Arquivo Público ganha edital nacional para preservação de acervo

Fortaleza, 06 de junho de 2008


Arquivo Público ganha edital nacional

para preservação de acervo


Concorrendo com mais de 3.500 projetos em todo o País, o Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) foi contemplado com R$ 202 mil por edital do Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. O projeto pretende melhorar as condições operacionais do Arquivo Público, incluindo parâmetros de preservação do seu acervo documental e a facilitando do acesso ao material.

Manuscritos importantes da época Colonial e Imperial do Estado, produzidos entre os anos de 1700 e 1889, serão digitalizados e disponibilizados em CD-ROM. Também será preparada uma edição impressa do material. Entre o material, estão o Registro de Correspondência da Câmara Municipal de Aquiraz (1700 – 1850); o Livros de Registro de Autos de Querela e Denúncia da Capitania do Ceará (1840 – 1880); e o Livros de Registro de Patentes Imperiais passadas por D. Pedro I (1823 – 1824).

O diretor do APEC e autor do projeto, Márcio Porto, explica que a digitalização do acervo é importante para facilitar a pesquisa e ajudar na sua conservação desses documentos, evitando que os mesmos sejam manuseados. Também será melhorada a catalogação e preservação do acervo, com a aquisição de um arquivo deslizante, que, segundo Márcio Porto, facilita o armazenamento dos arquivos e o acesso aos mesmos.

O Arquivo Público possui mais de 2 quilômetros de documentos, sendo os mais antigos datados de 1700. Atualmente, todo o acervo está sendo re-catalogado e adaptado às novas Normas Brasileiras de Descrição Arquivística.

Histórico. Criado em 1916, o Arquivo Público funcionava na Biblioteca Pública do Estado tendo, a partir de 1921, feito parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968, vinculou-se à Secretaria da Cultura do Estado, tendo percorrido vários prédios antes de instalar-se, em 1993, na sede atual. O prédio que abriga hoje o Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.

Exposição. No próximo dia 23, entra em cartaz no Espaço Cultural do Ministério da Fazenda em Fortaleza a exposição "O Ceará de Portos Abertos - Documentos Manuscritos do Século XIX das Alfândegas de Fortaleza e Aracati." A exposição é uma parceria entre a Secretaria da Cultura – Secult, por meio do Arquivo Público do Ceará, e a Superintendência Regional da Receita Federal no Ceará, e retrata o bicentenário da família real portuguesa no Brasil. Ela fica em cartaz até dia 27 de junho.


Contato para entrevista: Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Ceará, pelo telefone (85) 8704-4200

Jornalistas responsáveis:

Bianca Felippsen – 8878-8805, Fábio Marques – 88324716 e Márcia Ximenes - 9613-5584

 





Nenhum comentário: