Novo trabalho da Cia. Zikzira cria atmosfera de sorção entre teatro e fotografia

NOVO TRABALHO DA CIA. ZIKZIRA CRIA ATMOSFERA DE SORÇÃO ENTRE TEATRO E FOTOGRAFIA

 

Espetáculo gratuito reúne Cia. Zikzira e artista visual do Hibridus Dança em proposta de interação entre universos distintos que se conectam

 

A performer Macarena Campbell encena o novo espetáculo assinado pela Cia. Zikzira de Teatro Físico. "500 palavras em uma bolinha de ping pong" será apresentado gratuitamente dias 28 e 29 de outubro no Zikzira Espaço Ação. A data também marca o encerramento do projeto "Solilóquio 2008", que dessa vez traz a Belo Horizonte o artista visual Pedro Bastos, membro do grupo Hibridus Dança, de Ipatinga. A proposta é experimentar uma atmosfera de sorção, na qual os artistas interajam em universos distintos, porém conectados, criando um jogo cênico de teatro e fotografia durante as apresentações solo.

O espetáculo é resultado do trabalho "Devised Theatre" (processo no qual são criadas, em conjunto, as ferramentas de uma peça) da Zikzira e do Hibridus, com foco na decodificação de identidade. "As performances têm o mesmo ponto de partida, a mesma pesquisa de linguagem, revelada em dois corpos distintos e independentes. Ambas se pautam pela experiência do corpo do ator e pelo espírito da série Solilóquio", observa a coreógrafa e bailarina Fernanda Lippi, co-fundadora da Zikzira ao lado do cineasta europeu André Semenza. A parceria da Zikzira com o Hibridus Dança, companhia criada em 2002 e reconhecida no cenário nacional, leva a tecnologia ao encontro da poesia, demonstrando o não confinamento da linguagem nas suas formas de abordagens cênicas.

"500 palavras em uma bolinha de ping pong" é o décimo trabalho da Cia. Zikzira e o primeiro em caráter estúdio. "O público verá um corpo tomado pelo agora e em busca de identidade", conta Macarena. Pedro Bastos estréia seu trabalho no projeto "Solilóquio" em um universo poético-tecnológico entre sorções. "É uma procura compulsiva de evidências, uma tentativa de resgatar a memória através de uma imagem registrada na fotografia e sistematicamente trazida de volta", relata Bastos.

Cada apresentação do "Solilóquio" é uma oportunidade para que o público se torne testemunha de um ato de ações físicas do performer. A proposta central é permitir ao artista a realização de cenas individuais e, ao espectador, um debate sobre o processo criativo da obra. "O corpo manifesta os pensamentos e emoções em monólogos ou solos sem, necessariamente, se dirigir especificamente a qualquer ouvinte", conclui Fernanda. O debate entre ator e platéia ao final de cada apresentação é parte essencial desse projeto, que teve início em maio deste ano com o espetáculo "Global Warning", apresentado pelo premiado bailarino sul-coreano Sung Hwa Kim, seguido de "Entre Contenções", criado pelo performer paulista Eduardo Fukushima e mediado pela professora da PUC-SP e crítica de dança Helena Katz (PUC/SP).

A Cia. Zikzira Teatro Físico tem patrocínio cultural do Programa Cena Minas.

AGENDA
MACARENA CAMPBELL (ZIKZIRA) E PEDRO BASTOS (HIBRIDUS)

 

Data: 28 e 29/10 (20h)

Local: Zikzira Espaço Ação (Rua Laplace, 18A - Santa Lúcia / BH-MG)

Contato: (31) 3293-0833

ENTRADA FRANCA - Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes do espetáculo. Censura Livre.


Nenhum comentário: