"Olhos Que os Vejo" na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008

Autor amazônico Carlos Alberto da Conceição Teixeira, autografa seu livro "Olhos que os Vejo", na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008




O poeta e artista cênico amazônico, radicado em São Paulo, Carlos Alberto da Conceição Teixeira, autografa o seu livro de poesias "Olhos que os Vejo", da Edições Pulsar , na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008, sábado, dia 23 de agosto, das 18h às 22h.

Lançado em 2002, na Funarte, em São Paulo, recebeu as melhores críticas especializadas na área literária pela obra e menção honrosa através do prêmio Carminha Gouthier de Poesia – Academia de Letras de Belo Horizonte, MG, em 2004.

O autor recebe o público no estande da Livraria e Editora Mentes Raras, Espaço Alberico Rodrigues, Rua O, Travessa Literária. Valor do livro 25,00.

A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008 acontece entre os dias 14 e 24 de agosto, no Centro de Exposição do Anhembi – Rua Olavo Fontoura, 1209, Santana, SP. O evento é considerado um dos maiores do mundo no setor editorial.

Contatos com o autor através do e-mail: queosvejo@hotmail.com ou pelo telefone (11) 7102-9232.

Sobre o Autor

Carlos Alberto da Conceição nasceu em Belém do Pará (AM) e escreve poesias e contos desde os 16 anos de idade. É formado em Letras e Artes com extensão em teoria da literatura. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – São Paulo tendo como pesquisa de dissertação de mestrado o estudo cujo título é: Círio: A construção de um texto cultural através da semiosfera amazônica (estudo pioneiro na área da semiótica no Brasil).

Ator, dançarino e diretor, Carlos Alberto desenvolve um longo estudo teórico e prático na área de dança-teatro e da palavra poética e de seus desdobramentos expressivos através do corpo, assim como sobre a tragédia grega Édipo Rei de Sófocles.

Possui premiações e trabalhos publicados em várias antologias nacionais de literatura. Lançou em 2002, na Funarte, SP, o livro de poesias "Olhos que os vejo" - edições Pulsar recebendo menção honrosa através do prêmio "Carminha Gouthier de Literatura", BH, Minas Gerais, em 2004. Seu poema "Cereus da Passagem", sobre a procissão do Círio de Nazaré, foi traduzido para o espanhol e publicado na Revista Internacional "Decir de Lagua", com mais quatro poetas contemporâneos do Brasil. "Edicion sobre poesya y el arte actuales de Brasil" – por Jésus J. Barquet e Reinaldo Gercin – Estados Unidos, 2005. O mesmo poema também foi publicado na Revista La Palabra y el Hombre. Dossier: Um Viaje por La Poesia Brasileña Actual. Revista da Universidad Veracruzana tradução do Prof. Jésus J. Barquet e comentários críticos de Letícia Garcia Arqüelles, Abril/junho de 2006, México.

Numa transcodificação da palavra ao movimento corporal o poema "Cereus da Passagem" foi convertido em solo de dança pelo bailarino Jadiel Alves, com temporada em outubro de 2005 na Galeria Olido, SP. O livro "Olhos que os vejo", fez parte da programação de títulos da "Nova Livraria" – em Parati – dentro do quadro de eventos da Festa Literária Internacional de Parati, RJ (2003, 2004, 2005 e 2008). Atualmente, está em fase de pesquisa coreográfica do espetáculo "Ciclo aos Reinos Surdos", com poemas e atuação de Carlos Alberto da Conceição Teixeira, direção e concepção de Roberto Amorim (diretor do Balet Sopro e ex-integrante do Balet da Cidade de São Paulo), com estréia prevista para 2009.

Participou de vários eventos nas bibliotecas e metrôs de São Paulo. Ressaltando aqui a exposição "Reinos Surdos" com poemas de sua autoria, em maio de 2007, no metrô Paraíso.

A exposição "Reinos Surdos" além dos temas do imaginário amazônico e do Panteão Africano, prestou homenagens através de composições poéticas para grandes personalidades da cultura brasileira, como: Cecília Meireles, Cleyde Yaconis, Cartola, Célia Gouvêa, Elis Regina, João Nogueira, Ney Matogrosso, Milton de Godoy Campos, Plínio Marcos, Teresinha Bernardo e Ballet Stagium, numa poemática que circula entre temas que vão do erudito ao popular.

Carlos Alberto da Conceição também é palestrante e trabalha como docente em faculdades particulares do ensino superior de São Paulo e projetos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Possui trabalhos publicados na área acadêmica em livros e revistas especializadas.


Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa
Fones - (55) 11 8143-2271 / 8395-2469
imprensa@soniakessar.com.br / kessar@terra.com.br / www.soniakessar.com.br

Nenhum comentário: