Galeria do Ateliê apresenta Elisa Von Randow

 

 

NADA ESTÁ EM SEU LUGAR

exposição de

ELISA VON RANDOW

 

Galeria do Ateliê

 

"Mas de tudo fica um pouco.

Da ponte bombardeada,

De duas folhas de grama,

Do maço

— vazio — de cigarros, ficou um pouco."

In Resíduo, Carlos Drummond de Andrade

A artista gráfica Elisa von Randow, radicada em São Paulo, está apresentando NADA ESTÁ EM SEU LUGAR, na Galeria do Ateliê (Av. Pasteur, 453, Urca). Designer e ilustradora premiada (Prêmio Jabuti 2007), atualmente desenvolve projetos na área cultural, desenhando catálogos de exposições, capas de livros, jornais literários e livros de arte. Fotografias, desenhos, colagens e idéias que habitam dezenas de cadernos moleskines que, agora, povoam as paredes da Galeria do Ateliê até 31 de outubro.

O jornalista e escritor André Viana explica o trabalho de Elisa von Randow:

"Onze meses sabáticos, 56 cidades percorridas a pé, de carro, bicicleta, trem, barco, ônibus, balsa, feluca ou avião. A tiracolo, duas câmeras digitais e um laptop, totalizando milhares de imagens armazenadas em 20 gigas de memória. Vinte gigas de memórias. Roubados. Na volta para casa. Em São Paulo. Numa noite de ausência e frio. Momentos, passagens, fragmentos de gesto e luz, imagens legitimadoras de acontecimentos pessoais, retratos de uma identidade andarilha – tudo perdido. Tudo agora existente apenas em algumas cópias únicas impressas e também em desenhos, colagens e gravuras a reproduzirem não mais o instante, mas a memória do instante, como ruínas restauradas, em que novos e antigos materiais se misturam para remontar a realidade evaporada na fração de segundo seguinte ao fato acontecido. Em suas "memórias perdidas", Elisa nos confronta com o fato universal – e nem sempre aceitável – de que assim que o instante muda, muda também a verdade."

 

A ARTISTA

Elisa Von Randow trabalha como designer desde 1995. Em 97, fez o Curso Abril de Jornalismo em Revistas, onde trabalhou até 2001. Neste ano passou a integrar a equipe do Máquina Estúdio, de Kiko Farkas, onde desenvolveu ainda mais o trabalho para o meio editorial e instituições culturais como Museu Lasar Segall, Instituto Moreira Salles, FAAP, OSESP, Companhia das Letras e muitos outros. Em 2008, resolveu tirar um período sabático e viajar pela Europa e Egito tendo como companheiros duas câmeras fotográficas digitais, vários caderninhos e um laptop onde ia armazenando as informações sobre a viagem, que publicava no blog www.nefertitibackhome.blogspot.com. Atualmente, tenta continuar em estado permanente de viagem, com o olho curioso e a mente criativa, em plena cidade de São Paulo e vai anotando suas andanças e descobertas no blog www.avidanamonstropolis.blogspot.com 

SERVIÇO

NADA ESTÁ EM SEU LUGAR Exposição de fotografias, desenhos e colagens de Elisa von Randow.

Galeria do Ateliê, Avenida Pasteur, 453, Urca / www.ateliedaimagem.com.br

Visitação: de 2ª a 6ª de 10h às 21h; sáb de 10h às 17h.

Encerramento: dia 31 de outubro de 2009

Entrada Franca.

 

 

Assessoria de imprensa
cid:image001.jpg@01CA00B9.480D6E70
Liliane Schwob
(21) 2547-4953 / 9124-4558

 

Nenhum comentário: