A Mulher Desiludida - Teatro SP



Inspirada em Simone de Beauvoir, reestréia Ensaio Para Inverno, de Tony Giusti

 

Em curta temporada no Espaço Pyndorama, peça de Tony Giusti

criada a partir do conto A Mulher Desiludida retrata universo feminino

 

Einat Falbel e Eliane Sombrio em cena com o espetáculo Ensaio Para Inverno, de Tony Giusti. Crédito: Lígia Jardim

 

            Livremente inspirada no conto A Mulher Desiludida, da intelectual francesa Simone de Beauvoir, a peça Ensaio Para Inverno, escrita e dirigida por Tony Giusti, cumpre nova temporada entre 24 de outubro e 28 de novembro, no Espaço Pyndorama, sempre às sextas-feiras. A montagem aborda o universo feminino e reúne no elenco as atrizes Eliane Sombrio e Einat Falbel. Ensaio Para Inverno estreou em julho de 2005 no Teatro Augusta. Durante o ano de 2006, realizou apresentações no CEU Aricanduva e participou do Festival de Teatro de Mogi Mirim, no qual recebeu os prêmios de 2º melhor espetáculo; melhor atriz para Einat Falbel e melhor figurino e cenário para Osvaldo Gonçalves, além das indicações de atriz para Eliane Sombrio, direção para Tony Giusti, iluminação para Eduardo Reis e trilha sonora para Lucas Vasconcelos. Em 2007, esteve em cartaz no Teatro Cacilda Becker.

Escrito em 1968, o conto apresenta uma mulher diante da confissão de traição do marido. Na montagem, como no conto, o tema central é a mulher e seu papel dentro da sociedade: a busca por seus valores, a sensação de inadequação, a necessidade de adaptação ao mundo. Após a confissão que abre a peça, Estela - dona de casa dedicada, mãe zelosa, esposa fiel - precisa reconstruir suas memórias a partir dessa nova perspectiva e redescobrir sua identidade, que havia sido construída em torno do casamento.

 

 

O diretor e dramaturgo Tony Giusti traz a personagem para os dias de hoje. "Ampliamos a discussão, que no conto é um assunto quase particular, trazendo-a para um universo muito mais amplo, a condição feminina e seus atuais questionamentos. Há riscos quando nos propomos a tratar de temas arquetipicamente universais. Propomos-nos a corrê-los. Sem a pretensão de oferecer soluções, mas sim uma possibilidade de discussão", afirma.

Refletindo a evolução feminina ocorrida nos 40 anos decorridos entre o conto e a peça, a personagem de Noeli, a amante, ganha destaque na montagem. Profissional bem sucedida, ela é o retrato da mulher atual das metrópoles, que, como ela, recusa "o tradicional papel de esposa, mulher, companheira de solidão". Aquilo que é a essência da vida de uma das personagens é o que falta na outra: Noeli é, assim, o avesso de Estela. Mas o julgamento de valores fica de fora, e não há certo ou errado: também Noeli acaba descobrindo um vazio em sua vida. "São duas mulheres que se entrelaçam e se completam", afirma a atriz Eliane Sombrio. 

A cenografia, de Osvaldo Gonçalves, que também assina os figurinos, é composta por tapetes e telas brancas que, por meio da iluminação de Eduardo Reis, criam efeitos de sombras e cores que pontuam as mudanças de clima da peça. O figurino, em vermelho, simboliza os sentimentos das personagens, e a trilha sonora de Lucas Vasconcelos busca conduzir a platéia à reflexão.

A peça é fruto da pesquisa de linguagem desenvolvida pelo Nosso Grupo Cia. de Teatro, de Tony Giusti, e pela Confraria das Pequenas Mentiras, de Einat Falbel e Eliane Sombrio. A dramaturgia foi elaborada a partir das idéias, sugestões e opiniões das atrizes. As duas se revezam no papel dessas e das outras mulheres da peça: duas amigas e a filha de Estela, solteira e independente. Quanto ao marido, ele é representado apenas por um velho paletó pendurado no mancebo.

 

Serviço:

Ensaio Para Inverno

Duração: 50 minutos

Recomendação: 14 anos

Gênero: Drama

Temporada de 24 de outubro a 28 de novembro

Sextas-feiras às 21h30

Ingressos: R$ 20

Meia entrada para idosos, estudantes e classe teatral

Capacidade: 60 lugares

Espaço Cultural Pyndorama

Endereço: Rua Turiaçu, 481

Tel. (11) 3871-0373

Não aceita reserva

Bilheteria abre duas horas antes do espetáculo

Estacionamento conveniado no local

 

Ficha técnica: 

ENSAIO PARA INVERNO, de Tony Giusti

Texto (livremente inspirado no conto "A Mulher Desiludida", de Simone de Beauvoir) – Tony Giusti

Direção – Tony Giusti

Direção Musical - Lucas Vasconcelos

Produção – Confraria das Pequenas Mentiras e Nosso Grupo de Teatro

Cenografia – Osvaldo Gonçalves

Figurinos – Osvaldo Gonçalves

Iluminação – Eduardo Reis

Assessoria de Imprensa - Boca de Cena Comunicação

Elenco - Einat Falbel e Eliane Sombrio

Realização – Confraria das Pequenas Mentiras e Nosso Grupo de Teatro

 

Tony Giusti

Sérgio Antonio Giusti é ator, dramaturgo e diretor. Em 2001, foi classificado em 2º lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia de Textos Inéditos - Prêmio Paulo Pontes com a peça Arena, publicada pela Editora Universitária da Paraíba e encenada com direção de João Paulo Leão. Em 2002, foi condecorado com a Ordem Sereníssima da Lyra de Bronze pelo conto Os Olhos que não são Meus, em concurso realizado pela SHAN Editores de Porto Alegre. Estreou seu primeiro texto nos palcos em 2002, ao dirigir a primeira produção de teatro adulto do Nosso Grupo Cia. de Teatro, a comédia Elas são Demais!, que permaneceu dez meses em temporada ininterrupta por vários teatros de São Paulo. Em 2003, a convite do Grupo TAPA (contemplado com o projeto Municipal de Fomento ao Teatro), estréia seu primeiro espetáculo infantil: o musical A Alma sem Menino. Bombom, o Lobinho Mau foi o segundo musical infantil que escreveu e dirigiu. Como ator, participou, com o TAPA, das seguintes montagens: Camaradagem, premiada como melhor peça de 2007 pela APCA; Amargo Siciliano, Rumo à Cardiff, As Viúvas, O Telescópio, Ivanov, Moço em Estado de Sítio, A Casa de Orates, Morte e Vida Severina, Rastro Atrás e Vestido de Noiva. Também com o grupo, dirigiu Os Atores de Boa Fé. Atuou ainda em Palhaço de Zero a P, com direção de Marcus V. A. Camargo e trabalhou como assistente de direção em Viagem ao Centro da Terra, dirigida por Rikardo Karman. Atualmente, além de Ensaio para Inverno, dirige outro musical infantil de sua autoria: O Jardim dos Duendes.

 

Einat Falbel

Atriz, diretora e bailarina, leciona no Teatro Escola Macunaíma, onde é preparadora corporal, professora de interpretação e diretora. Formada pelo Teatro Escola Célia Helena. Licenciada em Educação Artística pela FIAM-FAAM Centro Universitário. Como atriz, suas atuações mais recentes foram nas peças Senhora dos Afogados, direção de Zé Henrique de Paula; O Sol Nasceu para Todos, direção de Vany Alves; Fracasso, direção de Mônica Granndo e Ensaio para Inverno, direção de Tony Giusti, por cuja atuação recebeu o prêmio de melhor atriz em 2006 no Festival de Teatro de Mogi Mirim. Atuou ainda em espetáculos do Grupo Tapa como As Viúvas, direção de Sandra Corveloni e A Casa de Orates, direção de Brian Penido; O Califa da Rua do Sabão, direção de Norival Rizzo; O Telescópio, direção de Zé Carlos Machado; Moço em Estado de Sítio e Vestido de Noiva, ambos com direção de Eduardo Tolentino e Morte e Vida Severina, direção de Silney Siqueira, entre outros; e de peças da Cia do Feijão como Antigo 1850, O ó da Viagem e Movido a Feijão, as três com direção de Pedro Pires. Participou do longa-metragem O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hambúrguer. Dirigiu, na Caixa Econômica Federal, leituras das peças Se correr o bicho pega se ficar o bicho come, de Oduvaldo Viana Filho, e Alta Vigilância, de Jean Genet.

 

Eliane Sombrio

Atriz e produtora cultural, atuou nos espetáculos infantis Antes que o Feitiço se Espalhe, da Cia Eugenioslávia de Teatro, pelo qual foi indicada ao Prêmio Pananco de Teatro de Melhor Atriz; Bruxas, da Mister Produções; Os Três Mosqueteiros e Peter Pan em uma Aventura no Circo; e dos adultos Viagem até o Viajante, com a Cia dos Viajantes; Hamlet Machine e Dom Casmurro, entre outros. Produziu as peças Parque Indústria, A Hora da Estrela, Era Uma vez...Jack o Estripador, Bar da Noite e Arrasada, entre outras, e eventos culturais como o 1o Encontro Nacional do Circo Novo, no SESC Belenzinho. Trabalhou durante cinco anos no Teatro Augusta como gerente administrativa e curadora. Atualmente trabalha na Fontes e Realizações produzindo espetáculos teatrais e integra a Cia Confraria das Pequenas Mentiras.

 


--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Oficineiros Do Satyros" em Grupos do Google.
 Para postar neste grupo, envie um e-mail para oficineiros-do-satyros@googlegroups.com
 Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para oficineiros-do-satyros+unsubscribe@googlegroups.com
 Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/oficineiros-do-satyros?hl=pt-BR

-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---






 

 

 

BOCA DE CENA COMUNICAÇÃO

(11) 3711-7330/(11) 9412-0919

Bibi Piragibe: bibi@bocadecenacomunicacao.com.br

Paulo Bueno: paulo@bocadecenacomunicacao.com.br

 

 

 

 


Nenhum comentário: