Zikzira representa o Brasil em encontro internacional de artes na Suíça

 

ZIKZIRA REPRESENTA O BRASIL EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES NA SUÍÇA

 

IETM vai reunir cerca de 600 membros de organizações profissionais ligadas às artes performativas em Zurique; objetivo é incentivar a cooperação e a troca de experiências cênicas

 

Com seu caráter multidisciplinar, enraizado na colaboração e dedicado a descobrir uma imaginação coletiva, a Cia. Zikzira Teatro Físico já conquistou um lugar de destaque no cenário nacional das artes contemporâneas. Prova disso é que o grupo é o único a representar o Brasil no Internacional Network for Contemporary Performing Arts, da rede IETM (Informal European Theatre Meeting), que acontece até o dia 9 de novembro, em Zurique, Suíça. O encontro reúne cerca de 600 membros de organizações profissionais ligadas às artes dramáticas e musicais para criar redes de intercâmbio e incentivar a inovação das artes de palco, a cooperação e a troca de experiências. Além do Brasil, participam outros 50 países da América, Europa e do Médio Oriente.

Este ano, o tema geral do evento é "misunderstanding", um dos fenômenos mais comuns em qualquer esfera da comunicação. A proposta é discutir o conceito como um dos mais valiosos processos do senso da criação, considerando que decisões e opiniões frequentemente são baseadas em interpretações equivocadas e deixando de lado a existência de uma verdade absoluta. As discussões permeiam a idéia de que os vários sentidos e significados obscuros são, de fato, a essência da arte e da cultura.

Nesse contexto, o teatro físico representa com louvor as multifaces do corpo, que se revela como intenção, acontecimento e resultado do projeto e provoca diferentes reações nos espectadores. "Isso é uma característica da Zikzira, por exemplo. Aplauso, frenesi, inquietação, perplexidade. É nesse momento que o trabalho se encerra, quando se manifesta em um outro corpo de forma singular", ressalta a bailarina e coreógrafa Fernanda Lippi, co-fundadora da Zikzira ao lado do cineasta europeu André Semenza.

Criada em 1999, em Londres, a companhia inaugurou, em 2006, o Zikzira Espaço Ação em Belo Horizonte. O local também abriga a sede do grupo na capital mineira. Ao longo dos anos, Fernanda e Semenza coreografaram e dirigiram mais de dez trabalhos que circularam tanto no Brasil quanto na Europa. Entre eles, destacam-se o longa-metragem "As Cinzas de Deus" (2003) e "Eu vos liberto" (2007), inspirado na tragédia grega "Hipólito", de Eurípedes. Cada projeto conta com a participação de um novo elenco, entre atores, bailarinos, cantores, cineastas, designers de luz, artistas gráficos, artistas plásticos, figurinistas e músicos.

            O IETM nasceu da união de mais de 400 organizações profissionais, com o intuito de estimular a qualidade e o desenvolvimento das artes performativas, facilitando a comunicação entre uma rede de membros que valorizam a diversidade cultural e as oportunidades de criações colaborativas.


Nenhum comentário: