Instituto Votorantim apresenta turnê Homenagem a Tom Jobim - Afro Bossa Nova

 

Instituto Votorantim apresenta turnê Homenagem a Tom Jobim – Afro Bossa Nova

 

Turnê, que busca difundir a música instrumental brasileira, passará por São Paulo no dia 08 de junho, em comemoração aos 90 anos do Grupo Votorantim

 

 

São Paulo, 05 de junho de 2008  - A turnê Homenagem a Tom Jobim - Afro Bossa Nova desenvolvida pelos músicos Paulo Moura e Armandinho chega a São Paulo, com a parceria do Instituto Votorantim. A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos do Grupo Votorantim e leva shows gratuitos a 16 capitais brasileiras. A turnê, que  presta uma homenagem a Tom Jobim, passará por São Paulo no próximo dia 08 de junho, às 13h, no Parque da Aclimação, zona sul de São Paulo.

 

As apresentações do Projeto são abertas ao público e têm a proposta de valorizar a música regional e, por isso, um grupo local se apresenta na abertura de cada show. Os idealizadores e produtores do tributo ao maestro Tom Jobim são João Falcão Neto e Paulo Argolo. A direção musical é do maestro Paulo Moura, que assina ainda os arranjos com Armandinho. Esse projeto já passou pela Europa e Estados Unidos, em eventos de peso como o Festival Internacional de Música Sagrada de Los Angeles, aliando virtuosidade e ecletismo musical.

 

Agora, a proposta é difundir a música instrumental brasileira pelo País, abrindo novos mercados e tornando-a apreciada por um número de pessoas cada vez maior. Por isso, todas as apresentações são gratuitas, realizadas em praças ou parques públicos. O espetáculo conta com Moura no clarinete, Armandinho no bandolim e guitarra baiana, violão de Gabriel Improta e percussão de Giba Conceição, Gabi Guedes e Nei Sacramento.

 

A turnê faz parte do Programa de Democratização Cultural, coordenado pelo Instituto Votorantim, que visa contribuir com ações que aproximem a população da cultura, seja por meio de projetos de exibição, circulação, prática cultural e até formação artística.

 

Sobre o projeto Homenagem a Tom Jobim - Afro Bossa

 

O projeto Homenagem a Tom Jobim - Afro Bossa é uma proposta de valorização da música regional e atualmente presta homenagem aos 50 anos da Bossa Nova. O saxofonista e clarinestista Paulo Moura esteve com Tom Jobim e Sérgio Mendes, na Noite de Bossa Nova no Carnegie Hall em 1962 e tem uma consolidada trajetória de solista instrumental. Percorreu os cinco continentes com sua música, atingindo platéias eruditas e populares. Para Elis Regina, fez o arranjo de "O menino das Laranjas", com Milton Nascimento regeu o "Milagre dos Peixes" e o repertório inteiro de outro LP memorável de Radamés Gnatalli. Sua discografia inclui mais de 30 CDs solos e um reconhecimento de destaque foi o I Grammy Latino de 2000 para Música Instrumental de Raiz.

 

Já o guitarrista, bandolinista e compositor baiano Armandinho é considerado uma lenda da música brasileira. Na infância acompanhava seu pai e criador do Trio Elétrico, Osmar Macedo, nas apresentações pelo país. Sua trajetória conta com diversos shows no exterior, dezessete discos gravados, participações especiais em discos de grandes nomes da MPB e seis gravações como integrante da banda "A Cor do Som", com a qual venceu o prêmio Sharp de 1997.

 

 

Sobre o Instituto Votorantim e o Programa de Democratização Cultural

 

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 para orientar e qualificar as ações de investimento sociocultural do Grupo Votorantim, qualificando a atuação da Empresa na área. Para isso, estabeleceu como foco de seus investimentos, o jovem de 15 a 29 anos, por ser um dos grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira, mas com um imenso potencial de transformação social.

Na área cultural, o Grupo Votorantim escolheu, em 2006,  a causa da democratização cultural para direcionar sua atuação.  Além de realizar seleções públicas anuais para escolha de novos projetos, a Empresa mantém um núcleo dedicado à produção e difusão do conhecimento sobre democratização cultural. O Instituto Votorantim é responsável pelo planejamento e coordenação dessas iniciativas.

 

AGENDA

Apresentação do projeto Homenagem a Tom Jobim - Afro Bossa Nova

08 de junho de 2008, domingo, às 13h

Parque da Aclimação, Rua Muniz de Souza, 1119, tel.: (11) 3208-4042

Mais informações pelo site: http://www.afrobossanova.com/programacao.htm

 

 

 

Mais Informações

Instituto Votorantim / FSB Comunicações
Francine Machado - francine.machado@fsb.com.br

Rodrigo Bueno - rodrigo.bueno@fsb.com.br

11 – 3061-9596 

Nenhum comentário: