Boletim Audiovisual

SEMCINE

Estão abertas, até o próximo dia 15, as inscrições
para participar das mesas redondas do Seminário de Cinema e Audiovisual, que acontece em Salvador (BA), de 21 a 26 de julho. A quarta edição do Seminário vai exibir filmes inéditos na Bahia e no Brasil e apresentar conferências com convidados especiais. O evento se desdobra em quatro frentes: uma mostra informativa, um ciclo de diálogos sobre o audiovisual, um encontro de produtores e a oficina do Produire au Sud, voltada à preparação de projetos visando co-produções internacionais. Programação completa, inscrições e outras informações: www.seminariodecine ma.com.br/.


CENAS DA REBELDIA

O cineasta carioca Sílvio Tendler será a figura central de debate sobre o tema "1968: Cenas da Rebeldia", dentro do programa Papo XXI, que será realizado hoje (8), às 19h, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar).
No encontro de hoje, Sílvio Tendler rebobina o filme da memória para ressaltar o comportamento libertário e criativo da Geração 68 no Brasil, que se traduziu na produção de canções, festivais, peças teatrais, exposições e filmes antológicos, além do papel de resistência à ditadura militar. O Papo XXI é aberto ao público e tem entrada gratuita. Outras informações:
(85) 3464.3178.


PRODUTOR DE LOCAÇÃO

Estão abertas, na Bahia, as inscrições para o curso de Produtor de Locação, oferecido pelo projeto EmCine, que tem o objetivo de
formar e capacitar pessoal em funções de base na cadeia produtiva do audiovisual. O curso tem carga de 190 horas e conta com o orientador e cineasta Péricles Palmeira. Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de setembro, na sede do Senac do Aquidabã. Serão avaliados o perfil e a aptidão dos candidatos à função de produtor de locação. A taxa para esta etapa é de R$ 35,00. Não há pré-requisitos formais para o aluno ser aceito, além de ter obtido o grau de ensino médio completo, ter idade mínima de 18 anos e demonstrar aptidão e vocação ao exercício da profissão. Inscrições e outras informações: www.dimas.ba.gov.br/.


FÉRIAS NA CINEMATECA

A Cinemateca Brasileira, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, promove exibições, neste mês de julho, realizadas na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino), em São Paulo (SP). Responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, a Cinemateca possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Prorgramação completa e outras informações: www.cinemateca.gov.br/.


FESTIVAIS

ANIMEC
Até 15 de julho

Estão abertas, , as inscrições para o Animec - 1º Festival de animação do Equador, que tem como objetivo favorecer o reconhecimento da animação e de sua diversidade técnica e cultural, e gerar espaço de encontro, reflexão e intercâmbio entre realizadores e público. Podem participar animações de qualquer nacionalidade, gênero e temática. Não há limite de inscrições por grupo. O Animec acontece de 24 a 30 de outubro na cidade de Quito, no Equador. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações: www.animecfest.com/.

PRIMEIRO PLANO
Até 18 de julho

Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Primeiro Plano - Festival de cinema de Juiz de Fora (MG).
O Primeiro Plano, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, é um festival nacional voltado exclusivamente para diretores que estão estreando e para vídeos produzidos na Zona da Mata Mineira. Podem se inscrever na Mostra Competitiva Nacional filmes curtas-metragens em película ou digital, realizados por cineastas estreantes brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2007, com duração máxima de 30 minutos. Na Mostra Competitiva Regional podem participar, nas mesmas condições, cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Regulamento, inscrições e outras informações: www.primeiroplano.art.br/.

MIX BRASIL
Até 20 de julho

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.

CURTA CINEMA
Até 25 de julho

Estão abertas as inscrições nacionais para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008. O festival de caráter competitivo para filmes em 35mm, 16mm e vídeos digitais. Em 2008, ano de sua 18ª edição, o festival acontece de 30 de outubro a 9 de novembro. Além de exibir a recente produção de curtas nacionais e internacionais, o festival apresenta focos, retrospectivas e diversas atividades paralelas. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações:
www.shortfilmdepot.com ou www.curtacinema.com.br/.

VISÕES PERIFÉRICAS
Até 26 de julho

Continuam abertas as inscrições da mostra audiovisual Visões Periféricas 2008, que garante e amplia espaço para o que está sendo produzido nas periferias do Brasil. Um olhar atento a diversidade de imagens e sons do nosso país é a proposta da mostra, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 7 de setembro. Os interessados podem se inscrever até 26 de julho. Outras informações:  www.visoesperifericas.org.br/.


PREMIÈRE BRASIL
Até
31 de julho

Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio 2008. Podem ser inscritos apenas filmes de diretores brasileiros, de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário ou animação, com registro da Ancine. Em caso de co-produção, a empresa produtora majoritária deverá ser nacional. Na edição desse ano, os curtas inscritos devem ter duração de até 20 minutos e os longas acima de 70 minutos. As inscrições se encerram no dia 31 de julho. Regulamento, inscrição e outras informações:
www.festivaldorio.com.br/.

DIREITOS HUMANOS
Até
31 de julho


Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece de 6 de outubro a 2 de novembro em 12 capitais brasileiras. Podem participar obras finalizadas a partir de 2005, cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 31 de julho.
Outras informações: www.cinedireitoshumanos.org.br , (11) 3512.6101.

CINE ESQUEMANOVO
Até 1º de agosto

As inscrições de filmes para as mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) já estão abertas. São aceitos curtas, médias e longas-metragens de todos os formatos, técnicas, gêneros e bitolas, finalizados a partir de abril de 2006. As produções selecionadas participam da quinta edição do CEN, que acontece de 11 a 17 de outubro de 2008, em Porto Alegre, com programações especiais, mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens, debates, oficinas e eventos paralelos. As inscrições seguem até o dia 1º de agosto. Regulamento, incrição e outras informações: www.cineesquemanovo.org/.

FEST ARUANDA
Até 8 de agosto

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, que acontece de 8 a 13 de dezembro em João Pessoa (PB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 8 de agosto, podendo ser feitas via Correios ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) no campus I da UFPB. Edital, inscrição e outras informações: www.bc10.com.br/aruanda/.

JOVENS REALIZADORES
Até 10 de agosto

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, a ser realizado de 4 a 8 de novembro, em Fortaleza (CE). O festival tem o objetivo de apresentar um panorama da produção audiovisual em vídeo, película e mídias digitais de jovens, até 24 anos, oriundos de projetos sociais de organizações da sociedade civil, além de promover um fórum de reflexão e debates sobre os conteúdos da produção audiovisual destinada ao público jovem do Mercosul. Podem ser inscritas produções finalizadas em qualquer formato, entre 2006 e 2008, realizadas por jovens de países do Mercosul. A pré-seleção será feita com base na análise de cópias. Formulário de inscrição e outras informações:
www.aldeia.org.br , (85) 3248.0677.

GOIÂNIA MOSTRA
Até 20 de agosto

Inscrições abertas para a Goiânia Mostra Curtas, que acontece de 7 a 12 de outubro. O festival, em sua oitava edição, tem como foco a videoarte, comportando produções audiovisuais de tema livre, de todos os gêneros e formatos. As inscrições vão até 20 de agosto. Inscrições e outras informações: www.goianiamostracurtas.com.br/
.

Fonte MinC

Nenhum comentário: