É PRIMAVERA NO TEATRO COMMUNE

 

É PRIMAVERA NO TEATRO COMMUNE!

Núcleo Cênico do ProjetoBaZar realiza leitura da peça "O Despertar da Primavera" no Teatro Commune.

                Dia 22 de Julho de 2008, às 20h30, no Teatro Commune (Rua da Consolação, 1218), o Núcleo Cênico do ProjetoBaZar realizará leitura da peça "O Despertar da Primavera", de Frank Wedekind, adaptada pelo grupo.

                Escrita em 1891, O DESPERTAR DA PRIMAVERA tornou-se uma referência sobre a juventude. A história narra os conflitos de um grupo de adolescentes da Alemanha, em meio a descoberta da sexualidade, e o seu embate com as duas instituições nas quais estão inseridos: a família e a escola.

                Mais de um século depois de escrita a peça "O Despertar da Primavera" – cuja encenação foi proibida na época em que foi escrita – a comunicação truncada entre adultos e adolescentes ainda é discutida, vide o caso recente de duas adolescentes que fugiram de casa sem rumo certo.

                O Núcleo Cênico do ProjetoBaZar, inspirado no texto original e em adaptações que seus integrantes leram ou assistiram, criaram sua própria versão para a peça que pretendem estrear no primeiro semestre de 2009. O grupo tem por intuito "invadir" as formas da linguagem teatral proposta pelo autor, "jogando" em cena, experimentando fusões e novas reflexões.

                Quem estiver no teatro Commune no próximo dia 22, poderá conferir um misto de ensaio aberto e leitura dramatizada.

                Frank Wedekind

                Benjamin Franklin Wedekind ( 18641918) foi ator, dramaturgo e romancista. É um dos precursores do movimento expressionista. É autor de "O Despertar da Primavera"(1891), sua peça teatral mais conhecida. Bertolt Brecht o cita como uma das grandes influências em seu trabalho, tendo escrito um ensaio sobre Wedekind quando da sua morte, em 1918.

 

O ProjetoBaZar

 

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa em questão recaía sobre o livro de José Roberto Torero "Xadrez, Truco e outras Guerras", da coleção Plenos Pecados da Editora Objetiva, que aborda o pecado da IRA e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai.

O Núcleo deu prosseguimento ao processo de adaptação do livro, com a supervisão do próprio autor. O grupo pesquisou as possibilidades que o texto sugeria em ensaios abertos e leituras dramáticas (CEU São Carlos, Teatro de Arena Eugenio Kusnet, Instituto de Artes da UNESP).

                No inicio de 2006, com o apoio do Instituto de Artes da UNESP e da Editora Objetiva, iniciaram-se os ensaios que culminaram na estréia do espetáculo em setembro de 2006, cumprindo três meses de temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Em 2007 retornou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa.

                Paralelamente, Aurea Karpor - responsável pela direção cênica de "Despertar da Primavera"– foi em busca de aprofundamento da linguagem realizando os cursos "A FORMAÇÃO DO ATOR ÉPICO NUMA ABORDAGEM PRÁXICA", "A EPOPÉIA EM CENA", e deu início ao Mestrado em Artes no Instituto de Artes da UNESP. Rodolfo Lima, responsável pela direção de atores, produziu, adaptou e encenou os espetáculos "Réquiem para 1 rapaz triste" e "Todas as horas do fim" baseado nas personagens do autor Caio Fernando Abreu, está finalizando graduação em Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, responde pelas resenhas críticas sobre teatro para os sites www.guiagaybrasil.com.br, além colaborar com resenhas críticas sobre cultura para outros veículos.

                Atualmente o Núcleo também desenvolve o projeto SEXO VERBAL - pesquisa colaborativa de teatralização de textos da literatura nacional que versam sobre sexualidade.

 

FICHA TÉCNICA

O DESPERTAR DA PRIMAVERA – Leitura

 

Texto original: Frank Wedekind

Adaptação: Núcleo Cênico do ProjetoBaZar

Direção geral: Aurea Karpor

Direção de atores: Rodolfo Lima

Elenco:

Alan Tuon, Alexandre Callegares, Amanda Oliveira, Aurea Karpor, Fernando Pivotto, Hélio Tavares, Janaína Vale, Ricardo Vasconcelos, Roberto Sargentelli, Viviane Almeida, Yulle Theodoro.

 

SERVIÇO

O Despertar da Primavera - Leitura

Dia 22 de Julho – Terça-feira às 20h30

Entrada Franca

Teatro Commune ▪ Rua da Consolação, 1218 ▪ Telefone: 3476 0792 / 3807 0792 ▪ Duração: 100 min ▪ Lugares: 110 ▪ Recomendação: maiores de 12 anos ▪ Ar condicionado ▪ Estacionamento ao lado com manobrista e seguro.

Logo PinupcópiaImprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: