Programação de Cursos/Oficinas e Palestras/Encontros - de 15 a 22 de Janeiro - SP

 

 

 

 

Programação de Cursos/Oficinas e Palestras/Encontros

(de 15 a 22 de Janeiro)*

 

A partir de Portaria publicada no Diário Oficial da Cidade o secretário Carlos Augusto Calil uniformiza, em âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, o cumprimento da Lei Municipal nº 12.795 de 22 de março de 2000, determinando que em todos os eventos de natureza artística ou cultural promovidos pela pasta sejam concedidos descontos de 50% - correspondente à metade do valor de face do ingresso, aos portadores de deficiência munidos do "bilhete único passageiros especiais".

 

CURSOS/OFICINAS

 

CANTO CORAL

Com Raquel Quadros.

/ 14 anos. 65 vagas. Inscrições pessoalmente na Divisão de Ação Cultural e Educativa, de 13 a 20/1, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Centro Cultural São Paulo - Sala de Oficinas 1. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 21/1 a 28/4. 3ª, 19h. Grátis

 

DESENHO COM MODELO VIVO

Com Denise B. Brogiolo, Gisella G. Bertini e Maria Marta Keppler.

Espaço aberto de livre expressão, usando como meio o desenho de observação da figura humana.

/ 18 anos. 40 vagas. Não há necessidade de inscrição. O aluno deve levar seu material de trabalho. Centro Cultural São Paulo - Sala de Oficinas 2/Espaço Oficinas. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 21/1 a 11/12. 4ª e 6ª, 14h30. Grátis

 

TATU-BOLA EM FAMÍLIA - OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO: "QUE SOM QUE O TATU TEM?"

Com Maria Stella Contreiras.

Os carrinhos do mobiliário educativo tatu-bola recebem o público em família para esta oficina de musicalização. A partir de jogos, brincadeiras e atividades sonoras, o público poderá vivenciar diferentes elementos da linguagem musical.

/ 7 anos, acompanhados por responsáveis. 25 vagas. Centro Cultural São Paulo - Espaço Flávio Império (foyer).  Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 17/1 a 7/3. Sáb., das 11h às 13h e das 14h às 16h. Grátis

 

TATU-BOLA EM FAMÍLIA - OFICINA DE TEATRO

Com Eduardo de Paula.

Nesta oficina, os participantes utilizarão a linguagem do teatro para explorar e descobrir os diversos espaços do Centro Cultural São Paulo a partir de jogos, improvisações e criações de cenas.

/ 7 anos, acompanhados por responsáveis. 25 vagas. Não há necessidade de inscrição. Informações na Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo telefone 3397-4036. Centro Cultural São Paulo - Espaço Flávio Império (foyer). Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 20/1 a 18/2. 3ª e 5ª, 15h. Grátis

 

Última semana p/ inscrições

 

OFICINAS DE DANÇA NA OLIDO

GALERIA OLIDO / SALA DE ENSAIO / GRÁTIS

Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.

(Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô)

 

O ano começa no Centro de Dança Umberto da Silva, na Galeria Olido, com um intensivo de férias que se estende até fevereiro. A programação conta com seis oficinas, que abordam desde a dança clássica à contemporânea, passando pela educação somática, videodança e voz, elaboradas criteriosamente para proporcionar intercâmbio cultural, formação complementar e troca de experiências entre estudantes, profissionais da área e interessados em geral.

 

/ 20 vagas por oficina. Inscrições: Enviar e-mail até dia 23/1 para: nucleodedanca@prefeitura.sp.gov.br, descrevendo brevemente suas experiências e interesse em participar, e anexando currículo.  O nome da oficina deverá constar no "assunto" do e-mail, e será aceita apenas uma inscrição por vez. A proposta será analisada e a inscrição confirmada por e-mail. Grátis

 

VIDEODANÇA

Com Tomi Paasonen (Finlândia).

Uma das forças inovadoras da cena de dança européia atual, o coreógrafo finlandês tem criado vários espetáculos de dança que envolvem videoinstalações ao vivo. A oficina foi concebida para dançarinos profissionais e de nível intermediário, bem como para videoartistas interessados em explorar a relação e as diversas possibilidades, partindo de conceitos e técnicas de integrar vídeo e dança.

/ Público alvo: dançarinos com ou sem experiência, atores com intenção de desenvolver noção corporal e imagética, pessoas relacionadas à produção de vídeo dispostas a trabalhar com dança. Haverá tradução. De 15 a 23/1 (exceto dia 18/1), das 14h às 18h. Dia 23, após a oficina, haverá apresentação às 18h

 

DANÇA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE ESTUDOS COREOLÓGICOS

Com Maria Elvira Machado (Brasil).

O curso fará uma breve introdução teórica sobre coreologia: o que é, funções e análise de movimento. Serão explorados e experimentados os conceitos teóricos de Laban através de seqüências de dança contemporânea que utilizam o princípio da técnica release.

/ De 26/1 a 6/2 (exceto dias 31/1 e 1º/2), das 10h às 12h

 

DANÇA CLÁSSICA

Com Zélia Monteiro (Brasil).

A técnica clássica é proposta nesta oficina como uma maneira de sentir, perceber e conhecer o corpo e seu funcionamento e não como um treinamento rígido imposto a ele. Ela é introduzida respeitando o processo individual e a constituição física de cada aluno. Dessa forma, o balé é capaz de promover a consciência de padrões posturais inadequados e trabalhar o alinhamento ósseo-muscular, o relaxamento de tensões, o alongamento e o fortalecimento da musculatura, melhorando a postura e a coordenação.

/ De 26 a 31/1, das 15h às 18h

 

A VOZ NO CORPO

Com Norberto Presta (Itália/Argentina).

Esta oficina compartilha o trabalho desenvolvido pelo Via Rosse, centro de produção teatral fundado pelo coreógrafo ítalo-argentino, e é destinada a bailarinos que, usando o corpo como instrumento artístico, queiram aprofundar o uso da voz, da voz em movimento e da voz em ação. Cada participante deverá ter memorizado um texto de cerca de dez linhas, estudado para a oficina.

/ De 2 a 6/2, das 14h às 19h

 

DA DANÇA MODERNA À CONTEMPORÂNEA: CONCEITOS TRANSFORMANDO A DANÇA

Com Holly Cavrel (Estados Unidos).

Misturando os princípios das técnicas de Martha Graham, Doris Humphrey/Jose Limon e Moshe Feldenkrais, o trabalho da coreógrafa norte-americana explora a relação do corpo e sua intimidade com as tensões musculares dos movimentos contemporâneos, possibilitando ao aluno formar uma síntese do seu momento em relação ao seu corpo como instrumento técnico, como intérprete, criador e articulador de idéias. Ao trabalhar os elementos tempo, espaço e peso em variações complexas, com foco nas dinâmicas e significados do movimento, a expressividade do bailarino é estimulada.

/ De 9 a 11/2, das 10h às 13h

 

FELDENKRAIS SOMATICS

Com Sabine V. Heinze (Alemanha).

A oficina abrange a teoria e as lições práticas do método Feldenkrais. As práticas consistem em pequenos, suaves e complexos movimentos, evitando a dor e o desconforto. Independente de idade ou profissão, o trabalho é indicado para todos que desejam melhorar sua saúde, seu crescimento pessoal e bem-estar, reduzir riscos de lesões, dores ou tensões e  melhorar sua performance. Como instrumento complementar, o método Feldenkrais é bastante eficaz para profissionais (fisioterapeutas, psicólogos, educadores, médicos, bailarinos, atores, músicos, etc).

/ É necessário trazer um cobertor ou esteira e roupa confortável. De 9 a 13/2, das 14h às 17h

 

 

Em janeiro, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre inscrições para diversas atividades do seu Laboratório de Multimeios

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. (Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha).

LAB C     

O Laboratório de Multimeios do Centro Cultural da Juventude oferece, ao longo do ano, uma série de atividades com o objetivo de estimular o uso de sua infra-estrutura de produção de áudio, vídeo, gráfico e software-livre. A partir de janeiro, realizaremos o cadastro dos interessados em participar das variadas atividades de nossa programação.  Serão 8 atividades distribuídas ao longo do ano. Veja mais detalhes a seguir:

ESCUTA:

O Escuta é uma atividade de mapeamento e difusão musical que disponibiliza, gratuitamente, até 5 horas de estúdio para músicos interessados. Após gravação os músicos podem re-agendar o estúdio para mixar o trabalho registrado ou gravar outras faixas.

Produção Musical:

Oficina de produção com Marcelo Gregório, técnico do Laboratório de Multimeios. A atividade é destinada a músicos e aspirantes à produção musical. Durante o processo de composição serão apresentadas técnicas de edição e mixagem de áudio com os softwares Pro-tools e técnicas de composição e manipulação de áudio digital com o software Reason. A oficina tem dois meses de duração (serão 16 encontros de 3h cada).

Animação em 3D:

Oficina destinada à produção de animações em 3 dimensões, dividida em 3 módulos a serem realizados ao longo do ano. Os módulos abarcarão diferentes conceitos e etapas da animação em 3D: criação de personagens, modelagem, renderização e finalização de animações. Cada módulo utiliza software-livre Blender e tem duração de 3 meses com duas aulas semanais de 4 horas cada.

Photoshop:

Atividade prática destinada ao tratamento de imagens utilizando o software Photoshop. Diversas técnicas de produção visual e gráfica serão exercitadas em dois módulos anuais, desenvolvidos ao longo de 16 encontros de 3 horas cada.

GimP:

Atividade prática destinada ao tratamento de imagens utilizando o software livre Gimp. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de 3 horas cada, onde diversas técnicas de produção visual e gráfica serão exercitadas.

Final Cut:

Atividade prática destinada ao exercício de técnicas de edição e finalização de obras audiovisuais, a ser desenvolvida por meio do software Final Cut. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de 3 horas cada.

Cinelerra:

Atividade prática destinada ao exercício de técnicas de edição e finalização de obras audiovisuais, a ser desenvolvida por meio do software livre Cinelerra. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de 3 horas cada.

Agendamento das ilhas de vídeo:

O Laboratório de Multimeios possui 09 ilhas de edição de vídeo. São 6 Minimac G4 e 2 PowerPC G5, rodando o software Final Cut e um 1 PC de sistema operacional Linux/Ubuntu, rodando Blender e Cinelerra. As ilhas podem ser solicitadas via agendamento na recepção do CCJ.

O cadastro dos interessados em participar das oficinas poderá ser feito na recepção do CCJ, de terça a sábado, das 10h às 20h, ou de domingo, das 10h às 18h, até o dia 15 de fevereiro. As inscrições para o "Escuta" e o "Agendamento das Ilhas" podem ser feitas o ano todo.

 

Mais Informações: lab.ccj@gmail.com

 

PALESTRAS/DEBATES/ENCONROS

 

A CONSTRUÇÃO DA ESCALA MUSICAL

Com Arnaldo Oliveira.

A música ocidental é, basicamente, o resultado da combinação de onze sons ou notas que formam o que é denominado escala. Neste encontro, será explorado um pouco da história das escalas musicais, com foco nas relações matemáticas e físicas entre as notas.

/ Biblioteca Pública Mário Schenberg. Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3672-0456.

Dia 22/1, 15h. Grátis

 

DANÇA DE SALÃO - O GRANDE BAILE

Com Luiz Anastácio.

Atividade aberta de dança de salão. Não há necessidade de inscrição. Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 21/1 a 6/5. 4ª, 12h. Grátis

 

PSICODRAMA

Coord.: Cida Davoli. Realização: Associação Amigos do CCSP.

Atividade desenvolvida inicialmente em 1921 pelo psiquiatra austríaco naturalizado norte-americano J.J. Moreno. Com base na dramatização seguida por discussão, propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. No CCSP, cada sessão - aberta a todos os interessados - é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências.

/ Não é necessário fazer inscrição. Informações na Divisai de Ação Cultural e Educativa pelo telefone 3397-4037. Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Dias 17, 24 e 31/1. Sáb., das 10h30 às 13h. Grátis

 

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS EM BIBLIOTECA

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO / SALA DE LEITURA INFANTO-JUVENIL DA BIBLIOTECA SÉRGIO MILLIET / GRÁTIS

Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô.

 

HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS

Cia. Meninas do conto.

Narração de contos tradicionais brasileiros e internacionais. A apresentação será composta por canções tradicionais e outras criadas especialmente para os contos, assim como figurinos e adereços.

/ Dias 17 e 18/1, 14h30

 

*programação sujeita a alteração

 

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Juliana Gola

Tel.: 3224-0641 ou 3397-0000 R: 0050 ao 0055

E-mail: smcprogramacao@prefeitura.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cultura

 

 

Nenhum comentário: