RJ Palácio da Cidade apresenta a I Exposição de Maquetes Christmas Festival

I Exposiçao de Maquetes dos Presépios do Christmas Festival

reúnirá artistas e autoridades no Palácio da Cidade, amanhã (30/6), às 10h

                                             

Amanhã (terça-feira-30/6),às 10h, o Palácio da Cidade será palco da I Exposição de Maquetes de Presépios do Christmas Festival, evento que transformará o Rio de Janeiro na maior galeria de arte a céu aberto em tamanho natural do mundo a partir de novembro deste ano. O evento está sendo realizado pela 10+ Mais Promoções e Arquidiocese do Rio, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado. Amanhã encerram-se, inclusive, o prazo para inscrições de projetos de artistas plásticos de todo o Brasil, que serão selecionados em julho para a exposição junto às obras de artistas consagrados como Romero Cavalcanti, Deneir Martins, Edgar Duvivier entre outros. Cabe ressaltar que os projetos que foram postados no dia 30 mas que podem chegar depois desta data também serão aceitos. 

 

No dia 30 haverá a primeira exibição de todas as maquetes dos presépios criados pelos artistas convidados e selecionados. Serão mais de 30 obras produzidas a partir das mais diferentes concepções artísticas, ou seja, além da representação tradicional do presépio como se conhece atualmente, a população poderá entrar em contato com expressões arrojadas e de vanguarda. "Será um excelente instrumento para educação artística de nossa população, nivelando e aproximando todas as classes sociais em torno da emoção gerada pelas obras de arte", define Lucimar Mothé, curadora do Christmas.

 

Na ocasião, além da presença das primeiras damas, representantes da Arquidiocese e da Associação Cultural da Cúria, estarão presentes empresários, trade turístico, críticos e os demais artistas convidados como Estevam Silva, Julio Sekiguchi, Isabela Francisco, Wanellytcha, Sandra Nunes, Pietrina Checcatti, Paulo Formaggini, Marcia Carlos de Andrade, Eliza Claudia, Dilma, Roberto Tavares, Joana Lyra, Angela Romanelli, Tania Lucia de Vasconcelos, Aloysio Zaluar, Docouto, Ermelinda de Almeida,Dayse Agnara, Dilma de Carvalho, Rachel Sarandy, Sérgio Steban, Hélio Martins Isaac e os grafiteiros Toz e BR, além de outros que estiveram presentes no lançamento oficial em maio.

 

O Christmas Festival – O evento acontecerá em mais de 50 pontos distribuídos pela cidade e fará parte do calendário cultural e turístico do Rio de Janeiro. "De novembro a janeiro de 2010 teremos presépios em tamanho natural expostos em praças públicas, shoppings, aeroportos, pontos turísticos entre outros locais de grande movimentação na cidade.Além da importância do evento como atração turística do Rio, o Circuito de Presépios 2009 promoverá maior integração entre a comunidade artística e a sociedade, principalmente aqueles que não têm acesso a obras de arte", define Tânia Lemos, diretora da 10 + e organizadora do evento. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta acredita que o maior benefício do evento será o resgate de valores essenciais como a União e a Família, além da valorização do verdadeiro espírito natalino, que é o nascimento de Jesus.

 

Oportunidades para artistas plásticos de todo país – Além de difundir a arte para a população, o Christmas Festival abriu oportunidades para artistas de todo Brasil participarem do evento e compartilharem o espaço público com os artistas plásticos de renome. Até amanhã, dia 30 de junho (quando ocorrerá a exposição) artistas plásticos, designers, arquitetos, artesãos, profissionais de criação, carnavalescos, estilistas de todo país poderão encaminhar seus projetos (www.christmasfestival.com.br/christmasfestival/artistas_regulamento.asp). Até o momento mais de 300 projetos já foram encaminhados à organização do evento. No mês que vem, ocorrerá o processo seletivo por uma banca formada pela curadoria da Arquidiocese e da organização. A inscrição é gratuita. "Durante os meses de agosto a outubro, um ônibus levará 50 alunos para acompanhar a produção das obras", adianta João Paulo Rodrigues, da 10 + e um dos idealizadores do evento.

 

Nenhum comentário: