XXVII Reunião de Ministros do Mercosul Cultural

XXVII Reunião de Ministros do Mercosul Cultural


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, da XXVII Reunião de Ministros do Mercosul Cultural, que será realizada às 9h30, no Palácio Gustavo Capanema, Sede do MinC no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Brasil fará a entrega da Presidência Pro-Tempore do Mercosul Cultural ao Paraguai e apresentará os resultados de sua gestão.

Dentre os principais temas que serão tratados na Cúpula de Ministros do Mercosul, está a aprovação do Sistema de Informação Cultural (SICSUR) - resultado da série de seminários promovidos pela Argentina e pela Venezuela, nos quais o Brasil também participou.

Ainda será apresentada a conclusão dos trabalhos realizados sobre o Museu Vertical da América Latina e do Caribe e submetida à aprovação a implantação da Secretaria Técnica Permanente do Mercosul Cultural, a ser instalada em Buenos Aires, na Argentina.

Presidência Pro-Tempore Brasileira

Nesta 27ª reunião de ministros - que marca o período em que o Brasil presidiu o Mercosul Cultural, ao longo do segundo semestre deste ano - serão apresentadas as informações sobre o período em que o país promoveu trabalhos em diversas áreas e segmentos da Cultura, assim como aprovados os parágrafos a serem inseridos no Comunicado Conjunto dos Presidentes da República do Mercosul.

Dentre os assuntos que serão abordados, o resultado das iniciativas relacionadas à Diversidade Cultural realizadas no âmbito do Mercosul, que será apresentado pelo presidente da Fundação Nacional das Artes, Sérgio Mamberti, e o do II Encontro Sul-Americano das Culturas Populares, ocorrido no mês passado, em Caracas.

O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, irá falar sobre as ações voltadas para o setor como, por exemplo, o intercâmbio e o fomento à produção e difusão cinematográfica. Já o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, irá abordar a implantação do Centro de Estudos do Patrimônio, no Rio de Janeiro, que irá formar gestores da América do Sul e de países da comunidade de língua portuguesa. Por sua vez, o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, irá apresentar a experiência de êxito do Cultura Viva, os Pontos de Cultura.

Durante a Semana do Mercosul Cultural, promovida de 1º a 6 de dezembro, no Brasil, foi realizada a II Jornada do Selo do Mercosul Cultural, que teve por objetivo discutir os ajustes entre as áreas para a implementação do Selo Cultural do Mercosul, e a XXVII Reunião do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural, encontro preparatório para a reunião de ministros.

(Texto: Narla Aguiar, Comunicação Social/MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/04/reuniao-de-ministros-do-mercosul-cultural/

Finbnte MinC / DUO

Nenhum comentário: