EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS


PRÊMIO IBERO-AMERICANO SM
Até 30 de junho

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas para escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por instituições culturais ou educativas, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Convocatória e outras informações: www.cerlalc.org/.

RUMOS: EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE
Até 7 de julho

O edital Educação, Cultura e Arte do Programa Rumos Itaú Cultural vai selecionar trabalhos educativos que dialoguem com a arte e cultura no processo de educação fora das salas de aula. Nesta edição, o foco central do programa são os trabalhos desenvolvidos por educadores em museus e outras instituições culturais. Serão contemplados 15 profissionais com o prêmio de R$ 10 mil, participando ainda de viagens de formação. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.

PRÊMIO VIVALEITURA
Até 8 de julho

Estão abertas inscrições para Prêmio Vivaleitura 2008, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Na edição 2008, o prêmio será de R$ 30 mil para cada um dos vencedores nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade. Edital e outras informações: www.premiovivaleitura.org.br/.

LITERATURA JUVENIL
Até 21 de julho

Está aberto o prazo de inscrição de textos, para jovens brasileiros, com idade entre 12 e 20 anos, que pretendem participar da quinta edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. O tema é livre e os interessados podem concorrer tanto em prosa como em poesia. O objetivo do concurso é estreitar as relações literárias entre Brasil e Portugal. Regulamento e outras informações: www.apnljfc.pt/.

FRANÇA.BR 2009
Até 31 de julho

O Ano da França no Brasil deve acontecer entre abril e novembro do próximo ano. A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. Franceses e brasileiros podem propor projetos, divididos nas categorias França hoje, França diversa e França aberta. Os projetos nacionais serão analisados por um Comissariado brasileiro. Outras informações: (61) 3316.2126, www.cultura.gov.br/franca_br2009/.

SESC DE LITERATURA
Até 15 de agosto

O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição 2008. Podem ser inscritos romances ou coletâneas de contos inéditos. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades de atentimento de todos os Estados. Outras informações: www.sesc.com.br/.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL
Até março de 2009

Está aberto o edital 2008 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2008 a março de 2009. O programa destina-se a artistas, técnicos e pesquisadores da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, no Brasil e no exterior, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades privadas sem fins lucrativos. O período de inscrição varia de acordo com o mês em que se realizará a viagem. Os formulários de requerimento devem ser entregues em via única, impressa e sem encadernação. A documentação enviada deve obedecer a Portaria MinC nº 4, de 26 de fevereiro de 2008. Edital, formulário e outras informações:
www.cultura.gov.br/.

Nenhum comentário: