Cenógrafo Cyro del Nero dá curso de um dia sobre cenografia na Funarte?


O teatro grego clássico, do VI ou IV século aC, com ênfase na arquitetura teatral e no nascimento da cenografia. Estes são os temas da palestra do cenógrafo Cyro de Nero (cenógrafo e teatro, cinema e TV há mais de 50 anos), no dia 21 de maio, na Funarte. Gratuito e aberto ao público, o encontro integra o projeto de bolsas de estudo Geografia da Palavra, desenvolvido em oficinas de teatro na Funarte, sob a coordenação do ator e diretor Antonio Abujamra.

No projeto, Cyro Del Nero dá aulas de cenografia e figurino. Durante o curso, Cyro desenvolve o processo de realização de Cenografia para o espetáculo Os Possessos, de Dostoievski, que Albert Camus adaptou para o teatro e agora Antonio Abujamra faz sua versão, inspirado no escritor francês. A peça tem estréia prevista para julho de 2008 e marca o encerramento do Geografia da palavra.

Desde o começo de março, 55 artistas de todo o Brasil – selecionados entre 1470 - estão participando de uma imersão de cinco meses no processo de construção de um espetáculo teatral. Eles participam de oficinas diárias de Direção e Interpretação (a cargo do próprio Abujamra, Miguel Hernandez e Ramiro Silveira), Cenografia e Figurino (Cyro Del Nero), Trilha Sonora (Marcelo Amalfi), Iluminação (Wagner Freire), Corpo (Mariana Muniz) e Produção (Beto Simões). Os encontros de formação acontecem nas salas do complexo da Funarte em São Paulo, inaugurado em novembro de 2007.

Além das palestras abertas ao público, estão programadas leituras de textos teatrais (de Ibsen a Alcides Nogueira), exibição de DVDs e a montagem de um espetáculo em julho. A programação de leituras é a seguinte:

Dia 5 de junho – quinta, 18h - peça Stalin e Rei Lear, do chileno Gaston Salvatore, com Antonio Abujamra e Zé Celso Martinez Correa.

Dia 12 de junho - quinta, 18h - peça Quando Despertarmos de Entre os Mortos, de Ibsen, com os atores bolsistas.

Dia 15 de junho - domingo, 18h - peça O Fazedor de Teatro, de Thomas Bernard, com os atores bolsistas.

Dia 19 de junho - quinta, 18h - peça Paris/Belfort , de Alcides Nogueira, com os atores bolsistas.

Serviço:
Projeto Geografia da Palavra – Palestras. Dia 21 de maio, quarta-feira, às 18 horas, na Funarte São Paulo – Sala Guiomar Novaes - Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos - São Paulo. Capacidade – Telefone 11 3662-5177. Capacidade - 100 lugares. – Grátis e aberta ao público.

Fonte:
Assessoria: FERNANDA TEIXEIRA
Arteplural Comunicação
(11) 3885-3671/ 9948-5355
www.artepluralweb.com.br
fernanda@artepluralweb.com.br
 

Nenhum comentário: