ABAPC - EXPOSIÇÕES SETEMBRO 2009

ABAPC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE COLAGEM

 

 

 

Mostra

SIMBOLOGIAS DO HABITAR

Adriana Rizkallah e Clarissa Von Uhlendorff

 

 

 

A proposta refere-se a uma rediscussão conceitual da forma de habitar o mundo e o universo simbólico da casa.

Nestes valores simbólicos de imagens e estruturas, dão ao homem razões e ilusões de estabilidades, ou mais, a Casa é o Corpo, Penetração, Expulsão – título da obra de Lygia Clark de 1968.

A proposta convidará o visitante a uma experiência tátil e simbólica da interioridade da casa e do espaço de intimidade, revelando afetividade, memória e recolhimento.

Nesta proposta as artistas convidadas percorrerão labirintos de intimidades e conforto, reavaliando novas formas e estruturas de se construir uma casa, através de materiais e objetos inusitados, desde espaços formais ao metafísico. O Objeto-casa.

 

Em tempos onde o homem se preocupa com o destino do próprio homem, rever pensamentos e atitudes sobre a devastação do planeta, sua principal casa, reflete e desperta de certa forma uma nova consciência na maneira de se conviver e habitar na natureza. Ocupações responsáveis, casas e prédios inteligentes, conjuntos habitacionais em comunhão com a natureza e assim por diante.

Nesta proposta as artistas enfatizam a agressão à dignidade humana, a submissão de moradias nada apropriadas ao sonho dos grandes e enormes casarões, do real ao metafísico.

 

 

Estações do Metrô – Imigrantes (agosto), Sé (setembro) e Vila Madalena (outubro)

 

 



FIGURA HUMANA EXPRESSÃO E MITO DE THEREZA CARVALHO

  

No início era o caos. Cronos organiza esse caos que se transforma no Cosmos, dividido em Céu e Terra, o que dá ao mundo uma forma ordenada, mas livre de conflitos.

 

 

 

Thereza lança seu olhar poético sobre o Zodíaco, que é a faixa da esfera celeste em que os astros orbitam, e faz uma viagem por essa órbita para povoá-la com figuras humanas criadas a partir da sua interpretação sobre a mitologia. Regido por seres: os planetas, as estrelas, os satélites como a Lua, o Zodíaco passa a ser o espaço interior sobre o qual a artista pensa na relação entre o corpo humano e a Terra.

Assim, nessa exposição, Thereza Carvalho dispõe suas esculturas em bronze, protótipos em terracota, oferecendo ao público uma visão do das figuras que habitam esse Zodíaco.

 

MASSA CERÂMICA ORGÂNICA DE CLEUSA FÉLIX

 

 

Cleusa, através de movimentos gestuais e ao acaso, transforma a massa cerâmica em formas orgânicas que expressam e relacionam as diferentes emoções e sensações, relacionadas ao corpo humano. Uma busca ilimitada dos movimentos e posições na discussão do corpo como suporte.  

 

 

 

LIVRARIA CIA DE LEITURA

ABAPC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE COLAGEM

Curadoria Robert Richard – aapc@aapc.com.br

Nenhum comentário: