Exposição Apocalipse - SP - Edifício Villa Lobos Cultural e Cia Arte Cultura convidam

 

Exposição: Apocalipse

Curadoria: Andrea Anholeto e Paco de Assis

Artista: Augusto Cezar

Local: Edifício Villa Lobos Cultural

Av. Nações Unidas, 4.777   Alto de Pinheiros   São Paulo/SP

Período de exposição: 25 de julho a 11 de agosto de 2008.

Das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Entrada: Gratuita

Estacionamento: Shopping Villa-Lobos

Informações: 11 5539 6092 / 5084 8079

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

APOCALIPSE

 

O fotógrafo jornalista Augusto Cezar, estruturou sua carreira como desenhista de arquitetura, por esta arte sempre observou e admirou os efeitos causados pela luz nos objetos, nas edificações e também nas pessoas.

 

Por meio da fotografia, encontrou o caminho para esboçar sua forma de ver a vida e seus sentimentos em relação ao mundo, passando então a desenhar com máquina fotográfica.

 

Encontrou em Paraty seu foco de inspiração, e após se tornar freqüentador assíduo da cidade, deparou-se com um grupo de pessoas nativas da região, organizadoras de um movimento denominado "Bloco da Lama".

Tal movimento além de cultural e popular, tem uma abordagem ambiental, usando a alegria e a criatividade popular em defesa da preservação dos mangues da região.

 

Convidado a acompanhar e realizar o registro fotográfico do Bloco, reuniu o resultado de 150 imagens. Desse total, selecionou 30 imagens para expor, cujo conjunto denominou "Apocalipse".

 

A proposta  da exposição Apocalipse se baseia em duas vertentes – a primeira, servir de registro fotográfico de uma manifestação cultural do carnaval de Paraty, resgatando nas imagens e, especialmente, nos contrastes de luz e sombras, a grandiosidade e alegria explícitas nas apresentações do bloco. A segunda vertente segue um cunho de denúncia ambiental, somando aos esforços dos organizadores e participantes do Bloco, um registro fotográfico que traz a mensagem da urgência no reposicionamento da relação do ser humano junto ao meio ambiente. Por isso o título Apocalipse, que traz em si esse sentido de urgência e reforça a idéia que, lentamente o homem está caminhando para uma armadilha criada por ele mesmo e por seu descaso frente ao Universo, onde toda a evolução "descuidada" está ameaçando levar o homem de volta aos primórdios.

 

Apocalipse

A primeira vista parece ser uma dança pré-histórica, mas aos poucos se repara no meio do povo da lama, a alegria estampada no rosto dos homens, mulheres e crianças, a satisfação de estar coberto com a manta da natureza e protestando a seu favor.

Nenhum comentário: