Boletim Secult Entrelinhas n°14 - Ceará

Conselho Estadual de Cultura

A Secretaria da Cultura do Ceará – Secult realiza no dia 13 de junho, às 10h, no foyer do Theatro José de Alencar, a assembléia de renovação do Conselho Estadual da Cultura - CEC. O Conselho é composto por 22 entidades, com representantes da sociedade civil e do poder público, e presidido pelo Secretário da Cultura. As entidades estaduais representativas das áreas de literatura, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música e tradições populares interessadas em participar do Conselho deverão indicar um representante e enviar até 12 de junho para o email cec@secult.ce.gov.br. O Conselho Estadual da Cultura é o locus das discussões culturais e a partir deste ano, se aprovada for o capítulo de Cultura da nova Constituição Estadual, terá papel decisivo, pois terá caráter deliberativo das políticas públicas de cultura. Para outras informações, entrar em contato com a Coordenação de Ação Cultural da Secult pelo telefone (85) 3218-1064.

Audiência pública na Assembléia Legislativa

O Plano Estadual da Cultura será apresentado pelo Secretário da Cultura, Auto Filho, em audiência pública na Assembléia Legislativa do Ceará, na sexta-feira (13) a partir das 14h30. Com a presença dos membros do Conselho Estadual de Cultura – CEC e de representantes culturais, a audiência marca o início das atividades da Frente Parlamentar pela Cultura da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Arthur Bruno (PT), que tem como missão defender a Cultura no Ceará, discutindo, apoiando e apontando propostas para melhorar as políticas culturais de Estado. Outras informações pelo telefone (85) 3277.2314 / 3277.2593

Centenário TJA – Série Repertório de junho

O Theatro José de Alencar, equipamento cultural ligado à Secult, em comemoração ao centenário do início de sua construção e aos 98 anos de sua inauguração, traz na Série Repertório do mês de junho o ator, dramaturgo e estilista Marcos Amaral. Com uma trajetória de mais de 20 anos, Marcos Amaral entra em cena, sempre às 17h30 no pátio nobre, em cinco trabalhos distintos em que faz mais de 10 personagens. No dia 12, o público assiste ao espetáculo "Nas Garras do Capa Bode", da Trupe' Caba de Chegar. Dia 17, dia da comemoração dos 98 anos do TJA, o ator estréia "O Despeitado". Já no dia 18, é a vez do espetáculo "Conversa de Lavadeiras". "Uma Relação Natural", último trabalho do dramaturgo Artur Guedes, diretor que tinha em Marcos Amaral um dos seus atores prediletos, será apresentado no dia 19. Finalizando a Série Repertório de junho, o público assiste o musical cômico 3Bonde +. Informações pelo telefone: (85) 3101-2566.

MISturas Culturais

O MISturas Culturais, programação mensal do Museu da Imagem e do Som – MIS/CE, traz no mês de junho a temática "Cultura Popular em Festa". A partir das 14h, terá a exibição do filme "Eu, Tu, Eles". Já às 16h30, a parte externa do MIS/CE recebe o público infantil para contação de histórias com o tema "As festas populares no universo infantil" coordenada pela assistente da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Margarida Freitas. No final da tarde, a partir das 17h30, a apresentação da quadrilha Estação Junina encerra a tarde de programação. O MISturas Culturais é realizado pelo MIS dia 18 de todo mês em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é festejado no dia 18 de maio. O Museu da Imagem e do Som - MIS/CE fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles, e é aberto ao público de segunda a sexta das 8h às 17h. Outras informações sobre o MIS pelo telefone: (85) 3101-1204 / 3101-1206.

120 anos da abolição da escravatura em seminário no Museu do Ceará

O Museu do Ceará, equipamento ligado à Secult, em comemoração aos 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, realiza de 18 a 20 de junho o seminário "Negros no Ceará: História, Memória e Etnicidade". Religiosidade, herança cultural, história, memória, abolição, festividades, práticas de sociabilidade e resistência, ritmos, musicalidade e políticas públicas serão alguns dos temas tratados em debates, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentações culturais. O seminário tem como objetivo rever a história do Ceará sob a ótica das experiências dos negros inseridos na trajetória de movimentos sociais atuantes no passado e atualmente. O museu do Ceará fica na rua São Paulo, n°51, centro. Mais informações pelo telefone (85) 3101-2610.

Prêmio para o Arquivo Público do Ceará

O Arquivo Público do Ceará – APEC, equipamento cultural ligado à Secult, foi contemplado com R$ 202 mil no edital do Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. Com o prêmio, manuscritos importantes da época Colonial e Imperial do Estado, produzidos entre os anos de 1700 e 1889, serão digitalizados e disponibilizados em CD-ROM e em edição imprensa . O Arquivo Público do Ceará, que concorreu ao prêmio com 3.500 projetos de todo o país, possui mais de dois quilômetros de documentos, sendo os mais antigos datados de 1700. Atualmente, todo o acervo está sendo recatalogado e adaptado às novas Normas Brasileiras de Descrição Arquivística. O Arquivo Público é aberto ao público de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h e fica na rua Senador Alencar, 348, Centro. Outras informações pelo telefone (85) 3101-2613.

Inscrições abertas:

Rede de Formação em Música

Até 12 de junho, estão abertas as inscrições para o I Seminário de Educação Musical e a IV Semana de Educação Musical – SEMU. Uma ação cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e da Associação dos Amigos do Coral da UFC, o Seminário visa a integração entre professores de diferentes níveis de formação e atuação profissional, músicos e pesquisadores musicais para aperfeiçoamento na área. Os eventos acontecem simultaneamente entre os dias 30 de julho e 5 de agosto na Casa de José de Alencar com 200 vagas disponibilizadas a professores, sendo 50% das vagas destinadas ao interior do Ceará. Os interessados em participar devem se inscrever no Sistema Estadual de Bandas, na Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima s/n.º, edifício SEAD - 3º andar, Cambeba. Mais informações pelo telefone (85) 3218-1064 ou pelo email sistemadebandas@secult.ce.gov.br


Edital Mestres da Cultura

Estão abertas até dia 24 de junho as inscrições para o Edital Tesouros Vivos da Cultura 2008. As quinze vagas serão distribuídas da seguinte forma: 12 para registros de Mestres da Cultura, duas para grupos e uma vaga de coletividade. Esta será a primeira vez que grupos e coletividades serão contemplados com o edital, conforme prevê a Lei nº13.842/2006. Com a seleção, o Ceará completa 60 titulações de Mestres – limite máximo da legislação – e abre as categorias "grupos" e "coletividades" para elencar seus "Tesouros Vivos". Outras informações sobre o edital pelo telefone (85) 3278-5163 ou no site www.secult.ce.gov.br.

Oficina Arquitetura em Museus no MIS

Profissionais de museus, estudantes de arquitetura e interessados em geral já podem fazer a pré-inscrição para a oficina Arquitetura em Museus, programação do Museu da Imagem e do Som – MIS/CE. A oficina, que faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Museologia do Departamento de Museus e Centros Culturais - DEMU do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, acontece durante três dias (25,26 e 27 de junho), totalizando 24 horas/aula. Ministrada pela professora Marina Byrro, a oficina terá 35 vagas. As pré-inscrições podem ser feitas pelo telefone 3101-2619 ou pelo email mis@secult.ce.gov.br


FONTE: Coordenação de Comunicação - BOLETIM SECULT
Tel. (85) 3218-1215

Nenhum comentário: