Secult e Minc abrem inscrições para laboratório de roteiristas

Secult e Minc abrem inscrições para laboratório de roteiristas

Por Marcelo Lucena/Comunicação Social em Audiovisual

O laboratório acontece entre os dias 12 e 14 deste mês, no Sesc-Centro, de segunda a sexta, das 19h às 22h e, aos sábados, das 14h às 19h

A Secretaria de Estado da Cultura por meio de convênio com o Ministério da Cultura, e com o suporte da Olhar Brasil, abrem inscrições para o Laboratório de Roteiristas, promovido pelo alagoano René Guerra. As inscrições acontecem até às 12h, desta sexta-feira (9). O laboratório acontece entre os dias 12 e 14 deste mês, no Sesc-Centro, de segunda a sexta, das 19h às 22h e, aos sábados, das 14h às 19h.

O Laboratório de Roteiristas é uma atividade gratuita e voltada para aqueles que têm pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção audiovisual e formar mão-de-obra técnica para o audiovisual local, de acordo com as diretrizes do programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).

Poucas palavras, construção de personagens, exposição, improviso, prática de cinema e ação serão os conteúdos abordados no curso. O laboratório dispõe ainda de uma oficina de criação cinematográfica onde o roteirista desenvolve suas idéias coletivamente, apoiado por um oficineiro, aliado a uma dinâmica de grupo baseada nos workshops de roteiro do Sundance Institute (Instituto de Apoio ao Cinema Independente).

No Laboratório de Roteiristas serão ofertadas 20 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pelo oficineiro e equipe técnica do Olhar Brasil-AL, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço www.olharbrasilalagoas.blogspot.com.

Serão aceitos apenas os formulários dos candidatos que enviarem o questionário por e-mail até às 12h desta sexta-feira, 9. Mais informações no 3315.7868 (das 9 às 12h).

Biografia - René Guerra é alagoano radicado em São Paulo, formado em cinema pela FAAP. É diretor e roteirista de cinema, televisão e teatro, além de arte-educador. Está em fase de produção do curta metragem Mundo Pequeno (15′, 16 mm), e escreveu Os Sapatos de Aristeu (15′, 35 mm) - um dos curtas metragens brasileiros mais premiados em 2008.

Com Os Sapatos de Aristeu ganhou o primeiro concurso de roteiros da FAAP e foi selecionado para participar das oficinas do Festival de Berlin (Berlinale Talent Campus 2006). Em TV, foi roteirista da série 'Tudo o que é sólido pode derreter' (TV Cultura, 2009). Guerra tem experiências internacionais como stage manenger, produtor e diretor no teatro La Mama, em Nova York. Desenvolveu as oficinas 'O Argumento na Poética do Curta-Metragem' (2007) e 'A Construção do Olhar Cinematográfico' (2008), ambas no Sesc-AL.

Olhar Brasil Alagoas - O Olhar Brasil Alagoas é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição de imagem e som em plataforma de alta definição.

O projeto agrega ainda instituições parceiras que também compõem o conselho gestor, como ABD-AL, Sesc, Sesi, IZP, Ufal e Fits, além do apoio do restaurante Bodega do Sertão.

Nenhum comentário: