Feira do Sebo do Ceará a partir desta quarta-feira

Literatura cearense em debate

na Feira do Sebo do Ceará

 

 

A Feira do Sebo do Ceará é uma das ações da Secretaria da Cultura do Estado na luta pela democratização do acesso ao livro e à leitura. Desta, faz parte a valorização da cultura literária cearense, que nem sempre recebe a merecida atenção, mesmo nos limites do Estado. Esta é a proposta da 5ª Feira do Sebo do Ceará, que acontece de 27 de fevereiro a 2 de março. O tema desta edição do projeto mensal é "Literatura Cearense: dos Oiteiros ao Grupo Siriará".

Promovida mensalmente, a Feira do Sebo do Ceará é uma ação cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secult, realizada pelo do Centro Cultural Adolfo Caminha (CCAA) e pela Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi). Em todas as edições, a Feira do Sebo do Ceará abriu espaço para a Literatura Cearense. Com programações em torno de temas como a história do livro, a literatura infantil e a literatura de cordel, a Feira recebeu escritores nascidos ou radicados no Estado, bem como pesquisadores, críticos literários e realizadores audiovisuais que se voltaram para as letras cearenses.

Na 5ª Feira do Sebo do Ceará, a Literatura Cearense está no centro das discussões. Em torno dela, se organizam as exposições, palestras e mesas redondas. O tema, panorâmico, aponta para a diversidade das manifestações da cultura literária cearense. O tema propõe um panorama de quase 150 anos. Nos extremos, dois grupos de escritores: os Oiteiros, grupo atuante na segunda década do século 19, que se reunia em torno do governador Manuel Inácio de Sampaio; e o grupo Siriará, que apareceu em 1979 em torno da revista homônima.

A homenagem aos nossos escritores vem na forma de palestra, debates e apresentações artísticas, além da comercialização de livros pelos sebistas. Toda a programação é gratuita. A venda dos livros segue uma política especial, em que o preço das obras tem valor máximo de R$ 10.

Programação – Nesta edição, a programação da Feira do Sebo inclui debates sobre a trajetória da literatura cearense, a atuação dos novos escritores e a relação da produção local com a Imprensa. Durante a Feira, será prestada uma homenagem ao escritor Jáder de Carvalho.

Serviço:

Feira do Sebo do Ceará -de 27 de fevereiro a 2 de março, das 8 às 18 horas, na Praça do Ferreira (Centro - Fortaleza). Gratuito. Mais informações: (85) 3101.1169

Informações para a Imprensa: Dellano Rios - (85) 9112.8109; dellano@gmail.com

Coordenadoria de Comunicação - SECULT
Tel. (85) 3101-1193 e 8878-8805

Nenhum comentário: