Espetáculo de dança Núcleo Passo Livre

CARIRI PINHEIROS

                            NÚCLEO PASSO LIVRE

 

 

Dia 15 de maio estréia novo espetáculo de dança do Núcleo Passo Livre, uma das principais ações do projeto Corpo Memória Cidade Cena, contemplado pelo IV Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Cariri Pinheiros desdobra a temática sugerida em seu nome: traz registros e reflexos de Pinheiros em São Paulo, e do Cariri nordestino. Tem como ponto de partida o elo entre o passado e futuro através do imaginário retratado em xilogravuras, cordéis, esculturas, canções, poemas. E fala de estradas, construções e fósseis.

É o segundo trabalho desenvolvido pelo núcleo Passo Livre que tem como tema a Rua dos Cariris, onde fica a sua sede, o Espaço Cariris. O primeiro, Anjo Novo, retrata a mudança da região com o projeto de reconversão do largo da Batata, incluindo a construção do metrô. Cariri Pinheiros  soma a essa visão o contraponto do Cariri nordestino, terra das famílias das diretoras do projeto.

A ação dançada se desenvolve em meio a projeção de imagens do mesmo tema tomadas em um e outro local: multidões no comércio em São Paulo e no comércio e nas romarias de Juazeiro do Norte; caminhadas nas duas cidades, entre camelôs, casas, lojas, mercados, espaços culturais.

 

SERVIÇO

Dias 15 e 16, 29 e 30 de maio às 21horas

Dias 16 e 30 às 17 horas

Dia 17 e 31 às 18 horas

 

Local: Espaço Cariri

Rua dos Cariris 48 (última travessa da Rua Cardeal Arcoverde).

Pinheiros

 

Informações pelo telefone  3811-9681

Entrada Franca

 

 

FICHA TÉCNICA

Direção geral e coreográfica – Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante.

Dança – Ana Paula Port, Eliana Cavalcante, Fábio Villardi, Sofia Cavalcante

Aprendiz - Marcelo Almeida do Prado

Pesquisa em madeira: Fábio Villardi

Produção executiva – Cássia de Souza

Música: Cid Campos

Vozes em off – Arnaldo Antunes, Haroldo de Campos

Sanfona – Gabriel Levy

Luz: Ricardo Bueno

Figurino – Karlla Girotto

Projeto gráfico – João Arruda

Vídeo – João Arruda

Fotografia - Wilian Aguiar

Luz: Ricardo Bueno

Assessoria de imprensa- Ingrid Gassert

Realização – Núcleo Passo Livre

Site: www.ecariris.art.br

 

 

 

 

Núcleo Passo Livre

Projetos e prêmios  

O trabalho do Passo Livre tem se caracterizado pela investigação da dança interagindo com a filosofia, a poesia, o vídeo, a canção, a tela. Desde as suas primeiras produções, em 1982, o núcleo explora essas fronteiras, transitando pelas possibilidades de uma operação criativa de hibridação e superposição de conteúdos e gêneros. Escolhe uma configuração própria da dança contemporânea que inclui o risco, a preferência pela processualidade, e pela complexidade na qual paradigmas de diferentes esferas emergem e se contaminam. A atitude e a ação corporal participam desde o princípio deste movimento, e se constituem como elemento central onde acontecem as conjunções e oposições.     

Essa prática assumiu uma feição muito própria a partir de Ancas da Tradição, espetáculo multimídia cujo tema é a relação do corpo humano com a miríade de imagens que nos circunda: fotos, out doors, TV e cinema, rádio, etc.

A interação modifica o ritmo, a estrutura e a organização do espetáculo. Diante das novas condições o corpo assume outras formas de comportamento e movimentação. Essa linha de abordagem continuou em Agosto – que ganhou o Prêmio estímulo para novas linguagens coreográficas de 1999 da Secretaria Estadual de Cultura.

Outro momento marcante foi o espetáculo Tandanz 8 dogmas novas dobras (2001)– Prêmio EnCena Brasil FUNARTE – Ministério da Cultura sessão introdutória, realizado pelo grupo Tandanz da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos, sob a direção de Renato Cohen. O evento foi criado por vários núcleos independentes que a partir de oito dogmas escolhidos pelo grupo criaram pequenos trabalhos apresentados em espaços não convencionais.

A partir daí o Passo Livre começou a pesquisar as possiblidades da dança + instalação que deu origem ao evento (2004) e ao espetáculo A Pulga (2005), que é metade instalação metade cena italiana. Em 2006/2007 o núcleo foi contemplado no primeiro edital do Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo com o projeto Anjo Novo, e com o prêmio Klaus Vianna Funarte de Dança 2006/2007 com o projeto Cariri Pinheiros. Os dois projetos inauguraram o Espaço Cariris, espaço cultural que é a nova sede do grupo. As diretoras do Passo Livre, Eliana e Sofia Cavalcante, são fundadoras e participam da comissão executiva do Movimento Mobilização Dança.

Nenhum comentário: