III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes - chamada para submissão de artigos

III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes - chamada para submissão de artigos

Experiências na Arte Contemporânea: campos, intersecções, articulações

O simpósio Experiências na Arte Contemporânea: campos, intersecções, articulações reunirá conferencistas internacionais e os mais destacados pensadores da arte atuantes no Brasil.

Buscando revelar reflexões originais sobre a arte contemporânea e incentivando a participação no simpósio das novas gerações de estudiosos da arte, o Paço das Artes convida críticos, pesquisadores, artistas e estudantes a enviarem artigos para a sessão de comunicações.

Comissão Científica: Tadeu Chiarelli, Miguel Chaia, Daniela Kutschat, Priscila Farias

Coordenador Comissão: Miguel Chaia

25 a 27 de outubro de 2009
Envio de artigos até 11 de setembro para
simposio@pacodasartes.org.br

Paço das Artes
Avenida da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832
Iniciativa: Paço das Artes
Apoio: Canal Contemporâneo

Sobre o Simpósio

A partir dos anos 1970, a experiência da arte migrou de um campo de proposições artísticas específicas para uma prática desdobrada, ampliada, que opera na convergência de linguagens e em diálogo com outras esferas do conhecimento.

Nos anos 1980, observa-se um crescimento importante do mercado de arte ao lado de recrudescimentos estéticos, como foi o caso da Transvanguarda e da revitalização da pintura, em detrimento das práticas conceituais, em uma empreitada que pode ser relacionada com as questões econômicas da era Tatcher –Reagan.

Nos anos 1990, com padrões de referência aos pedaços, a produção artística se rearticula ao mesmo tempo em que é inevitável a sua absorção pelo mercado. Observa-se uma corrida de curadores, instituições e galeristas em busca de organização para a manutenção de um sistema que se articula em função do capital. De um lado, exercita-se a conquista de novos espaços, ao mesmo tempo em que se combate a aceleração e a amnésia por meio de práticas que passam a reconsiderar possíveis utopias: outras articulações e novos espaços, aonde ganham força artistas que trabalham com arquivos, com articulações em redes, enfim, com novas formas de agenciamento no campo da arte, tais como os coletivos e os trabalhos colaborativos.

Ao quase completarmos a primeira década do século XXI transparece a urgência de repensar o sistema da arte, novas formações e configurações de espaço, sua circulação, difusão e produção em função de dois fatores: a crise econômica que hora se impõe e a força das imagens da comunicação e da mídia no mundo contemporâneo.

Estas são algumas das proposições que o III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes pretende investigar. As três edições do simpósio, se pensadas no conjunto, podem dar ao nosso público, composto de jovens artistas, teóricos, curadores, professores e jovens críticos uma idéia do que se fez e se pensou no campo da arte contemporânea nesta quase década de virada do milênio.

Como enviar artigos

Serão selecionados oito trabalhos inéditos que discutam o estado da arte contemporânea ao refletirem sobre:

- os museus e os espaços da arte em consonância com a visão fluida caracteriza nosso tempo

- os formatos de bienais e feiras em contraponto à realidade

- novas configurações para as instituições frente à crise econômica atual

- arte, mídia e comunicação

- arte e tecnologia

- arte e política

- arte e poder

- arte e indústria

- arte e design

- as instituições e a arte contemporânea

- os novos espaços da arte contemporânea

- intercâmbios e cooperação no âmbito da arte

- estratégias para tempos de crise

- imagens contemporâneas

- redes sociais

- arquivo e acesso

Cada comunicação durará 20 minutos e deverá referir-se a um texto de aproximadamente 1500 palavras (cerca de seis páginas em Times New Roman, 12pt, com espaçamento duplo entre as linhas)

A seleção de trabalhos será baseada na íntegra do texto, que deve ser enviado em formato .doc, .pdf ou .rtf, acompanhado de breve currículo do autor e resumo do trabalho (abstract), para o endereço: simposio@pacodasartes.org.br

Cronograma de submissão:

Data máxima para submissão de textos: 11/09/2009

Divulgação da seleção de textos: 07/10/2009

Datas de apresentações no simpósio: 26 e 27/10/2009

Fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: