Cursos Gratuitos-Prefeitura de Santo André

 
 
PODER DA PALAVRA IMPRESSA
Este curso vai analisar mais especificamente a palavra impressa e seu potencial de poder dentro da sociedade como um todo, ampliada pela imprensa e pela mídia. O curso tem também o objetivo de atualizar os participantes com relação às novas regras gramaticais da língua portuguesa e de realizar oficinas de texto que visam ampliar a desenvoltura com a redação voltada para o Jornalismo. Seu público alvo é amplo, pois envolve todos os interessados em aprimorar seu potencial de comunicação escrita e ampliar seus conhecimentos sobre o papel da imprensa em diferentes épocas. Particularmente, o curso é voltado a estudantes universitários e secundaristas de diversas áreas, jornalistas, bacharéis em Letras, profissionais que trabalham com websites, secretárias, recepcionistas, etc. Vagas limitadas.

 
Módulo II – Jornalismo e divulgação científica
Dias 07, 08, 14, 15 e 16/07, das 19h às 21h
Inscrições de 16/06 a 6/07 - Pelo e-mail: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4992-7218 (3a. a 6a., das 14h às 20h e sábado das 10h às 14h com Sueli) ou pessoalmente na Casa da Palavra

Ministrado pela professora Valéria Dias, jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP e editora da Agência USP de Notícias. No segundo módulo, visaremos explorar a temática do jornalismo científico, iniciando os participantes na especialidade dessa linguagem através de discussões teóricas e oficinas práticas. Será feito um jornal laboratório com os textos dos integrantes do curso.
Casa da Palavra
 
 
ORALIDADES EM TRÂNSITO
O curso promove uma discussão sobre os conceitos de Memória, Identidade e Narrativa do ponto de vista de autores da área de humanidades, valorizando a passagem do conhecimento oral para o escrito, e a rediscussão da tradição oral na cultura atual. Ministrado por Ana Maria Dietrich e Ricardo Santhiago. Vagas limitadas.

 
Módulo II – Memória, identidade e formas de narrar
Dias 30/06, 01, 02, 03 e 04/07, de terça a sexta-feira, das 19h às 21h e aos sábados, das 14h às 16h.

Inscrições de 16 a 26 de junho. - Pelo e-mail: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4992-7218 (3a. a 6a., das 14h às 20h e sábado das 10h às 14h com Sueli) ou pessoalmente na Casa da Palavra
Ministrado pelo professor Ricardo Santhiago Corrêa, com atuação diversificada nas áreas de Comunicações, História e Artes (Literatura e Música). O segundo módulo dará continuidade à tais reflexões, discutindo conceitos de Memória, Identidade e Narrativa do ponto de vista de autores da área de humanidades, valorizando a passagem do oral para o escrito e a rediscussão do oral na atual cultura mediática. Também serão objetos desse módulo os aportes e suportes do audiovisual, apresentando convergências da entrevista de experiência de vida com realizações audiovisuais e cancionais.
Casa da PalavraPraça do Carmo, 171, Centro. Tel.: 4992-7218

PALAVRA CANTADA: UMA VISÃO DA ORALIDADE NA CANÇÃO
O curso Palavra Cantada visa entender a complexidade e especificidade da palavra poética ou não aplicada na canção e suas diferenças com a palavra "falada". A "palavra cantada" será discutida a partir da diversidade de estilos musicais da música contemporânea brasileira com ênfase às diferentes formas de narrar que estão em sintonia com o momento histórico vivido. Sendo o Brasil um país com uma riqueza de sonoridades tão grande, o curso tem como público desde jovens estudantes até a 3a. Idade, sendo particularmente interessante para estudantes universitários e profissionais da área de Literatura, Ciências Humanas, Artes e Música. Vagas limitadas.

 
Módulo II – A canção no universo da pesquisa e do ensino
Dias 16, 17, 23, 25 e 26 de junho, das 19h às 21h

Inscrições de 02 a 16 de junho. - Pelo e-mail: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4992-7218 (2a. a 6a., das 14h às 20h e sábado das 10h às 14h com Sueli) ou pessoalmente na Casa da Palavra.
Ministrado pela professora Dra. Ana Maria Dietrich.
Casa da Palavra | Praça do Carmo, 171, Centro. Tel.: 4992-7218

 
POESIA INTERATIVA
VOZES NO TEMPO
Dia 24 – das 19h às 21h30

Esse mês o nosso sarau será baseado na experiência místico-metafísica de diversas culturas e diversos tempos, sob a pena de diferentes poetas e pensadores consagrados. O ator andreense Carlos Lotto recita os textos selecionados a dedo, acompanhado por um concerto de canto gregoriano, realizado pela Schola Cantorum ABC, sob a regência do maestro Marcos Calil. Contamos também com a presença especial do escritor e poeta Cláudio Willer, o pesquisador de poesia sufi João Carlos Guimarães, o professor doutor Juarez Ambires, e outros convidados. No repertório teremos: Dante Alighieri, Shakespeare, John Donne, Santo Agostinho, Omar Khayyam, São Francisco de Assis, Rumi, Santa Teresa D'Avila, Ibn Arabi, John Milton, Goethe, São João da Cruz, John Keats, Emily Dickinson, Fernando Pessoa, Camões, e outros. O Sarau é aberto ao público, e qualquer pessoa poderá participar recitando alguma poesia se tiver vontade.
Casa da Palavra
 
CURSO "O LUGAR DO HOMEM E O HOMEM DO LUGAR: SOCIOGRAFIAS"
Dias 20 e 27 - das 15h às 18h

Neste curso será analisada e interpretada a poesia de quatro dos maiores poetas brasileiros: Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto; servindo de ponto de partida para uma apreensão dos espaços físicos e sociais de um Brasil muito humano, mas também muito desigual. Ministrado pelo professor Dr. José Marinho.
Casa da Palavra



__._,_.___


JW - Jornalistas da Web
http://www.jornalistasdaweb.com.br

Twitter do Jornalistas da Web
http://www.twitter.com/jdaweb

Para assinar: jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com
Para cancelar: jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com
Contato com os administradores: admin@jornalistasdaweb.com.br

Pasta de arquivos: http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/files
Pasta de links: http://groups.yahoo.com/group/jornalistasdaweb/links
Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
Comunidade do JW no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22561589




Your email settings: Individual Email|Traditional
Change settings via the Web (Yahoo! ID required)
Change settings via email: Switch delivery to Daily Digest | Switch to Fully Featured
Visit Your Group | Yahoo! Groups Terms of Use | Unsubscribe

__,_._,___

Nenhum comentário: