II Congresso da Cultura Ibero-americana, de 30 de setembro a 3 de outubro

São Paulo sedia o II Congresso da Cultura Ibero-americana, de 30 de setembro a 3 de outubro

Cultura e Transformação Social é o tema, e o Brasil foi escolhido devido a estreita relação deste com o Programa Cultura VivaCom o tema A Cultura como meio de Transformação Social, o II Congresso da Cultura Ibero-Americana se realiza de 30 de setembro a 3 de outubro, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, e terá a participação de representantes dos 22 países membros da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib). O Brasil foi escolhido como sede desta segunda edição devido à estreita relação do tema com o Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), do MinC. A organização está a cargo do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc-SP), em parceria com o MinC.

Reforçar a ação conjunta entre os países participantes, por meio de intercâmbio de conceitos e práticas que contribuam para a formação e fortalecimento de políticas públicas na área cultural, é um dos objetivos do evento.

O Estado brasileiro tem desenvolvido, por meio do Programa Mais Cultura, ações que têm como foco principal promover o acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural, potencializando energias sociais e culturais visando à construção de novos valores de cooperação e solidariedade nas comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.

Fazem parte das atividades do Congresso: conferências, mesas de debate, painéis, relatos de experiências, apresentações artísticas e exposições fotográficas; no CineSESC haverá o lançamento do vídeo-documentário Cultura e Transformação Social e uma Mostra Audiovisual Ibero-Americana.

A programação do evento trará também a montagem inédita da peça teatral El Quijote, reunindo no palco do SESC Pompeia cerca de 40 artistas latino-americanos que atuam com teatro comunitário. A apresentação promete ser um marco no lançamento da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário.

O evento terá a participação de delegações de 22 países ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A primeira edição do Congresso foi realizada na Cidade do México em 2008, organizada pelo Conselho Nacional para a Cultura e para as Artes do México, pelo Ministério da Cultura da Espanha e pela Segib. Reunindo diretores de cinema, escritores, atores, produtores, músicos, jornalistas, entre outros, a edição mexicana discutiu o Cinema e a Produção Audiovisual como meio de desenvolvimento econômico e social, além de sua importância como agente de difusão e fortalecimento da diversidade cultural ibero-americana.

A programação completa do evento será divulgada pela mídia nacional e nos sites do MinC e SESC.

Nenhum comentário: