Concursos do Audiovisual

By Comunicação Social/MinC on Projetos Deferidos

Foi publicada no dia 19 de junho de 2009, no Diário Oficial da União, na página 22, a Portaria nº 6, de 18 de junho, contendo o resultado da análise dos recursos dos proponentes que tiveram projetos indeferidos no Edital de Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos e no Edital de Longa Metragem de Baixo Orçamento.

Os projetos foram deferidos agora em virtude dos proponentes terem sanado os motivos que causaram o indeferimento inicial. A Portaria nº 6 também incluiu o Projeto Triumpho inscrito no Edital de Roteiros e cujo nome não constou na relação de deferidos publicada na Portaria nº 4, de 29 de maio.

Confira os nomes dos projetos deferidos.

Edital de Desenvolvimento de Roteiros

Lançado em 20 de janeiro pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o concurso oferecerá o prêmio de R$ 50 mil para cada um dos dez escolhidos no final da segunda etapa de seleção. Desse total, pelo menos quatro roteiristas deverão ser estreantes, ou seja, que nunca tiveram a oportunidade de produzir e veicular um roteiro de longa metragem de ficção na televisão e/ou cinema. Os 869 projetos deferidos serão examinados por uma Comissão designada pela SAv e composta por especialistas renomados da área.

Com o objetivo de estimular novos talentos em todo o país, o edital teve 891 inscritos, dos quais 56 eram não estreantes. Os estreantes somaram 835 inscritos, ou seja, 93,7% do total. O concurso da SAv/MinC também apostou na descentralização, limitando, no máximo, quatro projetos para cada uma das cinco regiões do país, premiando dois roteiros por cada unidade da federação.  A maioria dos projetos selecionados veio da região Sudeste, seguido pelas regiões Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte.

Edital de Longa Metragem de Baixo Orçamento

O Edital, lançado em 19 de janeiro deste ano pela SAv/MinC, recebeu 127 projetos inscritos até 16 de março. O concurso tem como finalidade o apoio de R$ 1 milhão à produção de cinco obras cinematográficas, inéditas, de longa metragem, de ficção, com caráter de inovação de linguagem, de baixo orçamento.

Os critérios para a seleção dos filmes se baseiam na originalidade estética, coerência do roteiro com a proposta de direção do longa metragem e viabilidade da realização da obra nos termos do edital. A Comissão Julgadora, composta por nove profissionais de comprovada experiência e notório saber, foi designada pela SAv/MinC, para as etapas de classificação, pré-seleção e seleção.

(Jane de Alencar, Ascom SAv/MinC)

Nenhum comentário: