LABORATÓRIO DE POÉTICAS - ENCONTROS, PALESTRAS E DEBATES

 
 
LABORATÓRIO DE POÉTICAS

ENCONTROS, PALESTRAS E DEBATES

http://www.labpoeticas.org

 

O Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas, revista voltada à diversidade cultural em Diadema, realiza periodicamente ciclos de discussões, oficinas, palestras, recitais e outros eventos. Estas são algumas das atividades programadas para 2008.

 

CAFÉ POR ACASO - CICLO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE

Realizado pelo Núcleo de Pesquisa Le Hasard. Com mediação de Jimmy Brandon Ávila e William Figueiredo, o Café Por Acaso é um núcleo de discussões sobre temas contemporâneos. O ciclo Multiculturalismo e Diversidade abordará os seguintes tópicos:

            1. O ORIENTE VISTO PELO OCIDENTE - 10/5, às 15 h

            2.  HIBRIDISMO E IDENTIDADE CULTURAL - 19/7, às 15 h

            3. ESTUDOS CULTURAIS E MULTICULTURALISMO - 2/8, às 15 h

            4. A TERCEIRA CULTURA - 6/9, às 15 h

 

O CINEMA NO OLHAR DE DELEUZE

Encontro com Luís Fuganti, da Escola Nômade de Filosofia. A exposição abordará as questões da arte e do cinema a partir do olhar do filósofo Gilles Deleuze, assim como suas implicações na criação de um pensamento livre e desenraizado. Dia 14/6, às 19 h.

 

POESIA E PROSA FICCIONAL

Série de 6 encontros com o contista e romancista João Silvério Trevisan. Constituindo uma rápida oficina de criação literária, as atividades pretendem subsidiar trabalhos práticos do ponto de vista das técnicas necessárias a um bom texto literário, abordando questões como estruturas narrativas ou poemáticas, construção de personagens ficcionais e noções de ritmo. Dias 7, 14, 21, 28/8, 4 e 11/9, às 19 h

 

A CENA E O TEATRO NA CONTEMPORANEIDADE

Encontro com Silvana Garcia, dramaturga, professora de Teoria do Teatro na ECA/USP e autora de livros como Teatro da Militância. Uma conversa sobre alguns dos aspectos das artes cênicas na atualidade. Dia 9/8, às 15 h.

 

PRODUÇÃO DE REVISTA IMPRESSA E DIGITAL

Atividades de formação interna voltada aos redatores, colaboradores e visitantes da revista Laboratório de Poéticas - Antenas & Raízes. Ao longo de todo o período de 2008 o Ponto de Cultura realiza encontros de criação editorial através de workshops, abordando questões como projeto gráfico e criação de web-sites.

 

_________

 

As atividades ocorrem no porão do Centro de Memória (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema). São voltadas a escritores, pesquisadores, artistas e interessados em geral (maiores de idade). Não há necessidade de inscrição prévia. Programação sujeita a alterações

 

 

 

 

 

lançamento da revista Laboratório de Poéticas  (Antenas & Raízes) nº 2

 

22 de junho de 2008, às 15 horas

 

Centro de Memória de Diadema (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema, SP.)

 

Obs.: Diadema: a 15 minutos do Metrô Jabaquara.*

 

    1. Como chegar (de São Paulo): Metrô até Estação Jabaquara, na própria Estação tem o Terminal de Trólebus (linha exclusiva que serve o ABC); pode pegar dois destinos: São Bernardo do Campo ou Piraporinha, descer na parada "Castelo Branco", uma parada após o terminal Diadema; fica cerca de uns 7 minutos dessa parada.
    2. Como chegar (do ABC): Trólebus; destino: Diadema ou Jabaquara, descer na parada "Castelo Branco", uma parada antes o terminal Diadema; fica cerca de uns 7 minutos dessa parada.
 
Ponto de Cultura LABORATÓRIO DE POÉTICAS
Imaginário & Diversidade Cultural em Diadema
 
Convênio nº573241: Ministério da Cultura (MinC) / Secretaria de Cultura da Prefeitura de Diadema (Rede de Pontos de Cultura de Diadema)
 
O QUE É LABORATÓRIO DE POÉTICAS
1. Laboratório de Poéticas é um entre as centenas de pontos de cultura (Programa Cultura Viva do Ministério de Cultura) cuja rede está sendo tramada no Brasil & exterior, através de convênio com órgãos públicos &/ou entidades da sociedade civil. Os pontos pretendem formar uma teia de conexões entre local & global, popular & erudito, população & Universidade, tradição & ruptura, identidade & diversidade – entre as raízes & as antenas.

 

Nenhum comentário: