quantos quilos de público?

 

Quantos quilos de público?

 

 

 

 

Camareiras de hotel levam público para pesagem em novo espetáculo da Cia Corpos Nômades

 

Dia 20 de Março, às 21h, em sua sede localizada na Rua Augusta 325 – Centro, São Paulo, a Cia Corpos Nômades estreia o espetáculo contemplado pelo 4º Programa Municipal de Fomento à Dança "Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio", com coreografia e direção de João Andreazzi.

 

Hotel Lautréamont explora todo o espaço cênico, sede da companhia Corpos Nômades (O Lugar), de forma itinerante e participativa. O público é recebido por camareiras de hotel e encaminhado à pesagem, onde os bailarinos, com grandes rabos de cavalo, estão de prontidão. A somatória do peso da platéia é utilizada em cena posteriormente. Toda a coreografia traz um universo surreal e instigante. Frases saem das bocas das personagens de variadas formas: ora roendo unhas, pelo microfone, ou soprada boca a boca. Formas de animais surgem em cena, unindo corpos e expressões. As cores, a iluminação e a sonoplastia trazem um ar sombrio de antigos hotéis, onde o Conde de Lautréamont costumava se hospedar para escrever.

 

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

 

CIA CORPOS NÔMADES – material de apoio

Desde seu lançamento em 2000, a Cia Corpos Nômades já participou de diversos eventos das Artes Cênicas. Com o espetáculo de estréia  OOZE/EZOO que integrou elementos das artes cênicas contemporâneas com os elementos da cultura Hip-Hop (uma  co-produção da Bienal da Dança do  SESC de 2000, tendo como cenário o Cais de Santos-SP), integrou a programação do Balaio Brasil realizado pelo SESC São Paulo e no ano seguinte OOZE/EZOO foi selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Curitiba, fazendo logo após uma pequena  temporada no SESC Pompéia e uma  Turnê pelo interior de  São Paulo também  no ano de 2001.  Com o espetáculo Pôs-Ter fez a abertura do evento Outras Danças no SESC Ipiranga/SP em 2002 e com Remix-Pôs/Ter no ano de 2003 participou do evento Dança no Arena do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Já em 2004, esteve com o espetáculo Hyperbolikós no espaço do Itaú Cultural e no CCSP nas Semanas da Dança e em 2005, com a mesma obra, realizou uma turnê pelo interior de São Paulo, por algumas unidades do SESC, integrou a programação do Panorama SESI de Dança e o evento 4 Movimentos no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 2006. Com o espetáculo solo Nocaute no ano de 2004 apresentou-se no CCSP, Fórum Mundial de Cultura no SESC Pompéia e na Mostra de Dança de Santo André, com esse mesmo solo também integrou o Panorama SESI de Dança de 2005. Com Algum Lugar Fora do Mundo, espetáculo em comemoração aos 5 anos de existência, participou da Mostra Internacional SESC de Artes Mediterrâneo-2005, Virada Cultural da Cidade de São Paulo,  Semanas de Dança CCSP – 2005, Caravana Paulista de Teatro-2006, temporada no O LUGAR – 2007 e Caixa Cultural Rj – Teatro Nelson Rodrigues em 2008. Com Cenas Corpos Nômades em 2006 no evento Semanas de Dança - CCSP e na Virada Cultural da Cidade de São Paulo. Em 2007, Gramática Expositiva do Chão teve pré-estréia nos SESCs São José do Rio Preto e Santana, fez temporada no O LUGAR e em 2008 esteve no SESC Sorocaba, SESC Ribeirão Preto e cumpre temporada no O LUGAR até final de abril.  Já o espetáculo Fuga Fora do Tempo, teve sua estréia no evento Dança em Pauta do CCBB – SP (2007) e realizou temporada no O LUGAR em outubro de 2007. Em 2008 estréia o espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva , que permanece em temporada de 13 de junho até setembro. Ainda em 2008, novembro, Fuga Fora do Tempo volta em cartaz em O LUGAR até 14 dezembro de 2008.

Todos os trabalhos da Cia. Corpos Nômades buscam experimentar as amplas possibilidades de atuação cênica corporal, envolvendo múltiplas linguagens além da própria dança contemporânea, como teatro, vídeo-arte, música, literatura e instalações performáticas. O objetivo da Cia. é atuar na formação, criação e na difusão das artes cênicas contemporâneas.

 Nesses 9 anos a Cia. Corpos Nômades recebeu alguns prêmios, tais como: APCA 2000, Funarte - EnCena Brasil 2002, Rumos Itaú Cultural Dança 2003, Prêmio Estímulo à Dança SMCSP 2004, APCA 2005, 1º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo 2006, Funarte Klauss Vianna 2007 e 4° Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA

 

Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi

Elenco: Aldiane Dela Costa,  João Andreazzi, João Pirahy,  Mariana Mantovani,  Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades

 

SERVIÇO

Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio

O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP

Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br

Estreia 20 de Março, até 26 de abril de 2009.

Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30

Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares  Ingressos: gratuitos 

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770 / 9126 0425

www.canalaberto.com.br

Nenhum comentário: