NOTICIAS DE CINEMA - EDITAIS E CONCURSOS

 

PROGRAMADORA BRASIL

Tem início em junho as inscrições para inclusão de filmes no banco de dados da Programadora Brasil. A intenção é abrir espaço para que todo realizador disponibilize informações sobre o seu filme e formalize a intenção de ter a sua obra no catálogo da Programadora Brasil. Os filmes inscritos formarão um banco de dados, disponível para o trabalho de curadoria e organização dos novos programas. Para a inscrição será obrigatória a apresentação do Certificado de Produto Brasileiro para todos os filmes. Outras informações: www.programadorabrasil.org.br/.

PITCHING PARA O BUFF

Estão abertas até o dia 5 de junho as inscrições para projetos de longa-metragem, com temáticas infanto-juvenis, na seleção para o pitching que vai escolher, pela primeira vez no Brasil, uma produção nacional que participará do Fórum de Financiamento do BUFF - Festival de Cinema para Crianças e Jovens de Mälmo, na Suécia. O pitching vai acontecer em 29 de junho durante a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), que acontece entre 27 de junho e 13 de julho. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações: www.mostradecinemainfantil.com.br 

MOSTRA BRASIL CANDANGO

Teve início ontem (15), na Candangolândia (DF), a Mostra Brasil Candango ano III - Cinema Itinerante, que deve levar cinema a 22 localidades do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. O projeto tem como objetivo difundir o audiovisual em comunidades tradicionalmente excluídas deste tipo de atividade de cultura e lazer. Hoje (16) a Mostra exibe o curta-metragem " A enciclopédia do inusitado e do irracional" de Cibele Amaral e o longa-metragem "O casamento de Louise" de Betse de Paula, ambos produções do DF. O Brasil Candango segue com sua programação em Candangolândia até o domingo (18), sempre às 19h, na praça dos Estados. Programação completa e outras informações: www.mostrabrasil.com.br/.

FESTIVAL VIDÉEAU

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o Festival VidéEau, concurso de vídeos que pretende mobilizar jovens entre 17 e 30 anos de todo o mundo em torno das questões dos recursos hídricos. Os interessados devem produzir vídeos de até 90 segundos tratando de assuntos como a poluição dos rios ou dos lençóis freáticos; o desperdício de água; os problemas de saneamento e de acesso à água potável, entre outros. Os curtas devem ser enviados em MiniDV (NTSC) ou DVD (multizona) para 7, Rue de La Commune Ouest, bureau 203, Montreal (Québec), Canadá H2Y 2C5. Os vencedores serão anunciados durante o Congresso Mundial dos Jovens em Québec, em agosto deste ano. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações www.sie-isw.org/.

CINEME-SE 2008

Tem início em Santos (SP), no próximo dia 27, a 4ª edição do  Cineme-se - Festival de Experiências do Cinema. Serão exibidos mais de 120 curtas e três longas-metragens com diferentes olhares do Brasil. A linguagem das cores no audiovisual é o tema das intervenções e oficinas. As novidades do Festival para este ano são a Sessão Sem Olhar, que exibe curtas com audiodescrição e sinestesia para deficientes visuais; Sessão da Meia Noite, sobre o universo erótico e underground do cinema, com bate-papo sobre cores e erotismo; e a Sessão Buena Vista, com apresentação musical de trilhas sonoras ao vivo, acompanhadas por cenas dos filmes de origem. Programação completa e outras informações: http://cineme-se.blogspot.com/.


EDITAIS

IBERMEDIA 2008
Até 16 de junho

Promovido pela Ancine, o Programa tem a finalidade de subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos. Os proponentes podem inscrever projetos nas áreas de programas de formação dirigidos a profissionais da indústria audiovisual; co-produção de filmes; desenvolvimento de projetos de cinema e televisão; e distribuição de filmes ibero-americanos. Editais, inscrições e outras informações: www.ancine.gov.br/.


FESTIVAIS


POVOS INDÍGENAS
Até 16 de maio

Estão abertas as inscrições para o IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas, que se celebrará em La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de 11 a 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela internet através do sítio www.plandecomunicacionindigena.org/. Outras informações: www.clacpi.org/.

CINECUFA
Até 31 de maio

O CineCufa, festival dedicado a obras audiovisuais produzidas por periferias de todo o mundo, está com inscrições abertas. O objetivo é mostrar um novo ponto de vista à sociedade, no qual o foco de atuação dos envolvidos não se limita a apenas estarem à frente das câmeras, mas também por trás delas. O festival acontece de 9 a 21 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Ficha de inscrição e outras informações: www.cinecufa.com.br/.

CINE FANTÁSTICO
Até 31 de maio

A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) acontece entre 1º e 10 de agosto. O objetivo é criar interesse pelos gêneros fantasia, ficção científica e horror; exibindo títulos que raramente circulam nos cinemas brasileiros. Realizadores podem inscrever suas produções nas mostras competitivas de longa-metragem, curtas-metragens nacionais e curta-metragens internacionais. Inscrições e outras informações: www.fantaspoa.com/.

FESTIVAL DE TRIUNFO
Até 16 de junho

O 1º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece de 12 a 16 de julho em Triunfo (PE), aceita trabalhos nas categorias longa-metragem (até 150 minutos), curta-metragem (até 25 minutos), vídeos originários do concurso Revelando os Brasis (até 25 minutos), além de filmes e vídeos de curta-metragem pernambucanos (até 25 minutos). Edital e outras informações: www.fundarpe.pe.gov.br/.

UNIÃO LATINA
Até 30 de junho

O Prêmio do Filme Documentário União Latina do Festival de Biarritz (França), no valor de três mil euros, será atribuído ao melhor documentário latino que apresente visão original sobre a diversidade das culturas nos contextos sócio-políticos nos paises da União Latina. Os documentários devem ser provenientes dos Estados membros da União Latina e devem ter sido produzidos após 31 de Dezembro de 2006. O Festival de Biarritz acontece de 29 de setembro a 5 de outubro. Outras informações: http://dcc.unilat.org/.

CURTA SANTOS
Até 6 de julho

As inscrições para o VI Curta Santos estão abertas. Para a mostra Olhar Caiçara, podem ser inscritos curtas-metragens nacionais produzidos a partir de janeiro de 2004. Os filmes concorrem aos prêmios de melhor curta metragem, direção, fotografia, montagem, som, ator e atriz. O festival acontece entre 17 e 20 de setembro em vários locais de Santos (SP). Regulamento, inscrição e outras informações: www.curtasantos.com/.

MIX BRASIL
Até 20 de julho

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo,
Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.

 

Fonte Minc

Nenhum comentário: