Exposição "A Arte do Ikebana e da Cerâmica", no Espaço Cultural Banco Central SP

O Espaço Cultural Banco Central apresenta, de 22 a 25 de setembro de 2009, a exposição A Arte do Ikebana e da Cerâmica.

 

            Ikebana é a arte oriental de dar vida (ike, em japonês) artística às flores (bana, em japonês) após seu corte. As plantas escolhidas, assim como o vaso e a base em que o arranjo é colocado, refletem a criação do ikebanista. O arranjo reflete a energia de seu criador para dar beleza e vida à composição.

 

            Os ikebanistas que participam dessa exposição são alunos e convidados da Prof. Elza Furuyama e todos pertencem à Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, que, nesse ano, completa seus 25 anos de fundação. O Ikenobo é a mais antiga e a mais tradicional dentre as cerca de 3.000 escolas que existem atualmente.

 

            A arte da cerâmica é apresentada na exposição com peças de Juho Kojima e Yasuichi Kojima. São peças torneadas que caracterizam o trabalho de ambos.

 

            Juho é o nome artístico de Shigueo Kojima (1908-1992) que trouxe seu conhecimento adquirido no Instituto de Pesquisa da Cerâmica e Porcelana da Província de Guifu e com o Prof. Koubei Kato, no Instituto do Patrimônio Cultural Nacional, no Japão. Chegou ao Brasil em 1959, com a família e, no ano seguinte, inaugurou a primeira fábrica de porcelana em estilo japonês no nosso país, em Mauá, São Paulo.

 

            O artista recebeu homenagem do Governador da Provícia de Guifu (1934) e do Comandante do Exército da mesma provínca (1941). Recebeu a Medalha de Bronze, na categoria Escultura, no 4º Salão de Arte de São Bernardo do Campo, em São Paulo, entre outras.

 

            Em 2000, foi realizada a Exposição do Ceramista Juho Kojima, no Museu de Mauá, em comemoração aos 500 anos de Descobrimento do Brasil. Em 2008, é realizada a exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento do ceramista Juho Kojima, na Casa de Dona Yayá, no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo.

 

            Seu filho Yasuichi Kojima, além de ceramista é ikebanista e apresenta imagens da história da família Kojima.

 

            Com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, serão exibidas bonecas japonesas de porcelana de Kyoto e de Hakata, além de piões, para enriquecer a mostra, com a divulgação desses elementos da cultura japonesa.

 

            Venha comemorar conosco a chegada da Primavera, apreciar a beleza dos ikebanas e da cerâmica de Juho Kojima e de Yasuichi Kojima e conhecer as bonecas de Kyoto e de Hakata e os piões japoneses! Um prazer aos olhos e à alma!

    

 

Luiz Tadeu florentino                                     Marinês Takano

A Arte do Ikebana e da Cerâmica,

ikebanas de Elza furuyama, seus alunos e convidados da Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina;

cerâmica de Juho Kojima e Yasuichi Kojima; e

peças do Consulado Geral do Japão em São Paulo

 

Abertura: 22 de setembro de 2009, das 18h às 22h

Exposição: 23 de 25 de setembro de 2009, das 10h às 16h

 

Local: Espaço Cultural Banco Central

Endereço: Av. Paulista, 1.804 – Térreo

Telefone: (11) 3491-6916 / 3491-7847

Informações:      espacoculturalsp.adspa@bcb.gov.br

www.bcb.gov.br

Nenhum comentário: