além da realização de residências artísticas, conta com um programa de comissionamento artístico e oferece cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos.

 

SERVIÇO:

 

Apresentação do projeto artístico de Realidade suspensa dentro de um corte de céu, de Anaisa Franco

 

Dia 23 de setembro de 2009, às 16 horas

Auditório LABMIS

66 lugares

Entrada franca (retirar ingresso na recepção com 1h de antecedência)

Duração: 2 horas

Classificação indicativa: livre

Acesso para cadeirantes

Ar condicionado

 

MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa. 

Telefone para informações: 11- 2117-4777

www.mis-sp.org.br

 

Informações para a imprensa:

Caroline Carrion: caroline@mis-sp.org.br  - 11. 2117-4777, ramal 312

 

 

 

Nenhum comentário: