Exposição: Visões

Exposição: Visões

Curadoria: Andrea Anholeto e Paco de Assis

Artista: Paula Batista

Local: Edifício Villa-Lobos Cultural

Av. Nações Unidas, 4.777   Alto de Pinheiros   São Paulo/SP

Período de exposição: 12 de agosto a 11 de setembro de 2008.

Das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Entrada: Gratuita

Estacionamento: Shopping Villa-Lobos

Informações: 11 5539 6092 / 5084 8079

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Edifício Villa Lobos Cultural recebe a

exposição VISÕES , da artista plástica Paula Batista

A delicadeza da mulher

A figuração de formas femininas é o ponto de partida da arte da pintora Paula Batista. Seus rostos, retirados de esculturas gregas ou de fotografias, marcam o início de um processo de desconstrução da imagem marcada pela introdução de sutilezas pictóricas na busca pela leveza do resultado final.

Seja com o uso mais marcado da cor ou por trabalhos em que tons menos acentuados predominam, evidencia-se a valorização da delicadeza. Os rostos retratados, geralmente de olhos fechados, contribuem para instaurar um clima de mistério, em que a atmosfera estabelecida é mais importante do que os detalhes de anatomia.

Paula respeita a tela enquanto matéria feita de pano. Procura valorizar o próprio branco oferecido pelo suporte e, no lugar de construir texturas, deixa que a própria trama apareça, o que consiste num um rico recurso para acentuar a suavidade de seu trabalho.

O uso da manchas em algumas áreas, assim como o de detalhes verticais, horizontais e diagonais coloridas, que chama de "fitas", auxiliam no estabelecimento das mais variadas composições, que tendem a ficar cada vez mais soltas, com as imagens flutuando no espaço, conquistando a sua autonomia estilística.

Nas obras de Paula Batista evidencia-se a busca de uma figuração na qual seja possível distinguir a presença de mulheres, embora cada vez mais diluídas e sugeridas por uma pesquisa técnica a ser cada vez mais aprimorada que resulte no casamento entre fundo e figura que valoriza a delicadeza da mulher.

Oscar D'Ambrosio – Jornalista e mestre em Artes Visuais pela Unesp – Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA – Seção Brasil ).

Nenhum comentário: