(SP) Debate entre autores no Sesc Consolação!!!

CARTOGRAFIA WEB-LITERÁRIA
O que é: Série de encontros e debates entre autores contemporâneos e escritores do mundo digital.
Onde: Sesc Consolação
Quando: 12 a 16 de agosto
Horário: a partir das 19h

Programa dos encontros:


12 terça 19h
as zonas de exclusão do mercado literário e o papel da internet

Na primeira noite do evento, escritores e intelectuais de várias regiões do país debaterão sobre o mercado editorial brasileiro e as dificuldades para a inserção de autores que não publicam ou não transitam pelo eixo sul (onde há a concentração de capital, editoras e empresas de distribuição). A Internet veio reconfigurar a cartografia literária brasileira? Em que sentido a Internet contribui para o fortalecimento e fomento da Literatura? A qualidade das criações literárias foi influenciada de alguma maneira pela Internet?

Debatedores:

Heloisa Buarque de Hollanda [pesquisadora e curadora] – RJ
Fabrício Carpinejar [poeta e blogueiro] – RS
Carlos Emílio C. Lima [ficcionista e editor] – CE
Vicente Franz Cecim [poeta] - PA
Raimundo Carrero [ficcionista e professor] - PE

Mediador: Edson Cruz [poeta e editor do portal Cronópios] - SP

Encerramento: Leitura de textos com os escritores e Performance apresentada por Lúcio Agra



---------------------------------
13 quarta 19h
publicação e distribuição da literatura em tempos digitais

A segunda noite recebe escritores e editores que começaram, ou firmaram sua escrita e interferência no meio literário, em blogs, sites ou coletivos de literatura. Quais os caminhos da publicação e da distribuição da literatura em tempos de Internet e a importância de sites e blogs na trajetória de autores, iniciantes ou não, serão os temas do debate. Haverá telões onde os sites e blogs poderão ser mostrados e comentados.

Debatedores:

Clarah Averbuck (http://adioslounge.blogspot.com/)
Ana Paula Maia (http://killing-travis.blogspot.com/)
Cardoso (André Czarnobai)(http://qualquer.org/salsbury/ )
Artur Rogério NÓS PÓS coletivo de Recife (www.nospos.blogspot.com)
Lima Trindade, editor do VERBO 21/BA (http://www.verbo21.com.br/)

Mediação: Fabrício Carpinejar (poeta e blogueiro, http://www.fabriciocarpinejar.blogger.com.br/)

Encerramento: Leitura de textos e discotecagem com DJ Malásia



---------------------------------
14 quinta 19h
interfaces da literatura na web

A terceira noite do Cartografia contará com criadores e especialistas nas ferramentas e recursos agregados aos conteúdos de literatura na Internet. Todos os debatedores possuem contribuições relevantes e destacam-se na área com trabalhos apurados tanto técnica quanto esteticamente. A discussão girará em torno das interfaces em meio eletrônico — o diálogo com as artes plásticas, música, HQs, animações. O diálogo da literatura com outras artes ganha maiores contornos na Internet?

Debatedores:

André Vallias, poeta e editor do ERRÁTICA/RJ (http://www.erratica.com.br/)
Pipol, webpoeta e editor do PORTAL CRONÓPIOS/SP (http://www.cronopios.com.br)
Mardònio França, poeta e editor do CORSÁRIO/CE (http://www.corsario.art.br/)
Fábio Oliveira Nunes, poeta multimídia e co-editor do site Artéria 8/SP (http://www.arteria8.net).

Mediação: Lucio Agra, professor e performer (http://www.myspace.com/lucioagra)

Encerramento: Apresentação de André Vallias com vídeo-poemas e traduções.



---------------------------------
15 sexta 19h
apreciação e crítica dos conteúdos de literatura veiculados na internet

A última noite de debates contará com a participação de acadêmicos e editores-poetas de publicações eletrônicas que circulam e ganharam o respeito das universidades, estudantes, professores e escritores. A discussão passará pelo olhar da comunidade científica e acadêmica sobre os conteúdos gerados e veiculados na Internet. Há a possibilidade de uma crítica confiável, estabelecida coletivamente, sobre os conteúdos da própria internet. O volume de acessos e as ações colaborativas são balizadores da qualidade de um site, ou de uma tendência contemporânea para geração democrática do conhecimento?

Debatedores:

Ivan Marques (doutor em literatura brasileira e professor da Universidade de São Paulo; foi diretor do programa Entrelinhas) (www.cronopios.com.br/tvcronopios/conteudo.asp?id=37)
Paulo Franchetti (professor e diretor da editora Unicamp) (http://www.unicamp.br/~franchet/)
Márcio-André, editor da CONFRARIA/RJ (http://www.confrariadovento.com/)
Linaldo Guedes editor do CORREIO DAS ARTES/PB (www.cd-artes.blog.uol.com.br)
Floriano Martins editor da REVISTA AGULHA/CE, http://www.revista.agulha.nom.br/]

Mediadora: Leda Tenório da Motta (Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC SP, pesquisadora do CNPq, crítica literária e tradutora.)

Encerramento: Márcio-André apresenta uma roldana de palavras-poesia-máquina de desautomatizar munido de vozes, violino e outros objetos sonoros.



---------------------------------
16 sábado 15h
Sarau Cartográfico

Participação de autores, blogueiros, internautas, convidados, Djs, performers, poetas, editores. Leituras e bebericagem.


---------------------------------

Todas as mesas terão transmissão Ao Vivo pela TV Cronópios e poderão ser acompanhadas pelo Portal Cronópios (www.cronopios.com.br). Além disso, o portal disponiblizará um CHAT para você enviar suas perguntas para a mesa em tempo real. Fique conectado!

Curadoria do Cartografia Web Literária-2008
Francis Manzoni (SESC Consolação)
Edson Cruz (Cronópios)




---------------------------------
biografia dos convidados

Ana Paula Maia é carioca e autora dos romances "O habitante das falhas subterrâneas" (7 letras - 2003) e "A Guerra dos Bastardos" (Língua geral - 2007). Participa de diversas antologias, entre elas, "25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira" (Record - 2004). Em 2006 publicou na internet a novela "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos". Mantêm o blog Killing Travis (www.killing-travis.blogspot.com).
André Vallias é poeta, designer gráfico e produtor de mídia interativa. É paulista onde se formou em Direito pela USP. Começou a criar poemas visuais em 1985, usando a técnica serigráfica que aprendeu com o artista e editor Omar Guedes. De 1987 a 1994, viveu na Alemanha, onde, influenciado pelas idéias do filósofo Vilém Flusser, orientou suas atividades para a mídia digital. Em 1990, foi co-curador (com Friedrich W. Block e Valeri Scherstjanoi) da exposição "Transfutur – poesia visual da União Soviética, Brasil e Países de língua alemã" (Kassel e Berlim). Com Friedrich W. Block, organizou a primeira mostra internacional de poesia feita em computador: "p0es1e-digitale dichtkunst" (Annaberg-Buchholz, 1992). Em 2003, foi agraciado com o Prêmio Sergio Motta de Arte & Tecnologia pelo poema interativo ORATORIO. Em 2004, criou a revista on-line Errática, editada com a colaboração do poeta e ensaísta Eucanaã Ferraz: http://www.erratica.com.br
Artur Rogério é de Paulista, mas morou até a adolescência em Barreiros, Mata Sul de Pernambuco. Estuda História e Letras em Recife. Criou o Grupo de Teatro Reticências, o Cineclube AZouganda e o Cineclube Cabidela. Tem vários livros não publicados. É idealizador e produtor do Nós Pós, eventos que marcam Recife com a divulgação da literatura contemporânea de Pernambuco. (www.nospos.blogspot.com))
Cardoso (André Czarnobai) nasceu em Porto Alegre, RS. É ficcionista y não-ficcionista, gongorista, jornalista, roteirista, consultor criativo, webshaman extraordinaire, webdesigner autodidata, desenhista, preparador de original, tradutor, intérprete, produtor musical, DJ, MC etc. Foi um dos criadores do histórico CardosOnline. Atualmente, dizem que bloga no http://qualquer.org/salsbury/
Carlos Emílio C. Lima é escritor nascido no CE, poeta, editor, ensaísta, antidesigner. Autor dos romances A Cachoeira das Eras - A coluna de Clara Sarabanda (1979); Além, Jericoacoara - Observador do Litoral (1982); Pedaços da História Mais Longe (1997) e O romance Inédito e esquecido de Jorge Amado na voz da velha e negra senhora (2006 - inteiramente publicado no portal Cronópios); dos livros de contos Ofos (1984), O romance que explodiu (2007) e do estudo ensaístico Virgilio Varzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso (2002). No momento, nenhuma de suas obras está distribuída nacionalmente em forma de livro de papel. (www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id_usuario=14)
Clarah Averbuck é gaúcha de Porto Alegre. Publicou inicialmente na Internet. Foi colunista do histórico CardosOnline, que durou até 2001 e revelou escritores como Daniel Galera e Daniel Pellizzari. Em São Paulo lançou sua primeira novela, Máquina de Pinball. Em 2001 criou o blog "brazileira!preta" muito acessado e comentado. Publicou, também, Das coisas esquecidas atrás da estante, em 2003, e Vida de gato, em 2004. Blog, http://adioslounge.blogspot.com/
Edson Cruz, baiano de Ilhéus e paulista de formação. Estudou música e psicologia até reconciliar-se com a literatura. Foi editor do site Capitu e agora é editor-fundador do site Cronópios (www.cronopios.com.br). Lançou o livro de poesia, Sortilégio, pelo selo Demônio Negro. Bloga no http://sambaquis.blogspot.com
Fábio Oliveira Nunes é Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Multimeios na UNICAMP. Atua como artista multimídia, designer digital e pesquisador nas áreas de web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. É co-editor da revista de poesia digital Artéria 8, juntamente com Omar Khouri e organizador da revista digital-objeto NÓISGRANDE. http://www.arteria8.net
Fabrício Carpinejar é poeta, cronista, jornalista e professor, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. É autor dos livros de poesia "As Solas do Sol" (1998, 2ª edição, Bertrand Brasil), "Terceira Sede" (2001, 2ª edição, Escrituras), "Biografia de uma árvore" (2002, 2ª edição, Escrituras), "Caixa de sapatos" (2003, 2ª edição, Companhia das Letras), "Cinco Marias" (2004, 2ª edição, Bertrand Brasil) e "Como no céu/Livro de Visitas" (2005, Bertrand Brasil) e "Meu Filho, Minha Filha" (2007, 4ª edição, Bertrand Brasil), entre outros. É coordenador e professor do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários da Universidade do Vale do Rio do Sinos, inédito no Brasil. Site: www.carpinejar.com.br Blog: http://fabriciocarpinejar.blogger.com.br
Floriano Martins nasceu em Fortaleza, CE. Poeta, editor, ensaísta e tradutor. Tem se dedicado, em particular, ao estudo da literatura hispano-americana, sobretudo no que diz respeito à poesia. Foi editor do jornal Resto do Mundo (1988/89) e da revista Xilo (1999). Em janeiro de 2001, a convite de Soares Feitosa, criou o projeto Banda Hispânica, banco de dados permanente sobre poesia de língua espanhola, de circulação virtual, integrado ao Jornal de Poesia. Dentre seus livros de poesia mais recentes, encontram-se Tres estudios para un amor loco (trad. Marta Spagnuolo. Alforja Arte y Literatura A.C. México, 2006), Duas mentiras (Projeto Dulcinéia Catadora. São Paulo, 2008), e Teatro Imposible (trad. Marta Spagnuolo. Fundación Editorial El Perro y la Rana. Venezuela, 2008). Juntamente com Lucila Nogueira, organizou e traduziu o volume Mundo mágico: Colômbia (Poesia colombiana no século XX) (Edições Bagaço. Pernambuco, 2007), também sendo autor de Un nuevo continente
(Antología del surrealismo en la poesía de nuestra América) (Monte Ávila Editores. Venezuela, 2008). Atualmente é curador da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (Governo do Estado do Ceará). Juntamente com Claudio Willer, dirige a revista Agulha (www.revista.agulha.nom.br) - Prêmio Antonio Bento (difusão das artes visuais na mídia) da ABCA/2007.
Heloisa Buarque de Hollanda é professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordena o Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ; é diretora d´O Instituto Projetos e Pesquisa e da Aeroplano Editora Consultoria Ltda, bem como Curadora do Portal Literal (www.portalliteral.com.br). Tem inúmeros artigos e livros nas áreas arte, literatura e políticas culturais.
Ivan Marques é doutor em literatura brasileira e professor da Universidade de São Paulo. Foi diretor do programa literário "Entrelinhas" e editor-chefe do programa "Metrópolis", ambos da TV Cultura. Na mesma emissora, dirigiu os documentários "Versos diversos: a poesia de hoje", "Orides: a um passo do pássaro" e "Assaré: o sertão da poesia". Organizou o livro "O espelho e outros contos machadianos" e as antologias "Histórias do Romantismo", "Histórias do Realismo" e "Histórias do Pré-Modernismo", todos pela editora Scipione. Tem artigos publicados em livros, jornais e revistas. (www.cronopios.com.br/tvcronopios/conteudo.asp?id=37)
Leda Tenório da Motta é Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC SP, pesquisadora do CNPq, crítica literária e tradutora. Tem sete livros publicados, entre eles, Sobre a Crítica Literária Brasileira no Último Meio Século (Imago, 2003), Céu Acima - Para um Tombeau de Haroldo de Campos (Perspectiva 2005) e Proust - A Violência Sutil do Riso (Perspectiva 2007). (www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=3125)
Lima Trindade nasceu em Brasília, começou como fanzineiro e rapidamente migrou para o mundo eletrônico da internet. Há dez anos edita (e colabora) a revista Verbo21 (www.verbo21.com.br), publicação que se pauta pela versatilidade de seus colaboradores, multiplicidade de olhares, inquietações contemporâneas. Depois de 2005 publicou 3 livros, uma novela-pop-rock chamada Supermercado da Solidão (LGE, 2005), as antologias de contos Todo Sol mais o Espírito Santo (Ateliê Editorial, 2005) e Corações Blues e Serpentinas (Arte Paubrasil, 2007).É mestre em literatura pela Universidade Federal da Bahia.
Linaldo Guedes nasceu em Cajazeiras no Alto Sertão da Paraíba. É poeta, tendo publicado seu primeiro livro "Os zumbis também escutam blues e outros poemas" (Textoarte Editora), em 1998, e o segundo, "Intervalo Lírico" (Dinâmica Editora), em 2006. Lançou, ainda, "Singular e Plural na poesia de Augusto dos Anjos" (ensaio, editora A União) e co-organizou os livros "Correio das Artes, 50 anos", volumes de poesia e contos (Editoras A União e Universitária, 1999) e "Diálogos" (Editora Aboio, 2004). É também jornalista, tendo atuado pelos principais jornais de João Pessoa, como O Momento, Correio da Paraíba, Norte e A União, além de ter trabalhado, ainda, na TV Tambaú e na Rádio Tabajara FM. Atualmente edita o caderno de Cultura e o suplemento literário Correio das Artes, ambos do jornal A União. É estudante do Curso de Letras da Universidade do Vale do Acarai (UVA). Tem um blogue na internet desde janeiro de 2004, no seguinte endereço: http://linaldoguedes.blog.uol.com.br
Lucio Agra, Doutor em comunicação pela PUC, professor do Mestrado em Design do Centro Universitário Senac, onde também dá aulas nas pós-graduações lato senso de Design Gráfico e Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos; professor da Graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, na área de Performance. (http://www.myspace.com/lucioagra)
Márcio-André é poeta, tradutor, editor, performer e ensaísta. Autor dos livros Movimento Perpétuo (2002), Cazas (2006), Intradoxos (2007) e Ensaios radioativos (2008). É editor da revista de arte e literatura Confraria, produzida pela Confraria do Vento, editora que coordena no Rio de Janeiro. Faz peças musicais para teatro e cinema e realiza performances de improvisação oral, poesia sonora e música eletroacústica, fundindo o som do violino ao de outros objetos produtores de som. Em junho de 2007 realizou a Conferência Poético-Radioativa de Pripyat, performance que consistiu em leitura solitária de poemas na cidade fantasma de Chernobyl, na Ucrânia. Também fez leituras em Coimbra, Paris, Buenos Aires e Londres e tem seu trabalho traduzido para diversas línguas. (www.marcioandre.com)
Mardônio França é poeta multimeios. Recentemente produziu diversos curtas-metragens e cinePoemas. Co-editor da antologia de poesia, Massanova. É editor da revista eletrônica corsário ( www.corsario.art.br). Tem 10 livros de poemas na revista corsário. Gosta de computadores, fotografias e jangadas.
Paulo Franchetti nasceu em Matão (SP). Professor Titular no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez mestrado na Unicamp, doutorado na USP e livre-docência na Unicamp. Publicou, entre outros, Alguns aspectos da teoria da poesia concreta (Campinas, Editora da Unicamp, 1989), Nostalgia, exílio e melancolia – leituras de Camilo Pessanha (São Paulo, Edusp, 2001), Estudos de literatura brasileira e portuguesa (Cotia, Ateliê, 2007) e O essencial sobre Camilo Pessanha (Lisboa, Imprensa Nacional, 2008). Publicou ainda, pela Ateliê, a novela O sangue dos dias transparentes (2003) e a coletânea de haicais Oeste (2008). Desde 2002, dirige a Editora da Unicamp. (http://www.unicamp.br/~franchet/)
Pipol estudou psicologia e trabalhou como redator publicitário. Já dirigiu programas de TV e comerciais de propaganda. É co-fundador dos sites Cronópios (www.cronopios.com.br) e Cronopinhos (www.cronopios.com.br/cronopinhos), editor de arte da revista eletrônica Mnemozine (www.cronopios.com.br/mnemozine) e autor do pocket book Brinquedos de Palavras: www.cronopios.com.br/pocketbooks/brinquedos/
Raimundo Carrero nasceu em Salgueiro, sertão de Pernambuco. Começou a escrever na infância mas somente publicou a sua primeira novela - "A História de Bernarda Soledade" - em 1975. Até o momento publicou quinze livros: romances, novelas, contos e ensaios. Ganhou os prêmios Jabuti, com o livro de contos "As sombrias ruínas da alma", o APCA e o Machado de Assis, com "Somos pedras que se consomem", também finalista do Prêmio Jabuti, e o prêmio Revelação do Ano - Oswald de Andrade -, em Porto Alegre, com o romance "Viagem no ventre da baleia". No terceiro governo Miguel Arraes foi presidente da Fundação de Cultura e secretário-adjunto de Cultura. Atualmente edita o jornal Pernambuco, suplemento cultural do Diário Oficial do Estado. Site: www.raimundocarrero.com.br/
Vicente Franz Cecim é escritor nascido na Amazônia, em Belém do Pará. Em 1979, com A asa e a serpente, iniciou uma longa obra que até hoje continua criando: Viagem a Andara, o livro invisível, em que transfigura a sua região natural, a Amazônia, em Andara: uma região-metáfora da vida em que o sobrenatural emerge em epifania. Em 2001, quando a invenção de Andara completou 22 anos, publicou Ó Serdespanto (Íman Edições, Lisboa) com 2 novos livros de Andara, apontado pela crítica portuguesa como um dos melhores livros do ano. Em 2004 relançou, em versões finais, transcriadas, os 7 primeiros livros de Andara reunidos nos volumes A asa e a serpente e Terra da sombra e do não (Editora Cejup, Belém). Em novembro de 2005, publicou seu primeiro livro em Iconescritura, também em Portugal: K O escuro da semente (Ver o Verso, Maia). Em 2006, saiu a edição nacional de Ó Serdespanto (Bertrand Brasil, Rio). (http://www.culturapara.com.br/vicentececim/vicentececim.htm)

Nenhum comentário: