Editais e Seleções

 

Editais do Ministério da Cultura

Prazo Inscrição

Informações

1

Ordem do Mérito Cultural - reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram po sua contribuição à Cultura Brasileira. As indicações podem ser feitas por qualquer pessoa em formulário padrão disponível no site do MinC.

28/mai

http://www.cultura.gov.br/site/?page_id=10646

2

Cultura GLBT - O Edital n° 9 trata do Concurso Público de Apoio a Paradas de Orgulho GLBT 2008 e o Edital n° 10 estabelece as normas para a realização do Concurso Público Prêmio Cultural GLBT 2008.

08/jun

www.cultura.gov.br

3

Ibermedia 2008

Promovido pela Ancine - o programa tem a finalidade de subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos

16/jun

www.ancine.gov.br

4

Ano da França no Brasil - envio de projetos para 2009- O MinC lançou site para divulgar regras das inscrições dos projetos e fornecer informações sobre os eventos que irão compor o calendário de eventos para 2009.

30/jun

www.cultura.gov.br/franca_br2009

5

Prêmio Viva Leitura - iniciativa que estimula e reconhece as melhores experiências de incentivo à leitura nas categorias 1- bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; 2- escolas públicas e privadas; e 3 – sociedade: empresas, pessoas físicas, universidades/faculdades, ONGs e instituições sociais..

08/jul

http://www.premiovivaleitura.org.br/

 

OUTROS EDITAIS E SELEÇÕES

Estão abertas as inscrições para a Bolsa Iberê Camargo 2008.

 Nesta edição, estão sendo oferecidas duas bolsas de residência: uma no Blanton Museum of Art, The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e outra no Maus Hábitos / Espaço de Intervenção Artística em Portugal. Podem participar artistas brasileiros ou estrangeiros com residência no Brasil há mais de cinco anos.

Além da bolsa de residência, dez artistas serão selecionados para receber destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo e um artista será selecionado para participar do programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.

Maiores informações: (51) 3247-8000

www.iberecamargo.org.br | cultural@iberecamargo.org.br

3ª SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS – Instituto Votorantim

Em 2008, o Programa de Democratização Cultural investirá R$ 4 milhões em projetos de todas as áreas culturais - artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, literatura, música e patrimônio - desde que objetivem a fruição, experimentação e vivência de conteúdos culturais pelo público, principalmente pelos jovens entre 15 e 24 anos.

Esta seleção pública traz inovações perante a edição anterior. Este ano, não haverá categorias diferenciadas de projetos, com faixas de investimento específicas. O limite do investimento por parte do Grupo Votorantim será de R$ 600 mil por projeto – tanto na condição de patrocinador único, quanto na condição de patrocinador de um segmento dos projetos selecionados. Tais iniciativas deverão se destacar pelo alto impacto cultural e, também, pelo benefício ao público jovem. No processo seletivo, serão considerados aspectos como diversidade de portes de projetos e regiões beneficiadas, qualificação dos conteúdos, elementos de diferenciação, planejamento, potencial de visibilidade, entre outros pontos detalhados no regulamento.

Podem participar da seleção artistas, grupos, produtores e instituições, de todas as regiões do País, que realizem ações culturais para estimular o interesse e ampliar o acesso dos jovens às manifestações artísticas.

Os conteúdos devem ser atrativos e apresentados em locais de fácil acesso, de forma gratuita ou a baixo custo.

A inscrição de projetos é gratuita e estará aberta a pessoas físicas ou jurídicas entre os dias 24 de abril e 08 de agosto de 2008, às 18h. Serão qualificados para a etapa de análise, somente projetos que possuam número de registro no Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) até o término do período de inscrição, em 08 de agosto de 2008, às 18h.

Os projetos recebidos serão avaliados por uma Comissão Técnica independente, formada por especialistas da área cultural. A decisão final fica a cargo do Comitê e do Conselho do Instituto Votorantim, que examinarão os projetos pré-selecionados pelos especialistas.

TIPOS DE PROJETOS BENEFICIADOS

O Programa de Democratização Cultural Votorantim patrocina projetos que tenham como foco o acesso dos jovens à produção cultural, com ações de:

• Exibição, circulação, difusão, formação de público, distribuição e programação cultural: projetos que tenham como objetivo principal oferecer, facilitar e qualificar a fruição artística pelo público beneficiado.

• Capacitação de mediadores: projetos que tenham como objetivo principal a formação e/ou capacitação de mediadores ou arte-educadores que facilitem o acesso de jovens a atividades culturais.

• Estímulo à vivência cultural e formação artística: projetos que permitam ao público beneficiado vivenciar o fazer artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo e/ou profissionalizante.

A Votorantin beneficia todas as formas de manifestação artística e áreas culturais:

• Artes visuais

• Artes cênicas

• Cinema e vídeo

• Literatura

• Música

• Patrimônio

O resultado do processo de seleção será anunciado até 04 de novembro deste ano, no site do Programa de Democratização Cultural (www.institutovotorantim.org.br/democratizacaocultural). Os projetos contemplados serão implementados durante o ano de 2009.

BANCO DO BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS CULTURAIS E ANUNCIA QUE AMPLIARÁ ATUAÇÃO CULTURAL NO PAÍS

O Banco do Brasil abre inscrições para programação 2009 e anuncia conjunto de ações para ampliar sua atuação cultural no país. Os projetos selecionados irão compor a grade de programação dos centros culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e também do centro cultural Banco do Brasil Itinerante - programa que vai visitar as principais capitais brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de música, cinema, Vídeo, programa educativo e idéias.

 

As inscrições para projetos vão de 12 de maio a 12 de junho e estão abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do país. Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.bb.com.br/cultura.

O BB foi a primeira empresa a receber inscrições para projetos pela internet e, este ano, torna o processo ainda mais transparente com a publicação do edital de Inscrições no Diário Oficial da União.

 

Seminários - a estratégia de levar às capitais brasileiras mostras das programações do CCBB se insere na celebração dos 200 anos do Banco do Brasil, mas também é uma importante iniciativa para valorizar as manifestações culturais fora do eixo Rio-São Paulo e prestigiar a classe artística regional e local. O Banco do Brasil, além do formato do CCBB itinerante, também vai incentivar as inscrições de projetos de diversos locais do país.

Em 2008, serão realizados 23 seminários culturais, a fim de divulgar a atuação cultural do Banco do Brasil e capacitar produtores, artistas e interessados para o processo de inscrição de projetos.

 

Neste ano, serão realizadas 48 etapas do CCBB itinerante, sendo que algumas capitais receberão mais de uma edição do evento. As cidades de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre já receberam eventos do CCBB Itinerante.

Inscrições 2008 - a seleção dos projetos inscritos para a grade de programação dos centros culturais será feita pelo Banco do Brasil e por representantes nas diversas áreas da cultura, e mercado cultural.

Os critérios observados na seleção dos projetos são: relevância temática, ou seja, importância histórica, cultural e artística; viabilidade técnica, originalidade e ineditismo da proposta; compatibilidade com os preços praticados pelo mercado e identidade com os princípios e valores do Banco do Brasil.

 

Em 2008, concorreram à programação dos três CCBB mais de 3,5 mil projetos.

Após análise de equipe técnica, foram selecionados 131 projetos para compor a programação cultural deste ano.

Em 2007, os três CCBB receberam 4,4 milhões de pessoas. Este ano, um milhão de visitantes já passou pelos centros culturais Banco do Brasil.

 

Patrocínios - outra novidade este ano é que o BB receberá propostas para patrocínios exclusivamente pelo portal www.bb.com.br na internet. As inscrições para patrocínio abrem dia 12 de maio e vão até 31 de julho. No Portal BB já estão publicadas informações sobre prazos, documentação, critérios de seleção e divulgação dos resultados. O objetivo é possibilitar que os interessados possam se programar para apresentar seus projetos.

 

A análise dos projetos é realizada por corpo multidisciplinar formado por funcionários do Banco do Brasil, profissionais da área de comunicação e negócios, além de equipe técnica especializada em cultura, esporte e meio ambiente.

 

A seleção dos projetos está prevista para 30 de novembro e os resultados publicados no portal www.bb.com.br em 10 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil - (61) 3310-2068/3557/ (21) 3808-2323

Edital BNDES 2008: Seleção Pública de Projetos de Preservação de Acervos

O BNDES está apoiando projetos de modernização de museus, arquivos e bibliotecas visando a preservação e segurança de acervos e a melhoria das condições de atendimento e acesso ao público. Os projetos dividem-se em seis categorias: catalogação, gerenciamento ambiental, instalação de sistemas de segurança, higienização e condicionamento, melhoria de infra-estrutura e restauração.

 

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 6 de junho de 2008. Informações: http://www.bndes.gov.br/cultura/acervos/edital.asp

 

 

Editais, Seleções, Prêmios...

Prazo inscrição

Informações

1

12° Fenatib - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (de 7 a 13 de setembro). Seleção para mostra não competitiva aberta a grupos teatrais de todo o Brasil e da América do Sul, amadores ou profissionais.

21/mai

Informações: 3326 6873 ou e-mail: acaocultural@fcblu.com.br.

2

50º edição do Prêmio Jabuti, promoção da Câmara Brasileira do Livro.  Paraobras inéditas de autores brasileiros publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007. Prêmios de R$ 3 mil para 20 categorias e de 30 mil para o Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção.

30/mai

 

www.premiojabuti.com.br

3

O CineCufa, festival dedicado a obras audiovisuais produzidas por periferias de todo o mundo. O objetivo é mostrar um novo ponto de vista à sociedade, no qual o foco de atuação dos envolvidos não se limita a apenas estarem à frente das câmeras, mas também por trás delas. O festival acontece de 9 a 21 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

31/mai

 

www.cinecufa.com.br/.

 

 

4

Capital Brasileira da Cultura 2009 - aberto à participação de todos os municípios do Brasil

31/mai

www.capitalbrasileiradacultura.org

5

Cine Fantástico

4º edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) acontece entre 1º e 10 de agosto. O 0bjetivo é criar interesse pelos gêneros fantasia, ficção científica e horror. Realizadores podem inscrever suas produções nas mostras competitivas de longa-metragem, curtas-metragens nacionais e curta metragens internacionais.

31/mai

www.fantaspoa.com

6

Programa de Cooperação Cultural 2008 da União Européia. Hum milhão de euros para projetos culturais. As atividades previstas nos projetos deverão transcorrer entre o segundo semestre de 2008 e dezembro de 2010.

1º/jun

 

Edital e outras informações: www.cultura.gov.br/.

 

7

Rumos Artes Visuais-O Itaú Cultural dá continuidade ao projeto que premia novos talentos. No biênio 2008-2009, acontece a quarta edição da categoria Artes Visuais, que fará o mapeamento deste momento da produção contemporânea, contemplando obras em diversas linguagens e suportes.

10/jun

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708

8

I Concurso Jovens Músicos - Música no Museu, destinado a instrumentistas com idade até 28 anos intérpretes especializados em instrumentos de cordas,sopro, de percussão e piano.

14/jun

http://www.musicanomuseu.com.br

9

Seleção de Projetos Tam. A empresa aérea apoiará projetos, nos segmentos Casas de Shows, Peças Teatrais, Cinemas, Espetáculos e Musicais, Moda e Museus.

30/jun

Outras informações: 0800.55.52.00  www.tam.com.br/.

10

VI Curta Santos - para a mostra Olhar Caiçara, podem ser inscritos produções de curtas- metragens nacionais produzidos a partir de janeiro de 2004. O festival acontece entre 17 e 20 de setembro em vários locais de Santos (SP).

6/jul

 www.curtasantos.com/inscricoes/.

11

Educação, Cultura e Arte do Programa Rumos Itaú Cultural para trabalhos educativos que dialoguem com a arte e cultura no processo de educação fora das salas de aula. Serão premiados 15 profissionais com o prêmio de R$ 10 mil, participando ainda de viagens de formação.

7/jul

 

www.itaucultural.org.br/rumos/.

12

Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. Podem concorrer nas categorias prosa ou poesia, jovens brasileiros, residentes ou não no país, e nas faixas etárias de 12 a 15 anos e de 16 a 20 anos. Tem como objetivo revelar valores literários em países de língua portuguesa.

21/jul

http://www.apnljfc.pt/

 Font MinC

 

Nenhum comentário: