Infantil - Preconceitos sexual e racial em "Na Ilha, Na Vila..."

 

Na Ilha, Na Vila, No Mar:

Nunca Deixe de Voar!

 

 

Espetáculo infantil trata de preconceito sexual e racial

 

O Núcleo Cênico ProjetoBaZar estreia dia 06 de Junho de 2009, no Teatro Commune (Rua da Consolação, 1218 – Centro), a peça infantil Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!. O espetáculo tem a intenção de tratar com naturalidade, sensibilidade e de maneira cuidadosa o preconceito sexual e racial.

Nessa peça, duas gaivotas fofoqueiras contam a história de dois pássaros: um vive perto do mar e usa folhas de livros para acender a lareira, o outro mora no bosque e adora ler. Um branco, outro negro. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos.

Para tratar de preconceito sexual e racial com as crianças, o grupo pesquisou várias cantigas infantis ("Pombinha Branca", "A casa", "Se essa rua", "A árvore da Montanha" e a "Princesa e o Sapo") e inúmeros contos, presentes em livros como "Volta ao Mundo em 52 histórias", de Neil Philip, "Fábulas de Esopo", de Esopo, "O príncipe Sapo", dos Irmãos Grimm e "Meu amigo Jim", de Kitty Crowther.

 

A peça foi criada com a intenção de unir a literatura infantil e a tradição milenar da narrativa oral. Para tanto, utiliza técnicas do teatro de objetos e música ao vivo para fazer a brincadeira dentro da brincadeira.

 

O espetáculo faz parte do BaZar EN-CENA, em cartaz no Teatro Commune de 06 a 28 de junho de 2009. Composto por três espetáculos (IRA; Missa do Galo e o infantil Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!), BaZar EN-CENA é uma mostra de repertório onde o núcleo trabalha a teatralização de textos literários.

A História

Duas gaivotas fofoqueiras contam a história de dois pássaros: um é que vive perto do mar e usa folhas de livros para acender a lareira, o outro mora no bosque e adora ler. Um é branco, outro é negro. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. E, mesmo que outras aves torçam o bico para isso, eles não perdem uma pena de preocupação. Afinal, por que é tão difícil aceitar a proximidade deles? Quando o pássaro negro chega à vila do amigo, não sente um ambiente cordial. Isso porque os moradores nunca tinham visto um pássaro todo preto. Pacientes, ao invés de desafiarem a opinião da maioria, eles seguem suas vidas mesmo sob os olhares de reprovação. Até que algumas gaivotas percebem que o tal pássaro negro pode ensiná-las muitas coisas interessantes, como o prazer das histórias contidas nos livros.

 

Núcleo Cênico ProjetoBaZar

 

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa em questão recaía sobre o livro de José Roberto Torero "Xadrez, Truco e outras Guerras", que aborda o pecado da IRA e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Em 2006, após cinco anos de pesquisa, adaptação, ensaios abertos, o espetáculo "IRA" estreou, cumprindo temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Em 2007 retornou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa. No mesmo ano o Núcleo deu início ao projeto de pesquisa SEXO VERBAL, resultando em um espetáculo homônimo que estreou em dezembro de 2008 no Casarão do Belvedere em São Paulo, cumpriu cinco meses de temporada, fez apresentações em Campinas e inspirou a série de debates sobre as relações entre teatro, sexualidade e literatura intitulada "Que Amores São Estes". "Missa do Galo", outro espetáculo da Mostra, é baseado na obra de Machado de Assis e participou do FRINGE, em Curitiba, em 2009.

 

Ficha Técnica – Na ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!

 

Idéia Original Aurea Karpor Direção Alexandre Acquiste Dramaturgia Luis Fabiano Teixeira

Elenco Aurea Karpor, Helio Tavares e Yulle Theodoro Música Original Aurea Karpor e Helio Tavares Músico Snow Assessoria de Imprensa Canal Aberto Produção e Realização ProjetoBaZaR

 

Serviço

 

"Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!"

De 06 a 28 de Junho - Sábados às 11h, Domingos às 15h

Ingressos: R$ 15,00 (meia-entrada R$7,50)

Duração: 40 minutos Lotação: 80 lugares Recomendação: livre

Local: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1.218 – Centro – São Paulo/SP

Telefones: (11) 3476-0792 / 3476-8669 / 3807-0792

 

Informações para a imprensa: Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br

Nenhum comentário: