Mostra BaZarENCENA - 3 espetáculos no Teatro Commune

 

Núcleo Cênico ProjetoBaZar estreia Mostra de Repertório com três espetáculos

 

 

 

Mostra de espetáculos tem foco na teatralização de textos literários

  

 

Dia 06 de Junho de 2009, sábado, às 21 horas, O Núcleo Cênico ProjetoBaZar estréia o projeto BaZar EN-CENA no Teatro Commune (Rua da Consolação, 1218 – Centro), com o espetáculo IRA, inspirado no livro "Xadrez, Truco e Outras Guerras" de José Roberto Torero, em que quatro atores se desdobram em dez personagens.  

 

O projeto BaZar EN-CENA vai reunir três espetáculos do grupo, (duas estreias e uma reestreia – IRA, MISSA DO GALO, e o infantil NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!) em uma mostra de repertório em que o foco é a teatralização de textos literários. A coordenação artística e direção geral é de Aurea Karpor, atriz, diretora e produtora fundadora do Núcleo Cênico ProjetoBaZar. É formada pelo Instituto de Artes da UNESP, licenciada em Artes Cênicas. Mestre em Artes Visuais, também pela UNESP, desenvolve pesquisa sobre as linguagens contemporâneas e híbridas da arte, tendo participado do FILE (Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas).

 

Núcleo Cênico ProjetoBaZar

 

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa em questão recaía sobre o livro de José Roberto Torero "Xadrez, Truco e outras Guerras", que aborda o pecado da IRA e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai.

 

Em 2006, após cinco anos de pesquisa, adaptação, ensaios abertos, o espetáculo IRA estreou, cumprindo temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. IRA serviu para segmentar as bases de pesquisa do grupo, que tem como objetivo explorar a teatralidade da literatura e outros textos não dramatúrgicos. Em 2007, IRA retomou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa.

 

Ainda em 2007, o Núcleo deu início ao projeto de pesquisa SEXO VERBAL, resultando em um espetáculo homônimo que estreou em dezembro de 2008 no Casarão do Belvedere em São Paulo, cumpriu cinco meses de temporada com bastante sucesso de público e fez apresentações lotadas em Campinas. Foram realizados vários debates, em São Paulo, intitulados "Que Amores São Estes", sobre as relações entre teatro, sexualidade e literatura, dentro da temporada de SEXO VERBAL em São Paulo.

 

A peça MISSA DO GALO estreou na cidade de Guarulhos e participou do FRINGE, em Curitiba, em 2009. É inspirada no conto homônimo de Machado de Assis, e o público é convidado a entrar em uma espécie de hospício do século XIX e mergulhar na memória de um dos internos, Senhor Nogueira - que narra um encontro inusitado na noite de Natal com Dona Conceição – senhora de meia idade.

 

O mais novo espetáculo é o infantil NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!. Primeiro trabalho do Núcleo desenvolvido para crianças, esta peça vem com o propósito de tratar com naturalidade, sensibilidade e de maneira cuidadosa o preconceito sexual e racial.

 

Espetáculos

 

IRA (reestreia)

06 a 27 de Junho - Sábados, 21h.

Adaptação: Aurea Karpor, Fabiana Ol Kondor e Tadeu de Araújo

Direção: Aurea Karpor

Elenco: Aguinaldo Gabarrão, Fernando Pivotto, Gira de Oliveira, Ivânia Davi, Mariana Galeno

 

Sinopse: Espetáculo inspirado no livro "Xadrez, Truco e Outras Guerras" de José Roberto Torero. Quatro atores mostram as mais de dez personagens em 40 cenas que compõem os 80 minutos de espetáculo. De forma épica e em ritmo marcado, os atores narram a história de uma guerra, se movimentando pelo espaço como peças de xadrez. O público assiste tudo de perto, sentado junto aos atores, dividido em quatro grupos formando uma arena quadrada ao redor do palco-tabuleiro.

 

 

MISSA DO GALO (estreia)

07 a 28 de Junho – Domingos, 19h.

 

Direção: Aurea Karpor

Elenco: Alexandre Acquiste, Aurea Karpor, Aurelio Prates, Evandhro Vargas, Fernando Pivotto, Helio Tavares, Janaína Vale, Kadu Vasconcelos, Yulle Theodoro.

Orientação de Literatura: Marcus Aurélius Pimenta

 

Sinopse: Em Missa do Galo, inspirado no conto homônimo de Machado de Assis, o público é convidado a entrar em uma espécie de hospício do século XIX e mergulhar na memória de um dos internos, Senhor Nogueira - que narra um encontro inusitado na noite de Natal com Dona Conceição – senhora de meia idade. Todas as sensações de Senhor Nogueira são reforçadas por um coro de atores que interfere diretamente em seus pensamentos.

 

 

NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR! (infantil – estreia)

06 a 28 de Junho – Sábados, 11h / Domingos, 15h.

 

Direção: Alexandre Acquiste

Idéia Original: Aurea Karpor

Dramaturgia: Luis Fabiano Teixeira

Elenco: Aurea Karpor, Fernando Pivotto, Helio Tavares e Yulle Theodoro

Sinopse: Duas gaivotas fofoqueiras contam a história de dois pássaros que se encontram e trocam experiências. Conforme vão se conhecendo melhor, percebem que não são tão diferentes assim e mesmo sob olhares de reprovação das gaivotas, continuam a conviver. Na Ilha, Na Vila No Mar: Nunca deixa de Voar! vem com o propósito de tratar com naturalidade, sensibilidade e de maneira cuidadosa o preconceito sexual e racial.

Ficha Técnica – Núcleo Cênico ProjetoBaZar

Núcleo Cênico ProjetoBaZar: Alexandre Acquiste, Aguinaldo Gabarrão, Aurea Karpor, Aurelio Prates, Fernando Pivotto, Ivania Davi, Helio Tavares, Janaína Vale, Mariana Galeno, Yulle Theodoro. Coordenação Artística: Aurea Karpor Música: Helio Tavares, Leandro Pedrotti Coradini e Régis Frias Coordenação de Figurinos: Alexandre Acquiste Criação de Luz: Alexandre Pestana e Aurea Karpor Fotografia: André Stéfano; Bianca Reis Verderosi e Letícia Stella. Crédito das Fotos do espetáculo IRA: Jorge Peloso. Direção de Produção: Aurea Karpor e Aurelio Prates. Assistente de Produção: Janaína Vale Produção: ProjetoBaZar  Realização: ProjetoBaZar e Cooperativa Paulista de Teatro

 

Serviço – BaZar EN-CENA

De 06 a 28 de Junho de 2009.

Espetáculos:

 "IRA"

De 06 a 27 de Junho

Sábados às 21h

Duração: 80 minutos

Recomendação: 12 anos

 

"MISSA DO GALO"

De 07 a 28 de Junho

Domingos 19h

Duração: 50 minutos

Recomendação: 12 anos

 

"NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!"

De 06 a 28 de Junho

Sábados às 11h, Domingos às 15h

Duração: 40 minutos

Recomendação: livre

 

Local

Teatro Commune

Rua da Consolação, 1.218 (ao lado do Mackenzie e do TRT, sentido centro-paulista)

Centro – São Paulo/SP
Telefones:
(11) 3476-0792 / 3476-8669 / 3807-0792

Preço: adultos: R$ 20,00 / infantil: R$ 15,00

Lotação: 80 lugares

Acesso para deficientes físicos

Reservas direto com a produção pelos telefones: 2675-1310/8337-5168/8319-6929

Horário da bilheteria: Quarta a domingo das 17h30 às 21h30

Contatos e Informações Núcleo Cênico ProjetoBaZar

(11) 2675-1310/8337-5168/8319-6929  

www.projetobazar.com.br / projetobazar@projetobazar.com.br

 

Informações para a imprensa:

Canal Aberto – Márcia Marques

Tel.: 11 3798 9510 / 2914 0770 / 9126 0425

www.canalaberto.com.br

 

 

Nenhum comentário: