Secult divulga resultado do edital Agentes de Leitura



brasão.jpg
 

Secult divulga resultado do edital Agentes de Leitura


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou nesta segunda-feira (07) o resultado do segundo edital Agentes de Leitura do Ceará – Cultura e Inclusão Social. A novidade desse edital, cujos recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), foi a duplicação do número de bolsas ofertadas para o projeto, que passou de 175 para 350, e o lançamento de uma nova categoria, a de Agente de Leitura Articulador, com 40 bolsas a serem distribuídas. Serão distribuídos 62.480 livros para a realização das atividades. O resultado está disponível no site www.secult.ce.gov.br

Cada agente selecionado e capacitado vai receber a cada mês uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 350,00 durante um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo de 200 livros para realizar os atendimentos domiciliares a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.

O projeto Agentes de Leitura democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passam por cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que acontecem periodicamente.

O raio de atuação do projeto inclui municípios cearenses e bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal e Humano (IDM e IDH). Na capital, famílias dos bairros Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Granja Portugal, Mondubim, Moura Brasil, Paupina e Vicente Pinzón serão atendidas. No restante do estado, as cidades de Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda, na Região do Cariri; Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna, no Maciço de Baturité; Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús, na região centro-sul, Vale do Salgado; Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama, no Sertão Central; Tejuçuoca e Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada, no Litoral Oeste; Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá, no Inhamuns; Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo, no Vale do Acaraú/Ibiapaba; e Ererê e Potiretama, no Vale do Jaguaribe, também terão seus agentes de leitura.

Resultado Edital Agentes da Leitura - Mais informações em www.secult.ce.gov.br e (85) 3101.1164

Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen (8878.8805), Felipe Gurgel (9926.1083) e Gustavo Colares (9917.3120)

Nenhum comentário: