Boletim audivisual

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO

Encerram hoje (20) as inscrições para as oficinas audiovisuais promovidas pelo 3º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 7 a 13 de julho no Memorial da América Latina, Sala Cinemateca, Cinusp, Cinesesc e outras salas paulistanas, sempre com entrada franca. Serão oferecidas quatro oficinas teóricas e práticas de cinema voltadas para público amplo, ministradas em espanhol: Estratégias de Co-Produção; Formas e Estratégias de Financiamento - como captar e gerenciar recursos internacionais; Marketing e Investigação de Mercado; e Modelos e Novas Formas de Exibição e Distribuição. Os interessados deverão enviar currículo referente à área audiovisual em português e uma carta de intenção em espanhol com tamanho máximo de uma lauda. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas através do e-mail
oficinas@festlatinosp.com.br. Outras informações: (11) 3729.1455 / 3729.1456.


CURTA CINEMA

Estão abertas, até 25 de julho, as inscrições nacionais para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008. O festival de caráter competitivo para filmes em 35mm, 16mm e vídeos digitais. Em 2008, ano de sua 18ª edição, o festival acontece de 30 de outubro a 9 de novembro. Além de exibir a recente produção de curtas nacionais e internacionais, o festival apresenta focos, retrospectivas e diversas atividades paralelas. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações:
www.shortfilmdepot.com ou www.curtacinema.com.br/.


MÊS DA ANIMAÇÃO

Dando continuidade ao Mês da Animação no Cineclube Sesc Casa Amarela (PE), o Estúdio Aeso de Animação exibe dois trabalhos. A mostra será neste sábado (21), às 15h, e os filmes são os selecionados para o Anima Mundi 2008: "O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar" (Vencedor de 4 prêmios no Cine PE 2007) e "Voltage". William Paiva, um dos responsáveis pelos trabalhos, será o debatedor da sessão. Além disso, na mesma tarde, serão exibidos outros 12 trabalhos de anos anteriores que venceram o Anima Mundi – Sessão Público Geral. A entrada é gratuita. Outras informações: (81) 3267 4410.


CANTO A CANTO

Neste domingo (22), o Cinema de Canto a Canto vai á Praça José Barroso, no bairro Jacarecanga (CE). Os moradores poderão assistir aos filmes: "Fortaleza 24h", produção coletiva realizada por cidadãos fortalezenses, sobre um dia no cotidiano da cidade e "Narradores de Javé", uma produção nacional com direção de Eliane Caffé. Trata-se de um projeto itinerante que visa democratizar o acesso ao cinema em espaços públicos dos bairros da Cidade. A exibição dos filmes tem o apoio do Sesc Fortaleza, através do Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. A exibição começa às 18h. Outras informações: (85) 3253-7052.

FESTIVAL DE VÍDEO DE 60 SEGUNDOS

Encerram hoje (20) as inscrições para o II Festival de Vídeo de 60 Segundos. O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, acontece nos dias 26 e 27 de junho, na Sala de Vídeo da Casa da Cultura, e tem como objetivo incentivar iniciantes na prática de vídeos e filmes, possibilitando a divulgação das criações, premiando os melhores nas duas categorias: vídeo feito por celular e vídeo feito por outra mídia. Outras informações: www.fcmc.pi.gov.br/.

AUDIOVISUAL PARA ESTUDANTES

Abertas as inscrições  para a segunda etapa dos cursos de Audiovisual promovido pelo projeto Aurora Filmes. O programa, que contempla jovens de 16 a 24 anos matriculados na rede púbica de ensino (PE), oferece cursos de roteiro, produção, câmera, elétrica, maquinaria, áudio, cenografia, figurino, maquiagem e edição.  Ao final do curso os alunos produzirão um filme digital, e a proposta da coordenação do projeto é inserir os alunos no mercado de trabalho. As incrições são gratuitas e seguem até o próximo dia 1º de julho, a mesma data em que se iniciam as aulas. Interessados devem comparecer no Espaço Cultural Aurora Filmes que fica localizado na Rua da Aurora, 987 Santo Amaro, Recife. Outras informações: (81) 3053-4188.

BOLETINS NÃO CIRCULAM

Por conta do feriado do dia 24 de junho, os boletins produzidos pela Representação Regional Nordeste do MinC não circulam nesta terça (24), retornando às caixas postais dos assinantes na próxima sexta (27). Outras informações: ascom.minc.ne@gmail.com/ .

FESTIVAIS

UNIÃO LATINA
Até 30 de junho

O Prêmio do Filme Documentário União Latina do Festival de Biarritz (França), no valor de três mil euros, será atribuído ao melhor documentário latino que apresente visão original sobre a diversidade das culturas nos contextos sócio-políticos nos paises da União Latina. Os documentários devem ser provenientes dos Estados membros da União Latina e devem ter sido produzidos após 31 de Dezembro de 2006. O Festival de Biarritz acontece de 29 de setembro a 5 de outubro. Outras informações: http://dcc.unilat.org/.

CURTA SANTOS
Até 6 de julho

As inscrições para o VI Curta Santos estão abertas. Para a mostra Olhar Caiçara, podem ser inscritos curtas-metragens nacionais produzidos a partir de janeiro de 2004. Os filmes concorrem aos prêmios de melhor curta metragem, direção, fotografia, montagem, som, ator e atriz. O festival acontece entre 17 e 20 de setembro em vários locais de Santos (SP). Regulamento, inscrição e outras informações: www.curtasantos.com/.

MIX BRASIL
Até 20 de julho

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo,
Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.   

Fonte MinC.

Nenhum comentário: