Falando da violência do mundo

Seria fácil articularmos argumentações defendendo o nazismo como sendo uma reação da predação capitalista dos paises que venceram a Iª Guerra mundial e falarmos que o nazistas não eram criminosos e sim vitimas do Capitalismo... ( se tal alegação parece absurda, pois sabemos das mazelas genocídicas do nazismo) como podemos aceitar com normalidade que pessoas efetivem crimes violentos só porque são sob alguns ângulos vitimas de um sistema exploratorio?
Crime é crime .... devemos sim é enaltecer as vitimas que não optam por ações violentas, roubos chantagens, sequestros, violentação.... estes sim são merecedores de nossas vozes em defesa.... criminosos, terroristas sequestradores são tão perversos como criminosos de colarinho branco que pro lucros não pensam na qualidade de vida de outros seres humanos.
Devemos notar que se justificamos ações violentas de uma facção justificarmos a ação violenta das outras, ou seja se alguém tem o direito de matar para ter terra, ouro alguém tera direito de matar para comprar comprar carros por serem despossuídos de tal coisa... Se a violência é justificável será fácil justificar nazistas, ditadores de direita, grupos militares de direita que tentem obter o poder pelas forças das armas.
Quem justifica qualquer forma de violencia e concorda com qualquer forma de violencia, pois é facil demais criar discursos de justificativa para qualquer facção de comportamento humano violento....
Até quando aceitaremos com normalidades estas vozes que defendem a violência...
Ate quando esta tola apologia de justificar a violencia sera tecida e enaltecida.
Eu ainda prefiro os signatários de Gandhi, desobediência civil não violenta a pessoas armadas que se atribuem a si próprios o direito de matarem por terras, por dinheiro, por resgates, por ansiarem pelo poder e o dinheiro que é associado a eles.
Crime é crime seja de ricos ou de pobres.
Imaginem um grupo de direita começando assaltar bancos para terem dinheiro para obterem o poder e fazerem politicamente o que desejam... Eles poderiam se considerar excluídos do poder, dos meios de produção gerenciado pelo politiburgo... Se justiificamos as esquerdas usarem a violenca em suas demandas teremos dentro de uma sociedade igualitária justificar a violência de todos os grupos.
Por sorte vivemos em um estado de direito, onde a democracia que escolhemos constitucionalmente existe e a sociedade tem o direito se defender da violência usando os aparatos disponíveis como o judiciário, policial etc.
É fácil lamentar e defender os despossídos e a vitimação que sofrem dos detentores do poder... muito fácil... mas associar a isso a defesa da violência que tais indivíduos possam executar é uma temeridade e mesmo uma ação que de nada contribui para a elevação de uma plena cidadania humana.

Nenhum comentário: