Crendices...Quem disse? Dança em Paranapiacaba

Crendices...Quem disse?
 

Mais recente e premiado trabalho, o espetáculo Crendices...Quem disse fará uma uníca apresentação em Paranabiacaba dentro da programação do 8º Festival de Inverno

'Crendices...Quem disse?', um dos mais recentes e premiados trabalhos da Companhia de Danças de Diadema terá uma única apresentação no dia 26, às 19 horas, no Clube União Lyra Serrano, como parte da programação do 8º Festival de Inverno de Paranabiacaba, com entrada franca. O público poderá assistir (durante uma hora) um espetáculo repleto de ritmo, musicalidade e cores de um Brasil intenso, místico, crente e apaixonado. Recomendado para maiores de 16 anos.

Criação - Em julho de 2006, nascia a vontade de desenvolver um trabalho coreográfico que tivesse, como apoio para a pesquisa, o dramaturgo Ariano Suassuna: um intrigante romancista, dramaturgo, poeta e filósofo brasileiro. Seu romance 'A Pedra do Reino' surgiu como sugestão para a Companhia, dando início à pesquisa e criação coreográfica. Assim, usando como eixo central de estudo trechos do romance citado, a Companhia de Dança de Diadema aborda, em seu novo trabalho, as crendices populares que habitam o dia-a-dia do povo brasileiro. Foram extraídas e destacadas passagens de 'A Pedra do Reino', em que a crença em fenômenos do cotidiano é elemento determinante do destino de um povo. Crenças populares, advindas do passado de cada um de nós e dos textos do autor, além de 'causos', tragédias, alegrias e curiosidades.

Um elemento a ser destacado nessa criação é a trilha sonora, concebida para este espetáculo pelo Grupo Pedra Branca. A trilha dialoga com a coreografia, abordando a idéia que a cultura do Brasil é como um rico mosaico de muitas culturas do mundo. Não admira que o grupo Pedra Branca toque instrumentos étnicos e timbres eletrônicos para criar música experimental brasileira. Este conceito surge em seus samplers diretamente de festas populares, cantos de tribos amazônicas, rituais típicos dos tempos de escravidão e rezas folclóricas. O grupo também afirma suas raízes nacionais através da execução de ritmos brasileiros com instrumentos de outras nações. A trilha de 'Crendices... Quem disse?' mescla músicas e instrumentos de raiz com elementos sonoros mais contemporâneos, como theremin e outros efeitos. Além do alaúde árabe, das indianas cítara e tabla, do samissen japonês, do didgeriddo aborígene, do udu africano e dos chocalhos indígenas, Pedra Branca utiliza instrumentos que foram arquitetados e construídos pelos próprios músicos.

A direção deste espetáculo, reunindo e utilizando os elementos citados acima, encaminha-o para uma atmosfera mística: convida cada um a embarcar em sua própria viagem de memórias. O público pode se identificar, recordar e questionar sua antecedência e até que ponto hoje, se dá a devida importância a ela, respeitando o leque de diversidade dos credos existentes neste território.

Projeto Oficinas – Inclusão sociocultural - Em 1994, um grupo de profissionais da dança, a convite da Prefeitura de Diadema, selecionou bailarinos que pudessem compor uma Companhia de Danças e, ao mesmo tempo, atuar como professores ou arte educadores nos centros culturais da cidade. E foi assim, que em 1995, nasceu a Companhia de Danças de Diadema e o Programa de Difusão e Formação em Dança.

Idealizado com o objetivo de contribuir para a transformação dos altos índices de violência, carência e falta de perspectivas, o Programa de Difusão e Formação em Dança de Diadema teve e continua a ter como objetivo, além da formação de bailarinos profissionais, criar condições para o acesso à cultura, privilegiar o conhecimento e o movimento do corpo como forma de expressão e, acima de tudo, inclusão social.

 

Para incrementar esses desafios, em dezembro de 2001, foi fundada a APBD - Associação Projeto Brasileiro de Dança, que tem por finalidade incentivar a produção artística e fomentar a formação de platéias, visando o desenvolvimento cultural por meio da realização de eventos artísticos, cursos de formação na área da dança, mostras, conferências, montagens, pesquisas coreográficas, além do trabalho das oficinas de dança, desenvolvido pela companhia em 10 centros culturais da cidade.

Em setembro de 2002, a Associação Projeto Brasileiro de Dança e a Companhia de Danças de Diadema firmaram um convênio com a Prefeitura do Município de Diadema, que garantiu a continuação do Programa de Difusão e Formação em Dança, um dos pioneiros em Dança-Educação no Brasil.

Criada por Ivonice Satie, a Companhia de Danças de Diadema está, desde 2003, sob a direção de Ana Bottosso.

FICHA TÉCNICA PARA DIVULGAÇÃO

'Crendices... quem disse?' de Ana Bottosso e elenco

Participação especial:  Grupo Pedra Branca

Direção: Ana Bottosso

Concepção Coreográfica: Ana Bottosso e elenco

Roteiro: Ton Carbones e Ana Bottosso

Maître: Valéria Mattos

Assistente de Coreografia: Eloy Rodrigues/Manuela Fadul

Dança Contemporânea: Ana Bottosso/Eloy Rodrigues/Ton Carbones

Danças Brasileiras e Cultura Popular: Enoque Santos

Direção e produção musical - Luciano Sallun
Interprete ao vivo: Pedra Branca
Músicos: Luciano Sallun - sitar, theremin, jawharp, flautas de pvc, caxixi,
efeitos, beats eletronicos
Aquiles Ghirelli - didgeridoo, pandeiro, vozes, tambor onça, efeitos
Daniel Puerto Rico - djembe, derbak, congas, pandeiro, tambor do divino, pandeirão, efeitos.

Concepção de iluminação: Ari Buccioni

Concepção e construção cenográfica: Adão Pinheiro

Concepção de figurinos e adereços: Ana Bottosso

Confecção de figurinos: Virgínia Aguiar

Assistente de figurinos: Orlando Dantas

Colares: Tininha

Condicionamento Físico: Carolini Piovani

Assessoria de Comunicação: Fabiana de Holanda e Renata Boniol

Fotos: Arnaldo Torres, David Virgílio, Paulo César, Silvia Machado

Produção: Ton Carbones

Assistente de Produção: Milene Paula

Projeto gráfico: Marcio Edison (MExCORP)

Colaboração em crenças populares: Gerusa Correia dos Santos

Elenco: Carolini Piovani

Eloy Rodrigues

Francisco Junior

José Manuel

Juliana Lim

Leo Oliveira

Manuela Fadul

Thaís Lima

Ton Carbones

Estagiários: Alexandre Nascimento

Ivan Bernadelli

Tatiana Fernandes

Duração: 65 min

 

Mais informações: (11) 9113-1000 Fabiana de Holanda

 

 

 

Nenhum comentário: