MIS apresenta primeiro longametragem brasileiro editado ao vivo

    MIS apresenta primeiro longametragem brasileiro editado ao vivo

 

Evento gratuito integra o projeto Efeito Cinema, que tem curadoria de Kátia Maciel e André Parente; mesa-redonda com o diretor Bruno Vianna e o artista luiz duVa completa a programação discutindo "Os processos do cinema ao vivo"

 

Dia 23 de setembro, das 20h às 21h30 - o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza apresentação ao vivo da obra Ressaca, dirigida pelo carioca Bruno Vianna, que se situa no limite entre o cinema e o espetáculo. O processo de edição das imagens é feito ao vivo pelo diretor e acontece simultaneamente à projeção do filme na grande tela. Bruno Vianna manipula em uma tela tátil os conjuntos de cenas pré-gravadas, escolhendo o tipo de corte e fusão dos planos-sequência, resultando numa obra inédita a cada exibição. O ritmo das cenas é completado com uma performance musical eletrônica realizada por Rodrigo Marçal.

 

"Ressaca faria muito mais sentido assim, com uma estrutura não-linear, onde coisas podiam acontecer duas vezes, não acontecer, ter outros desenlaces etc.

Então o que vou fazer é que em cada sessão do filme eu vou operar um software feito especialmente pro filme e vou reordenar, selecionar e mixar os trechos do filme ao vivo. Quero ter 2-3 horas de material gravado e editado que vão virar uma sessão de 1h30. Além disso a trilha sonora, eletrônica, será interpretada também ao vivo.", nos conta o diretor carioca.

 

Esse formato de exibição proposto para o filme ajuda na apresentação do roteiro, que mostra o "quebra-cabeça" social vivido pelos brasileiros nos anos 1980. Ressaca conta a história de um rapaz passando pela puberdade e adolescência, fazendo um interessante paralelo entre essa conturbada fase do garoto e as vicissitudes políticas e econômicas pelas quais o Brasil passou neste período.

 

O esquema de exibição do filme foi possível através de uma interface de edição criada exclusivamente para o projeto. A Engrenagem, nome dado por Bruno Vianna a essa tela de um metro de diâmetro que permite manipular as imagens com o próprio dedo, foi desenvolvida na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona e contou com o apoio da equipe que desenvolveu a tecnologia Rectable, a mesma utilizada por Björk para sínteses musicais realizadas ao vivo.

Às 21h30 inicia a mesa-redonda com a presença do diretor Bruno Vianna e do artista luiz duVa, procurando gerar um debate partindo dessa nova forma de experimentação cinematográfica e discutindo "Os processos do cinema ao vivo". Estarão em debate a manipulação do tempo possibilitada pela tecnologia e as novas relações temporais estabelecidas entre o performer, a performance e o público que a assiste, envolvendo os conceitos de "tempo real" e do tempo interno das imagens e dos sons apresentados ao vivo.

 

Efeito Cinema

 

Trata-se de uma série gratuita de programas mensais compostos por workshops, palestras, debates e mostras audiovisuais que contemplam a produção de videoarte e de filmes de artista, a produção experimental do cinema de animação e o cinema de arquivo contemporâneo. O projeto tem curadoria de Kátia Maciel e André Parente e pretende apresentar e discutir uma outra história do cinema, geralmente marginal àquela do modelo narrativo-representativo-industrial, na qual o cinema de invenção e de experimentação de outras formas cinematográficas é o personagem principal e para a qual a contribuição dos artistas é fundamental.

 

Bruno Vianna

Diretor

Cineasta formado pela Universidade Federal Fluminense, teve filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no mundo, como Gramado, Festival do Rio, Rotterdam, Tampere, Havana e Nova York. Mestre em artes digitais pela Universidade de Nova York e doutorando em comunicação audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Em 2000, obteve uma bolsa da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, para desenvolvimento de projeto de literatura interativa. Em 2005, realizou seu primeiro longa-metragem, Cafuné, com financiamento do Ministério da Cultura a partir da seleção de roteiro de longas de baixo orçamento em 2003.

A produção do filme Ressaca foi possível graças à seleção no edital da Oi e o desenvolvimento da interface Engrenagem teve o apoio do centro de artes Hangar, em Barcelona, além de ter sido selecionado pela bolsa NextFun da prefeitura de Barcelona e pelo AVLAB, encontro de arte e tecnologia audiovisual do MediaLab-Prado de Madrid.

 

luiz duVa

Nascido em São Paulo em 1965, destaca-se no campo da vídeoarte. Desenvolve desde o fim dos anos 1990 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com videoinstalações. A partir de 2000, dedica-se a Live Images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real, bem como à criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema, vjing e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias: TV, internet e celular. Foi idealizador e curador da 1ª Mostra Nacional de Live Cinema, no Rio de Janeiro em 2008; apresentou trabalhos em festivais e eventos, entre eles FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, São Paulo, 2008; Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – Programa especial de Live Cinema em 2008; Container ART: mostra de videoarte, São Paulo, 2008. Foi artista comissionado pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil e Prince Claus Fund (Holanda) e residente no Le Fresnoy - Studio National Des Arts Contemporains, como prêmio do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil em 2005. Dentre os prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Bolsa Fomento de Produção do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia com o projeto Concerto para células em (de) movimento em 2005.

Serviço:

 

Projeto Efeito Cinema

Apresentação do filme Ressaca, de Bruno Vianna

Mesa-redonda "Os processos do cinema ao vivo", com Bruno Vianna e luiz duVa

 

Horários:

20h  às 21h30 – apresentação do filme

21h30 -  mesa-redonda

 

Local:

Auditório MIS (177 lugares)

Ingresso Gratuito

Classificação etária: livre

 

Estacionamento cobrado: R$ 7

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar condicionado

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Tel.: 11- 2117-4777

www.mis-sp.org.br

 

Informações para a imprensa

Caroline Carrion: caroline@mis-sp.org.br  - 11. 2117-4777, ramal. 312

 

Nenhum comentário: