Apresentações musicais no CCSP - Dias 6 e 7 de agosto/grátis

 



 
 

 

Dias 6 e 7 de agosto

Recitais com Beatriz Helena Martines

enquanto o mundo for mundo - recital de canto

Horários: dia 6 de agosto - no concerto ao meio dia no ccsp

às 12h30 - grátis - não é necessário retirar ingressos

dia 7 de agosto - concerto às seis e meia no ccsp

às 18h30 - grátis - não é necessário retirar ingressos

sala adoniran barbosa - 631 lugares 

 

 contatos com  Fernando ou Leandro

Tel.: 3532-91 32  -  

e-mail: leandroarte@uol.com.br

 

 

RELEASE

Nascida na Colômbia, com uma formação acadêmica tradicional como cantora lírica e especialmente inclinada para a música de câmara, Beatriz Helena Martinez tem se dedicado a explorar as possibilidades técnicas da voz para o repertório contemporâneo.

Este processo tem sido permanentemente alimentado por compositores que lhe dedicam obras e com os quais trabalha, com um total de mais de 50 obras colombianas apresentadas em primeira audição. Desde 1996 tem realizado recitais em várias cidades da América Latina e na Europa. De passagem pelo Brasil após uma bem sucedida turnê pela Alemanha Beatriz Helena apresenta um recital de canto à capela com obras de compositores colombianos ao lado de compositores consagrados da música contemporânea do Século XX, como J. Cage, Luciano Berio, entre outros. Com vários discos de música nova e projetos de improvisação, Beatriz Helena integra o Ensamble CG y de VOC 3 e atualmente dirige o departamento de canto na Faculdade de Artes ASAB de la Universidad Distrital de Bogotá.

 

PROGRAMA

Fernando Rincón (Colombia, 1973)

El pusilánime bajo la noche del silencio (2002)

Rodolfo Acosta R. (Colombia, 1970)

sola (2000 - 1)

John Cage (E.U.A., 1912 - 1992)

Aria (1958)

 

INTERVALO

 

Luciano Berio (Italia, 1925)

Sequenza III (1966)

Hans Joachim Koellreutter (Alemania - Brasil, 1915 - 2005)

Três cantos (1978)

O preto Serafim caiu do andaime

Moda dos cuatro rapazes

Enquanto o mundo...

Graciela Praskevaídis (Argentina - Uruguay, 1940)

Nada (1993)

 

 

 

dia 7 de agosto

 

 

 

Sarau Astronômico

 

 

Evento promovido pela Divisão de Ação Cultural e Educativa e o Planetários de São Paulo, em que o público, além de ser convidado a observar o céu noturno da cidade por meio de telescópios e com ajuda de técnicos em astronomia, participa de uma manifestação artística com músicas, danças, leituras de poemas e performances. Nestes eventos há também a narração de mitos e curiosidades astronômicas.

Show O som e a matéria com:

 

Fernando Sardo

 

 
 
Escrito por Mariana Monici Qua, 06 de Fevereiro de 2008

Fernando Sardo é músico, luthier, artista plástico e arte-educador, unindo seus conhecimentos musicais e artes, além do grande interesse por diversas culturas, cria instrumentos musicais, esculturas e instalações sonoras de forma original. Suas criações são confeccionadas no mesmo espaço de gravação de suas músicas, onde mostra à nossa equipe algumas de suas produções.

Sardo conta que seu interesse pela construção de instrumentos musicais se iniciou na adolescência, quando na impossibilidade de comprar a guitarra que queria, construiu sua própria e os demais instrumentos de sua banda na oficina de seu pai. Mais tarde, iniciou a faculdade de música onde pode embasar seu talento com os conceitos sobre cada instrumento. A música étnica em suas diversas formas sempre lhe despertou grande interesse, e foi em contato com outras culturas que aprendeu a construir e a tocar diferentes instrumentos musicais. Lembra que certa vez, em uma comunidade, lhe foi solicitado que consertasse um alaúde e então trocou seu trabalho por aulas para aprender a tocá-lo. Desta forma, foi aprimorando seus instrumentos e sons.

Sobre o processo criativo, Sardo sente-se livre diante dos materiais nos quais descobre timbres e novas possibilidades para compor, e também, diante da necessidade de um novo som, vai buscá-lo em seu ateliê construindo novos instrumentos.

Os materiais utilizados são diversos, desde os naturais - cabaça, bambu, madeira - como também sucata, utensílios domésticos, garrafas pet e diferentes tubos e outras peças em PVC. Segundo Fernando, o PVC é muito interessante para este trabalho por ser resistente, leve e de fácil manuseio, já os materiais naturais oferecem risco de quebrar ou rachar, sendo o PVC então, uma ótima opção para realizar oficinas educativas com as crianças.

Os instrumentos musicais feitos de PVC podem ser de corda, percussão ou sopro, oferecendo inúmeras possibilidades criativas.

Sardo faz apresentações, shows e oficinas em todo país. Foi idealizador do GEM (Grupo Experimental de Música) e constrói, além dos instrumentos musicais, escultura sonoras gigantes que podem ser conferidas ao vivo e à cores em alguns parques culturais de todo país, como o Sabina Escola Parque do Conhecimento em Santo André.

Outras fontes: www.fernandosardo.com.br e www.gem.mus.br

 

 

 

 

Bira Azevedo

 

Músico de larga experiência integra o grupo experimental de música (gem)

 

 

 

Flávio Cruz

 

Também integrante do grupo experimental de música (gem)

 

 

Trabalho contemporâneo de integração de música, luteria e artes plásticas. Resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética.
Sexta, das 20h às 22h - Jardim Suspenso (lado Av. 23 de Maio)

 

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP

www.centrocultural.sp.gov.br 

webradio - www.centrocultural.sp.gov.br/radio

Atendimento ao público:  tel. (11) 3397-4002

imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br

 Galeria de fotos: www.centrocultural.sp.gov.br/imprensa

Atendimento à imprensa: Nelson de Souza Lima- (11) 3397-4063  

Nenhum comentário: