Arte Brasileira no Acervo do MAC USP

 

Arte Brasileira no Acervo do MAC USP

 

 

O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura, no dia 14 de outubro às 19 horas, a exposição Arte Brasileira no Acervo do MAC USP, mostra com 210 obras que retoma a trajetória do Modernismo, passando pelas artes dos anos de 1950 até o início do século XXI. O exercício de reflexão nessa mostra passa, ainda, por propostas que vão da experiência visual pura às manifestações vanguardistas, aos seus impasses e desdobramentos. Reconstitui elos das atividades experimentais elaboradas a partir da necessidade de transformar arte em vida e ação. A exposição está segmentada em quatro núcleos:

 

O Modernismo e Seus Desdobramentos reúne obras significativas de artistas que foram construtores do modernismo brasileiro, como Anita Mafatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Antonio Gomide, Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery, Lasar Segall e Flávio de Carvalho. No núcleo Tendências Abstratas/Tendências Construtivas encontram-se os artistas do acervo que marcaram sua trajetória com uma produção no espaço das tendências informais ou nas tendências construtivas, como Ivan Serpa, Luiz Sacilotto, Waldemar Cordeiro, Manabu Mabe e Samson Flexor.

 

Impactos da Nova Figuração apresenta um conjunto de artistas que ao longo dos anos de 1960 atuaram e promoveram novas transformações nas artes, participando da redefinição conceitual que se operava no entendimento da arte e de sua prática e adotando novos modos de usar os materiais que dão suporte à idéia artística uma nova forma de invenção ao produzir a arte. Entre os artistas deste núcleo estão Wesley Duke Lee, Antônio Dias, Rubens Gerchman e Nelson Leirner. Por último, o núcleo Novas Pesquisas/Novos Conceitos lembra a constituição da Jovem Arte Contemporânea (JAC), na década de 1970, quando o MAC USP iniciou sua aposta em artistas emergentes, entre eles José Resende, Victor Ribeiro, Dudi Maia Rosa e Cildo Meireles.

 

A exposição pode ser visitada até fevereiro de 2009. A entrada é gratuita. As visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 11 3091.3328.

 

 

 

Exposição                  Arte Brasileira no Acervo do MAC USP

Curadoria                   Lisbeth Rebollo Gonçalves

Abertura                     14 de outubro de 2008, 19 horas

Encerramento             fevereiro de 2009

Funcionamento           terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados, domingos

                                   e feriados das 10 às 16 horas

Local                           MAC USP Cidade Universitária

                                   Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária

Telefone                     11 3091.3039

Agendamento             11 3091.3328

                                   Entrada franca

                                   www.mac.usp.br

 

 


MAC USP – Imprensa e Divulgação

Sérgio Miranda – (11) 3091.3018 / 3091.1118 – smiranda@usp.br

Nenhum comentário: