Programação de Dança de 24 a 31 de julho - Cidade de São Paulo

 

Programação de Dança

(de 24 a 31 de julho)

 

A partir de Portaria publicada no Diário Oficial da Cidade o secretário Carlos Augusto Calil uniformiza, em âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, o cumprimento da Lei Municipal nº 12.795 de 22 de março de 2000, determinando que em todos os eventos de natureza artística ou cultural promovidos pela pasta sejam concedidos descontos de 50% - correspondente à metade do valor de face do ingresso, aos portadores de deficiência munidos do "bilhete único passageiros especiais".

 

Oportunidade Única

 

CIA. NO BAILARÁS

Com Julieta Biscione, Mariano Bielak, Paula Gurini, Roberto Castillo, Gimena Aramburu, Juan Fossati e Silvana Grill.

Pela primeira vez se apresentando no Brasil, a companhia argentina traz de Buenos Aires o espetáculo de tango Grotesta pasión trasnochada.

/ Teatro Municipal de São Paulo. Centro. Dias 25 e 26, 21h. R$ 10 a R$ 30

 

Estréia

DUDUDE HERRMANN

GALERIA OLIDO / SALA PAISSANDU / AV. SÃO JOÃO, 473 / CENTRO / TEL. 3331-8399 / GRÁTIS

MODOS DE DANÇAR

Espetáculo composto por dois solos: Às voltas com o dançar. Concepção e interpretação: Dudude Herrmann. Músico: Fred Herrmann (violão acústico); e Pedaço de uma lembrança. Composição instantânea: Dudude Herrmann. Música: Concerto para Trompete e Orquestra, de Haydn. Completa a apresentação a exibição do vídeo Perigos da dança/Parlapatórios. Concepção/Vídeo: Marcelo Kraiser. Com Dudude Herrmann, Silvana Lopes, Heloisa Domingues e Marise Dinis. Captação de imagens: Marcelo Kraiser e Julia Panades. Participação: Benvinda Cia. de Dança.

Bailarina, professora, coreógrafa e diretora Dudude Herrmann traz a São Paulo, neste trabalho, dois solos: Às voltas com o dançar e Pedaço de uma lembrança e o vídeo Perigos da dança/Parlatórios, em parceria com Marcelo Kraiser e com a participação da Benvinda Cia. de Dança.

Às voltas com o dançar.

Constrói um estado de dança onde, mesmo no imóvel, existe movimento, fonte inesgotável de descobertas sobre coisas inusitadamente simples. A palavra abre uma conexão com a imagem, prepara o campo e assim o espaço traz a música e compartilha com o movimento e, nesta somatória de eventos, aparece a dança.

Pedaço de uma Lembrança.

Releitura de um trabalho coreográfico de Graciela Figueroa, para o Grupo Trans-Forma, em 1976, Pedaço de uma Lembrança estreou no Festival 1,2 na Dança, em outubro de 2004, com o  intuito   de homenagear Marilene Martins. Apoiada na memória do Grupo Trans-Forma, nos anos 70, Dudude Herrmann revisita este lugar da lembrança com o corpo de hoje, admitindo o registro guardado neste corpo impregnado e construído através da memória. Uma aventura fascinante aos olhos da artista - escutar os ecos da atemporalidade de um determinado momento.

O vídeo Perigos da dança traz Dudude Herrmann como intérprete, adquirindo um discurso que atravessa a vida ordinária e seus pré-conceitos, uma questão comum na sensação da utilidade da arte. Propositalmente, a ampliação deste discurso para o campo da vida é feita partindo da particularidade de um lugar de dança. O trabalho inclui os "Parlatórios" de Dudude Herrmann, talvez um devaneio ou um desvario de realidades que abre indagações sobre questões da criação, colaboração, improvisação e a ação do fazer aqui agora.

/ De 24 a 27. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h

 

OFICINA: DANÇA/IMPROVISAÇÃO/CRIAÇÃO

Com Dudude Herrmann.

Oficina que ensina como usar a dança para reinventá-la, mergulhando no universo da  improvisação. Os elementos de base essenciais como peso, pulso, eixo, volume, fluxo e espaço são ferramentas para o trabalho que pretende ativar a imaginação como potência de movimento.

/ 25 vagas. Profissionais das artes da cena, estudantes e pessoas interessadas. É necessário enviar carta de interesse e currículo resumido para dudude@dududeherrmann.art.br até dia 15.  Dias 24 e 25, das 10h às 13h.

 

FRONTEIRAS MÓVEIS

GALERIA OLIDO / SALA PAISSANDU / AV. SÃO JOÃO, 473 / CENTRO / TEL. 3331-8399 / GRÁTIS

 

Núcleo Artérias. Concepção e dir.: Adriana Grechi. Criação e performance: Karina Ka, Lua Tatit e Tatiana Melitello. Trilha sonora e performance: Dudu Tsuda. Videocriação e performance: Rodrigo Gontijo. 50 min.

A coreografia discute o medo, violência e insegurança no mundo contemporâneo, sob a perspectiva de que esses problemas atuais são provocados por nós mesmos. Em diversas ações corporais, os performers lidam com focos de atenção simultâneos, provocando sucessivas instabilidades no corpo, investigando assim uma lógica instável para o movimento, repleta de oposições e tensões, onde cada um tenta exercer controle sobre o que não é possível controlar. O espetáculo é inspirado nas idéias presentes no livro Medo líquido, do sociólogo e pensador Zygmunt Bauman.

/ De 31/7 a 10/8. De 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h.

 

Em cartaz

 

INTENSIVO COM KEY ZETTA E CIA.

GALERIA OLIDO / SALA VERMELHA / AV. SÃO JOÃO, 473 / CENTRO / TEL. 3331-8399 / GRÁTIS

 

Neste intensivo, serão realizadas as oficinas: Criação e movimento, coordenada por Key Sawao; Movimento e espaço cênico, coordenada por Hideki Matsuka; Qual o lugar das outras linguagens no espetáculo de dança, coordenado por Daniel Fagundes; e Ateliê coreográfico, coordenada por Key Sawao e Ricardo Iazzetta.
Um dos objetivos será o diálogo entre as diferentes oficinas. Por isso, será dada preferência aos interessados que se inscreverem para participar de todas as oficinas. No caso de não se inscrever para todas, é necessário especificar a opção. Nos dias 28 e  29, acontece uma apresentação final na Sala Paissandu.
/ Enviar currículo resumido com número de telefone para contato e algumas palavras sobre suas motivações artísticas no momento para keyzettaecia@hotmail.com. Movimento e espaço cênico. De 11 a 25. 6ª, 14h. Ateliê coreográfico. De 15 a 24. 3ª, 4ª e 5ª, 14h. Finalização: dias 28 e 29.

 

HOT MOVES

CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO / SALA ADONIRAN BARBOSA / RUA VERGUEIRO, 1.000 / CENTRO / TEL. 3383-3400 / GRÁTIS

 

Criação e interpretação: Frank Ejara. 75 min. 12 anos.

Projeto do dançarino e coreógrafo alemão Niels "Storm" Robtizky,  que tem o formato de um programa de auditório de televisão. Enquanto entrevistas são exibidas em um telão, o apresentador interage com os convidados e o público. Até dia 29. 3ª, 19h30.

 

JAM DE DANÇA NO CCSP

CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO / SALA ADONIRAN BARBOSA / RUA VERGUEIRO, 1.000 / CENTRO / TEL. 3383-3400 / GRÁTIS

 

Com Alexandre Tripiciano, Haysten e Giselle Calazans.

Ação cênica inspirada nas jam sessions dos músicos de jazz. A proposta é reunir coreógrafos, performers e/ou dançarinos de diferentes vertentes para experimentar, em tempo real, a criação em dança. O público poderá participar dançando, tocando um instrumento, cantando ou interpretando. Centro. De 1º a 29. 3ª, 12h.

 

META SENSORIAIS

CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO / ESPAÇO CÊNICO ADEMAR GUERRA / RUA VERGUEIRO, 1.000 / CENTRO / TEL. 3383-3400 / GRÁTIS

 

Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo. Dir.: Mariana Muniz. Assistente de dir.: Lilia Shaw. Intérpretes criadores: Aguinaldo Bueno, Andréa Maia, Armando Aurich e outros. 75 min. 14 anos.

Inspirados pela poesia de Manoel de Barros e ancorados na investigação de suas capacidades sensoriais individuais e coletivas, sete artistas se deparam e se reinventam em uma dinâmica que justifica suas transposições metafóricas. De 25/6 a 3/8. 4ª a sáb., 21h. Dom., 20h.

 

Haidi Lambauer

Secretaria Municipal de Cultura - Assessoria de Comunicação

Tel. 3224-0641


 

Nenhum comentário: