FLIP 2009

FLIP 2009

By Clelia Araujo/Comunicação Social on Ministério da Cultura

A sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2009), que começa nesta quarta-feira, 1º de julho, na cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, terá como homenageado o escritor pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). O festival contará ainda com vários eventos que acontecerão de forma simultânea, como shows, oficinas, conferências, debates, mesas literárias e claro, muita leitura.

Na programação de abertura, o crítico e escritor Davi Arrigucci Jr, autor de ensaios sobre diversas obras de Bandeira, presidirá conferência na Tenda dos Autores, às 19h. Já na Tenda do Telão, às 21h, haverá shows de Adriana Calcanhotto e Romulo Fróes e banda.

A FLIP 2009, que recebe apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, termina no domingo, 5 de julho, e contará também, ao longo dos cinco dias de festa, com 19 mesas literárias, onde serão debatidos os mais variados assuntos à respeito da literatura brasileira e internacional. Todos os encontros acontecerão na Tenda dos Autores e terão transmissão ao vivo para a Tenda do Telão.

São 33 autores convidados vindos de diversos lugares do mundo, entre eles está  Grégoire Bouillier, da Argélia, que depois de viver nas ruas, ser pintor e virar jornalista, decidiu contar a história de sua vida errante no premiado Rapport sur moi (2002). Também estará presente a curadora e crítica de arte, Catherine Millet, francesa que  fundou e edita a revista Art Press.

A Oficina Literária desta edição será conduzida pelo poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto e terá como tema a poesia. Haverá também uma programação exclusiva para as crianças - a Flipinha -, em que estudantes de Paraty apresentam o resultado de seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados.

Novidade -  Um novo projeto faz parte da Festa em Paraty, o FlipZona, direcionado aos jovens e usa as novas tecnologias na comunicação para promover esta aproximação. Haverá oficinas de produção e edição de áudio e vídeo, caracterização teatral, produção de texto, animação, videogame, fotografia, debates com escritores e profissionais cuja produção mantém relações com o universo jovem, exibição de filmes, etc. A FlipZona também será um projeto continuado, durante todo o ano, e envolverá a rede de ensino de Paraty.

Todos os dias haverá projeções, oficinas de animação, produção de textos, arte, grafite, xilogravura, videogame e blog, mídias e comunicação nas escolas e na Central Flipzona de Produção para os alunos da rede escolar de Paraty. O conteúdo das oficinas será projetado na programação da Flipzona.

Encontro Literário

Considerada umas das principais comemorações literárias do cenário mundial, a Festa Literária Internacional de Paraty é reconhecida pela qualidade dos autores convidados, pelo entusiasmo de quem participa e pela hospitalidade da cidade.

Desde 2003, passou a fazer parte da lista de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mântua. Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira FLIP estabeleceu um padrão de excelência às edições seguintes.

Dos brasileiros, alguns dos autores mais talentosos já estiveram presentes, como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes e Luís Fernando Verissimo, além de ícones da cultura brasileira como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Saiba mais.

(Texto: Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Site da FLIP 2009)

 

Nenhum comentário: