Espetáculo de dança Puntear no CCSP com a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros - dias 17 e 18, 24 e 25/01 - Grátis

 

Espetáculo de dança Puntear no CCSP

com a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros

dias 17 e 18, 24 e 25/01

 

 

 

Por meio da improvisação em dança e em música, os intérpretes e criadores de Puntear exploram espaços não convencionais, para desenvolver composições de movimento e musical. Inspirada na arquitetura, sons e ambiente, a performance nasce da leitura corporal e sensorial do espaço.

Os integrantes da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros se distribuem pela área, chamando a atenção do público para diversos ângulos do espaço, entretendo e possibilitando abrir novos olhares para o lugar. A meta é a transformação da dinâmica cotidiana.

A pesquisa de linguagem corporal é baseada no treinamento do contato improvisação, da dança-teatro e da ocupação de espaços não convencionais, pesquisa que o diretor Alex Ratton desenvolve há mais de dez anos como integrante da Cia. Nova Dança 4, sob direção de Cristiane Paoli Quito.

"Cada apresentação é única até quando feita no mesmo espaço,  consideramos a sonoridade e a freqüência de pessoas no momento. O cotidiano do lugar é incorporado na performance. Antes da apresentação, vamos ao local observar as possibilidades de movimento e interferência", fala o diretor Alex Ratton.

 

 

Histórico da Companhia

 

A Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros iniciou seus trabalhos em 2006 e nesse mesmo ano foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna com o projeto de pesquisa Puntear. Como parte dessa pesquisa, em 2007 realizou diversas apresentações em espaços não convencionais como praças, escolas e outros espaços públicos nas cidades de São Paulo, Piracicaba, Orlândia e Santos.

Em agosto de 2007, participou da abertura do evento Som da Fábrica em comemoração aos 25 anos do Sesc Pompéia, com a apresentação Intervenções.

Em 2007, a Cia. foi convidada para a Bienal Sesc de Dança, onde apresentará o espetáculo Puntear na Pinacoteca Benedito Calixto em Santos.

Também em 2007, o projeto de montagem cênica Ponto de Fuga foi selecionado pelo PAC - Programa de Apoio à Cultura.

A Cia. tem como base de sua pesquisa as inter-relações entre as linguagens da dança e da música e é constituída por um diretor e seis intérpretes-criadores que dançam e tocam instrumentos como acordeon, piano, violão, escaleta, percussão, baixo e voz.

A diversidade de formação de seus integrantes, que passa pela dança contemporânea, balé clássico, contato improvisação, dança teatro, artes marciais - aikido e kempo indiano - clown, música erudita e popular, proporcionou naturalmente a descoberta de uma linguagem híbrida oriunda da mistura espontânea do universo particular dos artistas e das inter-relações entre as linguagens da música e da dança.

A pesquisa de linguagem corporal baseia-se no treinamento do contato improvisação e da dança teatro, bem como a ocupação de espaços não convencionais, pesquisa que o diretor vem desenvolvendo há mais de dez anos como integrante da Cia. Nova Dança 4 sob direção de Cristiane Paoli Quito.

A Companhia desenvolve seus espetáculos tanto para teatros tradicionais como para espaços não convencionais (praças, edifícios, históricos ou públicos, escolas).

 

 

Ficha técnica:

Grupo: Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Direção: Alex Ratton Sanchez

Direção musical: Débora Marcussi

Intérpretes-criadores: Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Débora Marcussi e Laila Padovan

Figurino: Iara Wisnik

Produção: Leandro Taveira e Zeca Duarte

 

 

Serviço:

Espetáculo: Puntear

Gênero: dança contemporânea

Sinopse: inspirada na arquitetura, sons e ambiente, o espetáculo Puntear nasce da leitura corporal e sensorial do espaço

Local: espaços abertos, próximos ao jardim, ao Grafitti e a sala Adoniran Barbosa

Temporada: 17 e 18, 24 e 25 de janeiro

sábados e domingos, às 16h

Duração: 50 minutos

Gratuito                                                                                           

Recomendação de faixa etária: livre

Contato: Leandro Taveira

Tel.: (13) 3021-8772/(13) 9721-2684

E-mail: damasemtransito@viaarteproducoes.com.br

 

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE CULTURA

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP

<http://www.centrocultural.sp.gov.br>

Atendimento ao público:  tel. (11) 3383-3402

E-mail: imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br

Galeria de fotos: <www.centrocultural.sp.gov.br/imprensa>

ATENDIMENTO À IMPRENSA:  tel. (11) 3397-4063/4064

 Iris Fernandes

 

 


Nenhum comentário: