Funarte abre consulta pública para editais

Funarte abre consulta pública para editais

Com o objetivo de garantir a transparência na elaboração de suas políticas culturais, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) disponibiliza para consulta pública duas minutas de propostas para editais de prêmios: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008/2009 e Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008/2009. As sugestões serão recebidas até às 22h do dia 21 de junho de 2008.

O prêmio teatral prevê um investimento de R$ 7 milhões para o setor, com patrocínio da Petrobras. Foi criado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de atividades de teatro adulto, teatro para a infância e juventude, teatro de bonecos e teatro de rua. Na edição 2007/2008, uma comissão composta de quatorze membros, representando as cinco regiões, julgou os mais de mil projetos inscritos e distribuiu 166 prêmios.

Já o prêmio de dança, também patrocinado pela Petrobrás, tem investimento previsto de R$ 3 milhões. Sua primeira edição foi lançada em 2005, com o objetivo de estimular a produção nacional de dança e a manutenção de grupos e companhias em todas as regiões do País. Na edição 2007/2008, uma comissão composta de dez membros, representando as cinco regiões, julgou os mais de 400 projetos inscritos e distribuiu 61 prêmios.

Segundo a diretora de Artes Cênicas da Funarte, Claudia D"Mutti, em 2008, a fundação dará continuidade à proposta de federalizar suas ações, mantendo os prêmios divididos por estados, com diferentes patamares financeiros. "Nosso objetivo é estimular o aumento do número de projetos inscritos e a descentralização do investimento", explica.

Porém, da forma como estão redigidos os editais até agora, os estados destinados a receber as maiores fatias de ambos os prêmios são Rio de Janeiro e São Paulo, seguidos por Minas Gerais. Essa consulta pública é a chance de profissionais de ambas as especialidades lutarem para uma melhor distribuição dos valores, seguindo critérios democráticos.

Para participar, os interessados devem fazer o download das minutas por meio do site www.funarte.gov.br .
 
Fonte Cultura e Mercado / DUO

Nenhum comentário: