Concursos

PRÊMIO LEYA
Até 15 de junho

A empresa editorial portuguesa Leya lançou um prêmio que dará 100 mil euros ao melhor romance inédito em língua portuguesa. Os romances premiados serão publicados por uma ou mais editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam o português como língua oficial. O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro. Regulamento e outras informações: www.leya.com/.

PRÊMIO IBERO-AMERICANO SM
Até 30 de junho

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas para escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por instituições culturais ou educativas, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Convocatória e outras informações: www.cerlalc.org/.

RUMOS: EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE
Até 7 de julho

O edital Educação, Cultura e Arte do Programa Rumos Itaú Cultural vai selecionar trabalhos educativos que dialoguem com a arte e cultura no processo de educação fora das salas de aula. Nesta edição, o foco central do programa são os trabalhos desenvolvidos por educadores em museus e outras instituições culturais. Serão contemplados 15 profissionais com o prêmio de R$ 10 mil, participando ainda de viagens de formação. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.

PRÊMIO VIVALEITURA
Até 8 de julho

Estão abertas inscrições para Prêmio Vivaleitura 2008, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Na edição 2008, o prêmio será de R$ 30 mil para cada um dos vencedores nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade. Edital e outras informações: www.premiovivaleitura.org.br/.

LITERATURA JUVENIL
Até 21 de julho

Está aberto o prazo de inscrição de textos, para jovens brasileiros, com idade entre 12 e 20 anos, que pretendem participar da quinta edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro. O tema é livre e os interessados podem concorrer tanto em prosa como em poesia. O objetivo do concurso é estreitar as relações literárias entre Brasil e Portugal. Regulamento e outras informações: www.apnljfc.pt/.

FRANÇA.BR 2009
Até 31 de julho

O Ano da França no Brasil deve acontecer entre abril e novembro do próximo ano. A idéia é proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes formas de sua cultura. Franceses e brasileiros podem propor projetos, divididos nas categorias França hoje, França diversa e França aberta. Os projetos nacionais serão analisados por um Comissariado brasileiro. Outras informações: (61) 3316.2126, www.cultura.gov.br/franca_br2009/.

SESC DE LITERATURA
Até 15 de agosto

O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a sua edição 2008. Podem ser inscritos romances ou coletâneas de contos inéditos. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades de atentimento de todos os Estados. Outras informações: www.sesc.com.br/.

 

fonte MinC

 

Nenhum comentário: